Minha experiência com Hormônios Bioidênticos

Criado em 03/03/10 por Reginalda Russo Aguiar Participar da Discussão

tania maria lopes de faria rezende disse em 29/03/10:
Faço uso dos Bioidenticos ha dois anos,e ja manipulo a mais de 8 anos tenho atendo várias prescriçoes aqui em Goiania, existe 2 grupos de medicos um com a linha do Dr Italo Rachid e outro do Dr.Efrain ja passei por varios questionamentos e chequei a comprar o moinho importado pois nao achava o estriol micronizado...hoje sei que nao tem esta nessecidade.Usei seringas um bom tempo para dispençasao e hoje uso os frascos de valvula pump.Noto que os prescritores tem muitas duvidas quanto aos Bioident
Reginalda Russo Aguiar disse em 30/03/10:
Tania, tenho certeza que as dúvidas são muitas, entre médicos, profissionais de saúde e população em geral, por isso estamos disseminando informação de qualidade através deste site e de cursos sobre o tema voltados para classe médica, para farmacêuticos e talvez até palestras para a população. Divulgaremos as informações sobre os cursos pelo Brasil neste site. Obrigada pela presença de sua filha no curso em SP dia 27, espero que tenha sido proveitoso e contamos com seu apoio.
Gilmar Silva Dias disse em 09/04/10:
Colega Reginalda. Sou Farmacêutico Magistral em Goiânia(Pharmacia Therapeutica)e observo uma "desconfiança dos médicos sobre os hormônios Bioidênticos("Falta de conhecimento ou excesso de zelo?"). Precisamos disseminar o conhecimento, pois sabemos dos benefícios que os Bioidênticos oferecem a homens e mulheres. A qualidade de vida passa pela Modulação Hormonal.
Abraços.
Parabéns pela iniciativa e criação do site!!!
Reginalda Russo Aguiar disse em 13/04/10:
Gilmar, eu atribuo mais a falta de conhecimento e ao receio que todos sempre temos de romper com paradigmas. Mas na verdade o que eu observo é que quando o médico e até nós farmacêuticos passamos a compreender que estamos falando apenas de devolver equilíbrio ao corpo humano, da forma mais fisiológica possível, tudo fica mais claro e mais óbvio. Eu já acompanho terapias com hormõnios bioidênticos há quase 10 anos e até hoje só observei resultados fabulosos e pacientes e médicos satisfeitos. Acredito, como você na disseminação do conhecimento e troca de informações sérias para quebrar este paradigma em prol da qualidade de vida realmente. Obrigada e contamos com seu apoio.
Abraços
jussara nochi berto disse em 25/08/10:
gostaria de conhecer os hormonios bioidenticos.
Renata disse em 01/09/10:
Muito bom poder ter acesso a essas informações. A modulação hormonal é um tema extremamente interessante e promove variadas discussões sobre sua ação, dentre elas, a relação com o Diabetes mellitus. Desta forma, gostaria de saber quais benefícios e malefícios da técnica para "tratamento" ou controle do mesmo? Existe algum tipo de experiência com este tipo de paciente?
Obrigada e parabéns pelo site.
iltamar dias fara disse em 11/09/10:
Trabalho com terapia hormonal bioidêntica há mais de 2 anos. Possuo alguns casos de diabetes. O resultado de médio e longo prazo, invariavelmente são surpreendentes, com diminuição da média do nível glicêmico (medido através da hemoglobina glicolizada), assim como da diminuição ou até mesmo zeramento da medicação antidiabética, até mesmo da parada do uso de insulina. Sem contar com a melhora geral: energia, memória, sono, sexualidade, emagrecimento, etc. Iltamar Dias Fara - Porto Alegre - RS
JONAS MOURA DE ARAUJO disse em 14/09/10:
Olha meu nome é Jonas Moura de Araujo e ja trabalho com hormõnio bioidenticos em mim e em meus pacientes com excelentes resultados mas gostaria de saber de um farmacêutico se existem diferenças entre hormonios que vem em diferentes veiculos,por exemplo há farmácias que vendem hormônios em gel e outras em nanolipossomas. Gostaria de uma explicação mais detalhada sobre isso e se tiver trabalhos sobre que me enviassem por favor. afinal moro emteresina uma cidade que nao se conhece muito bem isto e zelo pelos meus pacientes. obrigado
Reginalda Russo Aguiar disse em 19/09/10:
Prezado dr. Jonas, sou farmacêutica e trabalhei com TMHB em São Paulo por quase 10 anos, atualmente ministro aulas e palestras sobre o tema, fico muito feliz quando ouço depoimentos como o seu sobre os benefícios da TMHB e a satisfação que porporciona aos pacientes tratados pois tive a mesma experiência satisfatória. Com relação ao veículo eu gostaria de esclarecer que os hormônios bioidênticos tem alta afinidade com a pele e por isso o veículo utilizado não é fundamental para o resultado, a escolha do veículo está mais relacionada com a preferência dos pacientes e com a proposta da farmácia para um veículo com sensorial mais agradável e confortável para o paciente. Mais importante do que o veículo é utilizar o hormônio correto, a farmácia deve conhecer o conceito para adquirir os hormônios corretamente, em termos de efeito o uso do hormônio correto é mais importante do que o veículo usado.
Angelina Favalli Cardoso disse em 21/09/10:
Dra Reginalda Russo Aguiar sou estudante de farmácia no último semestre e meu trabalho de conclusão de curso é sobre hormonios bioidênticos, venho tendo bastante dificuldade em encontrar artigos científicos que eu possa usar como base para meu trabalho. Gostaria de saber se você pode me ajudar nesse quesito. Eu e meu grupo gostaríamos muito de assistir seus cursos ou palestras, somos de são paulo, como devo fazer para ter esse acesso?
Reginalda Russo Aguiar disse em 21/09/10:
Cara Angelina, fico muito feliz que tenha escolhido este tema para seu trebalho, na verdade você encontrará literatura muita vasta, pode deixar que eu vou encaminhar algumas referências bibliográficas no seu e-mail. Quanto ao curso, temos uma nova edição agora no dia 25 de Setembro, está divulgado no site, vocês podem se increver, tenho certeza que aproveitarão para o trabalho. Atenciosamente
Luciano Nacco (Esquilo) disse em 24/09/10:
Dra Reginalda Russo Aguiar sou educador físico, expecialista em fisiologia do exercício, estudo a testosterona e reposição hormonal, e personal trainer. Meu foco de trabalho são pessoas com sindrome metabólica, dislipidemia,obesidade, reabilitação cardiaca, individuos com niveis baixos de testosterona. Trabalho juntamente com um endocrinologista que prescreve testosterona não bio-identica. Gostaria de poder ler mais artigos sobre o assunto e quem sabe utilizar a testosterona bioidêntica nos meus alunos que necessitam desse recurso. Obrigado
Márcia Regina Spuri Ferreira disse em 09/11/10:
Dra. Reginalda, quando será o seu próximo curso em SP sobre este assunto?
Reginalda Russo Aguiar disse em 10/11/10:
Cara Marcia, estamos definindo a agenda de cursos para 2011, ainda não tenho as datas, assim que tiver disponibilizaremos no site.
RENILDO DA SILVA FLORES disse em 10/11/10:
Dra Reginalda, meu nome é Edilaine do Carmo Reis, sou farmacêutica e atuo em farmácia de manipulação em Ipatinga - MG. Embora manipulamos os hormônios bioidenticos e até ja participamos de alguns cursos na área, observamos que os médicos estão sempre orientando os pacientes a não repor os hormônios por causa dos riscos em relação ao suposto risco de câncer. Qual abordagem você sugere que seja feita junto aos médicos para que eles possam aderir aos hormônios bioidenticos.
Reginalda Russo Aguiar disse em 13/11/10:
Cara Edilaine, a proposta principal da TMHB é restabelecer o equilíbrio hormonal do organismo da forma mais fisiológica possível e ainda, da forma mais individualizada possível. Desse modo o médico, após criteriosa avaliação clínica tem condições de definir a melhor terapia para cada caso, avaliando risco-benefício e levando em consideração as pre-disposições e claro as contra-indicações para cada paciente. Assim conseguimos reduzir os riscos potenciais e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Eu acredito que essa é a melhor abordagem.
eliane marques disse em 14/11/10:
Dra. Reginalda, estu com 50 anos e a um ano entrei na menopausa. estou tendo tudo d ruim, calores, depressão, minha pela está alterada, falta de libido, etc. Minha médica me receita Buona e antidepressivos para poder dormir, o que não acontece, acordo várias vezes a noite. Quero tentar o tratamento hormonio bioidentico, mas vejo que alguns médicos tem uma certa resistência. Este tratamento pode me devolver a vida normal que tinha? e quanto ao custo desse tratamento? Aguardo sua resposta.
Reginalda Russo Aguiar disse em 21/11/10:
Cara Eliane, você apresenta nitidamente sinais e sintomas de climatério e sabemos que uma parcela grande de mulheres sofrem muito neste período com sintomas exacerbados, então eu entendo perfeitamente o que está sentindo. Buona é um fitohormônio a base de soja, alivia alguns dos sintomas e apenas em parte das mulheres que utilizam, vai te ajudar um pouco nos calores mas praticamente nada na depressão, na pele e na libido, os antidepressivos também não costumam ajudar muito. Seu organismo neste momento sente falta do equilíbrio hormonal que está em declínio. A TMHB é individualizada caso a caso, eu acompanhei dezenas de pacientes ao longo dos últimos anos melhorarem muito sua qualidade de vida com TMHB, mas somente um médico poderá avaliar e prescrever a melhor opção no seu caso.
Andrea Monica Freitas Hoff disse em 28/11/10:
Dra. Reginalda, tenho 46 anos, no mês de outubro comecei a sentir algumas sensações estranhas como: suores noturnos, insônia, irritabilidade, queda acetnuada dos cabelos e unhas muito fragéis.
Sou corredora tenho uma alimentação muito sadável. Ultimamente não tenho ânimo para me exercitar e às vezes sinto muita melancolia.
Em 2008 retirei vários miomas do útero.Tenho alguns cistos nas mamas esquerda e direita. Moro em Brasília, porém não conheço ginecolgistas que adotam a TMHB. Você poderia me informar algum?.No meu caso poderei usar a TMHB?.
Aguardo retorno.

Grata,

Andrea Hoff
Reginalda Russo Aguiar disse em 05/12/10:
cara Andrea,

De fato você apresenta sinais e sintomas típicos de síndrome climatérica, mas apenas o médico após criteriosa avaliação clínica e laboratorial poderá junto com você optar pela forma de tratamento ou terapia mais apropriada para o seu caso. O site conta com o cadastramento voluntário das clínicas e farmácias e ainda não temos nenhuma cadastrada em Brasilia infelizmente, mas certamente existem clínicas especializadas na sua região. O site é frequentemente atualizado. Mantenha contato. Sugiro que converse também com seu médico.
Atenciosamente

Reginalda
maisa paixão disse em 25/12/10:
Moro em brasília, e como a colega Andreia falou, também tive dificuldades para encontrar o hormônio bioidentico.
Tive indicaçao médica e usava a tibolona há 2 anos, mas comecei a engordar e ter manchas no rosto.Parei de usar há 2 meses, e através de uma doutora, pesquisadora que tem vários trabalhos junto ao MAPA, estou há dias utilizando o YAN MECHICANO, juntamente com alguns florais naturais, que eu já buscava ná muito tempo, e ja senti melhoras grandes. Pelo que conversamos, os sintomas e resultados sáo ótimos. Vou sempre que puder deixar meus depoimentos.Gostaria ainda de saber com a Dra. Reginalda, quais são esses hormonios mencionados subcutâneos, se são naturais mesmo?

grata

Maisa Paixão
Reginalda Russo Aguiar disse em 02/01/11:
Cara Maisa,

Seus depoimentos são sempre bem-vindos, nosso site tem por objetivos disseminar informações sérias e também a troca de experiências.
Hormônios Bioidênticos são substâncias quimicamente idênticas aqueles que já são produzidos pelo organismo humano e a TMHB visa devolver o equilíbrio hormonal de cada pessoa. Uma das vias de administração mais utilizada é a pele e por isso chamamos percutânea, ou seja pela pele, feita na forma de cremes ou géis contendo hormônios bioidênticos, formulados exclusivamente e especificamente para cada pessoa.

Mantenha contato

Reginalda
Ana Netzel disse em 11/01/11:
Faço uso de bioidênticos há um ano. Atualmente estou usando apenas a progesterona transdérmica. Não sei se o DHEA é considerado um bioidêntico; também faço uso dele, além de um complexo vitamínico.
Os resultados foram tão significativos que convenci o meu esposo a também consultar um profissional da linha "longevidade saudável". Sua consulta será na próxima semana estou ansiosa para ver os resultados.
A grande questão é o preço dos medicamentos e a procedência. Estou obtendo, os mesmos, por indicação de minha médica, na farmácia ESSENTIA, de Florianópolis.
Gostaria de saber a opinião de vocês quanto à confiabilidade em relação aos produtos que são obtidos em outras farmácias que não esta ou a EVIDENCE. Grata. Abraços. Ana
Marina disse em 14/01/11:
Olá. Sou de Santos/SP, e gostaria de Saber se alguém sabe me informar se na minha cidade há algum médico com a especialidade em bioidênticos. Estou muito curiosa e ansiosa para ver os efeitos do tratamento, já que leio tantos depoimentos favoráveis! Obrigada. Abraço.
Reginalda Russo Aguiar disse em 18/01/11:
Cara Ana,

Existem muitas farmácias experientes e devidamente habilitadas para o aviamento de receitas médicas com hormônios bioidênticos, eu mesma já trabalhava com eles em SP desde 2000, muito antes das farmácias que você mencionou. Eu também venho realizando cursos e treinamentos para farmácias pelo Brasil todo.
DHEA é um hormônio bioidêntico sim, embora, infelizmente a Anvisa ainda não autoriza a importação e comercialização em todo Brasil

Mantenha contato
rose disse em 21/01/11:
Tbm sou de Santos , gostaria de saber qual medico prescreve o TMHB, pois ja fiz muitos tratamentos "naturais" e "sinteticos" pra menopausa e nada, tenho tudo é mais um pouco dos sintomas.
Abraços a todas e"os"..
Rose
APARECIDA CONCEIÇÃO DIAS disse em 21/01/11:
Faço uso de Tibolona, já faz mais de 05 anos, e eu nunca melhorei dos sintomas da menopausa, ultimamente os suores noturnos aumentaram, fazendo eu não ter uma noite boa de sona, acordando 03 a 04 vezes na noite, gostaria de saber sobre os bioidenticos, e onde eu posso consultar um médico com experiência nesse tratamento.
Cidinha
Marina disse em 22/01/11:
Olá Rose. Encontrei em Santos um médico com a especialidade em Bioidênticos. Já me consultei com ele, ontem, sexta-feira, e na segunda farei os exames. Dentro de uns 20 dias devo iniciar a terapia. O nome dele é Dr. Alcebiades P. Garcia Junior, e o contato com ele é: fone:13 - 3422.1577; Celular: 13 - 9711.4474. Eu o encontrei no site longevidadesaudavel.com.br. Espero ter ajudado.Abraço.
Marina
RENILDO DA SILVA FLORES disse em 28/01/11:
Boa tarde a todos,

Recentimente conversei com um médico em Ipatinga/MG e fui informado que ja faz tratamentos com hormônios bioidênticos a algum tempo e com grande exito.

ANGIO CLINIC
Dr. Wilson Malaquias Ramos
Rua Graciliano Ramos, 949
Cidade Nobre
Ipatinga/MG
Tel: (31) 3091-6994
rose disse em 01/02/11:
Oi Marina
Fico imensamente agradecida, tentarei contato imediatamente com ele, pois estou apostanto todas as minhas fixas na reposição hormonal bio.
Dias de luz e noites de paz a vc.
Contarei todas as novis sempre ..
Bjs no coração de todos aqui....
Marina disse em 01/02/11:
Oi Rose!
Fico feliz de ter podido ajudar. Não precisamos nem merecemos passar por todos os transtornos e desconfortos da menopausa. Uma outra amiga também iniciou o tratamento com ele, junto comigo. Meus exames (são vários) ficam prontos no dia 7. Estou contando os dias para levá-los ao Dr. Alcebiades, e iniciar a terapia para ver se tenho de volta minha energia e vitalidade, pois o que está me afetando profundamente nesta fase é o cansaço. Grande abraço e sucesso no seu tratamento, Rose.
Cecilia Henrique disse em 07/02/11:
Boa noite a todos!!!
A um tempo venho ouvindo falar dos benefícios da terapia com hormônios bioidênticos, mas apenas ouvia falar de um médico que atende em SP, PR e RS. Então agora neste site percebi que há mais médicos e farmacêuticos trabalhando com essa metodologia. Gostaria de saber se vcs tem algum para indicar na cidade de Florianópolis/SC, ou ao menos em SC?
sandra cristina disse em 11/02/11:
Estou fazendo uso dos bioidênticos há quase um ano. Já mudei de médico,que alterou a medicação, mas ainda não senti os tão esperados efeitos benéficos do tratamento. Minha médica diz que o problema são com os meus receptores. Assim,gostaria de saber, quanto tempo leva para eu realmente sentir os benefícios. Ela disse que com o tratamento minha vida poderia até ficar péssima, que eu estaria ótima. Mas está acontecendo o inverso, minha vida está ótima e eu estou péssima! Tenho 48 anos e continuo sofrendo com os suores noturnos, insônia, baixa da libido, queda de cabelo, unhas fracas, diabetes e ainda estou ganhando peso, apesar da dieta e intensificação dos exercícios. Será que tem gente que não responde ao tratamento? SOCORRO!!!!!!
Mary Oliveira da costa disse em 15/02/11:
Sandra, estou c/ 46 anos e o que está acontecendo comigo nos últimos meses é assustador, estou s/ ânimo pra nada, sem libido, muita preguiça, sinto que meu corpo está parando de funcionar, estou muito irritada, hora estou c/ bom humor hora c/ um extremo mau humor, sofro muito c/ esta desagradável transformação,pois sempre fui uma pessoa de bém c/ a vida, agora vejo o meu corpo e mente despencar e não sei o que fazer.
Mary Oliveira da costa disse em 15/02/11:
Marina,
Farei uma consulta c/ este médico que vc indicou pois moro aqui em SSebastião, espero que dê tudo certo, que minha qualidade de vida melhore porque realmente é muito triste ter que envelhecer c/ tantos problemas. Já não é fácil aceitar o envelhecimento e ainda vem c/ este pacote horroroso: Menopausa, suor, perda da libido, sono, preguiça muscular e mental...realmente precisamos de ajuda.
Bjs
Marina disse em 16/02/11:
Oi Mary.
Eu acabei de aplicar a primeira dose de hormônios bioidênticos do meu tratamento. Estou com muita confianca nesta terapia, e assim que for sentindo os efeitos vou contando aqui no fórum. Mary, é muito importante que nos ajudemos, e que informemos as mulheres sobre a existencia dos bioidênticos. Depois que tiver ido ao dr. Alcebiades e que iniciar o tratamento, me conte de sua experiência.
Abraco e muito sucesso.
Reginalda Russo Aguiar disse em 16/02/11:
Cara Sandra Cristina,
A TMHB é uma forma de terapia preventiva que visa devolver o equilibrio ao organismo, temos que considerar alguns pontos:
-qto mais cedo iniciar a terapia mais rápido atingimos objetivo
-a terapia é individualizada sem receitas ou regras fixas significa que são necessárias adequações constantes até a melhor resposta. É muito comum o médico precisar fazer alterações e adequações durante a terapia.
-a mudança é gradativa (varia sim de pessoa para pessoa), mas é perceptível no tempo.
Durante os 10 anos que venho acompanhando, a regra é que em 1 ano a paciente já se sente outra pessoa. Portanto, não existe paciente que não responde a TMHB e sim terapias que precisam ser adequadas até onde necessário.
Boa sorte e mantenha contato
Mary Oliveira da costa disse em 16/02/11:
Marina,
Já entrei em contato c/ o Dr. Alcebiades, com certeza farei o tratamento c/ ele assim que tiver novidades tambem informo aqui no fórum ok.
Abraço e sucesso em seu tratamento.
Eleusa Maria P.Fonseca disse em 22/02/11:
Estou muito interessada na terapia com o Bioidêntico. Já faço reposição hormonal, a convencional e não ando muito satisfeita. Quem puder me ajudar com nomes e endereços de profissionais que atuam nesta aréa aqui no Espirito Santo
na cidade de vila Velha.
Abraços e obridada

Eleusa
Luana disse em 25/02/11:
tenho um problema na circulaçao de retorno nas pernas. Estou na menopausa e tive que interromper o tratamento de reposiçao hormonal com OESTROGEL por conta do problema da circulaçao.Nao tive flebite e nem trombose, graças a Deus. Minha pergunta é: Existe contra indicaçao do uso dos bioidenticos para que tem este meu problema? Estou preocupada pois os sintomas da menopausa que sinto sao terríveis.
Grata,
Luana
Cecilia Henrique disse em 27/02/11:
Fui a uma médica de modulação hormonal com bioidênticos e ela me disse que é impossível modular os hormônios com mulher que toma pílulas de anticoncepcional. então por sugestão dela procurei meu ginecologista para colocar o Mirena e ele me disse que ela está errada, que precisa estudar mais, pois o anticoncepcional ajuda em muito as mulheres na questão hormonal.
Resultado: fiquei desorientada e não sei em quem acreditar.
Alguém pode me ajudar nessa questão?
Reginalda Russo Aguiar disse em 27/02/11:
Cara Luana,
Nosso organismo é complexo, e certamente mais infomações são necessárias. Mas vou te esclarecer o que é possível pelas informações na sua mens. Estrogênios em excesso podem ocasionar disturbios vasculares, até mesmo o estrogenio produzido normalmente pelo nosso corpo (algumas mulheres produzem mais do que outras). Oestrogel que você usa é um estrogenio bioidentico, porém a TMHB envolve muitos outros fatores e principalmente o equilbrio entre vários hormônios que nosso corpo produz, assim, mesmo o oestrogel sendo um horm. bioidentico o uso dele isolado não é TMHB, assim, eu sugiro que consulte um médico especializado em TMHB para uma terapia específica. Além disso, outros fatores também causam trombose e flebite e devem ser avaliados.
Boa sorte !
Reginalda Russo Aguiar disse em 27/02/11:
Cara Cecília,
Certamente, o uso de anticoncepcional oral é imcompatível com o equilibrio hormonal que é objetivo da TMHB. Pela sua mens. eu imagino que você apresente sinais e sintomas de desequilíbrio hormonal mas ainda é fértil. Minha opinião é a mesma da médica que você consultou, para poder fazer TMHB adequadamente, é necessário interromper o uso de anticoncepcional oral e trocar por um método não hormonal, como o DIU, diafragma, preservativos, etc
Cecilia Henrique disse em 27/02/11:
Outro ponto diferente da opinião dos médicos é que uma disse que o anticoncepcional torma uma jovem em uma velhinha hormonalmente falando. e o ginecologista disso que isso não é verdade, e que pelo contrário, o comprimido ajuda as mulheres. O nível do meu cortisol deu alto e isso é que está me preocupando, bem como a testosterona deu baixo. Já estou tomando o 7 Kheto Dhea, mas infelizmente ainda estou com dúvidas e confusas. Vc pode ajudar a esclarecer?
Reginalda Russo Aguiar disse em 01/03/11:
Cara Cecília,
Os anticoncepcionais orais tem por finalidade contrariar a natureza do organismo feminino ele foi desenvolvido para isso já que o ciclo hormonal mensal, a ovulação e a concepção são caracteristicas básicas de saúde e bom funcionamento do corpo feminino. Então nos parece óbvio que o uso de substâncias hormonais não fisiológicas causem desequilíbrio e todo o desequilibrio gera problemas mais cedo ou mais tarde, acredito que foi isso que sua médica quis dizer. A mulher que faz uso de anticoncepcionais deve sim conhecer como funcionam e seus riscos. Quanto a sua modulação hormonal, é assim mesmo, o médico junta os resultados dos seus exames e suas caracteristicas e queixas e vai ajustando aos poucos, até chegar no ponto ideal, você vai começar a se sentir muito melhor aos poucos.
Boa sorte !
vânia borges disse em 01/03/11:
Dra. Reginalda.
meu nome é Vânia.Ouvi falar sobre TMHB há mto tempo,porém, em nossa cidade(SSA-BA), não havia, q eu saiba,médicos atuantes.Tive meus ovários estirpados aos 22anos,desencadiando assim uma menopausa precoce.Tenho hj 46. Desde então, vivo buscando o equlíbrio natural do meu corpo sem êxito.Minha médica genecologista acaba de me prescrever os hormonio bioid~enticos.Ótimo.porém,estou pasma do qto é caro e,portanto,de difícil manutenção. Há alguma possibilidade de serem adquiridos de maneira menos onerosa? Já que será uma desp continua,initerrupta mensal.A fonte indicada foi o evidence.Totalizando R$700,00: estriol0,5%oxyderm release 1% biolipidio de ultraabsorção qsp30g 202,00----progesterona 5% MNF Renew 1%,135,00------omega 1g,164,00-----testosterona 1g, 148,00 + um complexo vitaminico de 108,00. Ficou difícil. Agradeço desde já se puder priorizar-me respondendo. Abraço,parabéns. Vânia
Marina disse em 01/03/11:
Olá a todos.
Estive por aqui no último dia 16/02, quando comecei a usar os meus bioidênticos e vitaminas. Faz hoje 14 dias que estou na TMHB. Somente tenho a agradecer aos médicos que se voltaram para o desenvolvimento desta medicina, que compreenderam que viver mais, em termos de tempo, precisa significar também viver melhor. Se já me sinto tão bem com apenas 14 dias, imagino como estará minha qualidade de vida daqui em diante! Meu cansaço profundo aos poucos está desaparecendo. Tenho vontade de viver minha vida e fazer minhas coisas com ânimo e alegria. Gostaria que todas as mulheres pudessem usar e sentir os benefícios magníficos desta terapia. Infelizmente, ainda para poucas em razão dos valores. Participo de fóruns sobre a TMHB na esperança de que os depoimentos acabem atingindo outras esferas da medicina, de forma que em algum momento esta especialização seja reconhecida no Brasil, e porque não, pelo próprio governo, já que temos uma mulher na presidência.
abraços.
Marina
Marina disse em 01/03/11:
Olá Vânia.
Não fiz meus bioidênticos em nenhuma das duas farmácias mais citadas. Sou de Santos e encontrei aqui (indicação do meu médico) uma farmácia que os faz. Paguei R$ 495,00 (um mês de tratamento) em três vezes no cartão (153,00 por mês). Meu pacote inclui: Progesterona 100 mg; Estradiol 0,1%, Estriol 0,25%; Indol3 carbinol 400 mg; Ac. Ferúlico 10 mg; I-Aromatase 30 mg; Pool de lactobacilos; Pool de vitaminas e aminoácidos; Fórmula extrato T3 5 mcg; Fórmula de iodo 15 ml; Pregnenolona 100 mg. A farmácia é a Leven, tel (013)33276999. Temos que divulgar as farmácias que encontramos, com boa procedência, para que o preço dos bioidênticos caia.
Abraços,
Marina
sueli maria ribeiro alves disse em 02/03/11:
Sueli disse em 02/03/11
Estou usando os bioidenticos e estou gostando muito. Faço uso a tres meses
e ja tive grandes melhoras. Os calores noturnos acabaram e a insonia tambem.
Estou usando o 7 keto DHEA e gostaria que alguem me informasse onde comprar
por um preco melhor. No momento estou pagando 200,00 reais com 60 cp de 50 mg.
Se alguem conhecer algum site que venda mais barato me informe por favor.
Obrigada,
Sueli
RENILDO DA SILVA FLORES disse em 04/03/11:
Tenho visto muuitos comentários sobre preços de hormônios bioidênticos e como sou gerente administrativo de uma farmácia de manipulação em Minas Gerais que trabalha com esses hormônios gotaria de esclarecer o seguinte:

Por não ser ainda utilizados em larga escala no Brasil, realmente os hormônios chegam com um preço bastante elevado mas as pessoas podem procurar aqui mesmo no site sugestões de farmácias em seus estados e solicitar orçamentos por email mas sugiro que ao invés de digitar a receita, faça uma cópia escaniada ou envia por fáx assim será mais seguro aviar essa receita.
Fátima disse em 10/03/11:
Dra. Reginaldo, boa tarde.
Eu faço uso de Cortisol, tiroxina, estriol, estradiol, progesterona e pregnenolona todos bioidenticos há um ano.
Iniciei esse tratamento com ortomolecular, após ser acometida por um cancer de mama, e após a quimioterapia entrei na menopausa, depois de 2 meses e ajustes na formula do extriol e estradiol acabaram os sintomas de calor e suores noturno.
Eu gostaria de saber se já existiu alguma paciente com meus antecedentes de cancer de mama que usou a terapia TMHB, se há alguma contra indicação.
Certa de sua atenção,
Um abraço
Reginalda Russo Aguiar disse em 11/03/11:
cara Fátima,

Existem sim antecedentes de TMHB em pacientes pós cancer de mamas como seu caso. As contra indicações são definidas pelo médico pois dependem de vários fatores relacionados é preciso avaliar o conjunto, mas, é como eu sempre costumo dizer, podem existir contraindicações para algum hormônio, porém restam outras opções, a terapia hormonal é ampla, então, não existe contraindicação para TMHB, pode existir para algum dos hormônios normalmente utilizados, mas a terapia sempre será viável desde que individualizada para cada pessoa.
Boa sorte !
Suely disse em 27/04/11:
Dra Reginalda
Li todos os participantes e tenho uma esperanca de ter melhoras c/ este tratamento. Mas os medicos c/ os quais faco tratamento nao querem nem ouvir falar em nada do que seja diferente da medicina tradicional. Em 2006 tive um pre cancer na mamam esquerda q por sorte estava no comeco e pude retirar c/ pequena cirurgia .Estou em pos tratamento c/ tamoxifeno, entrei numa menopausa terrivel, c/ as piores sensacoes ja descritas por aqui,suores de molhar toda minha roupa e quem estiver perto, falart total de libido , mto cansaco, pele seca, manchas na pele c/ insonia e depressao.Gostaria de coracao que a dra me respondesse se realmente este tratamento faria bem p/ meu caso. Tenho 55 anos e tenho microcalcificacoes e historico familiar em cancer de mama.Preciso de sua ajuda p/ melhorar meu estado geral. grata
Reginalda Russo Aguiar disse em 03/05/11:
Cara Suely,
A terapia de modulação hormonal bioidêntica é útil para todas as pessoas em algum momento da vida, lembre-se que é uma forma de terapia que deve ser individualizada para cada pessoa e tem por objetivo melhorar a qualidade de vida através do equilíbrio hormonal, significa que somente serão utilizados hormônios em falta ou desequilíbrio conforme avaliação médica e isso é individual. No seu caso, o tratamento com tamoxifeno bloqueia a ação do estrogênio produzido pelo seu corpo, por isso você tem sintomas de menopausa, enquanto estiver em tratamento não é possível fazer muita coisa mesmo, é preciso terminar o tratamento, somente depois, sugiro que procure um médico para terapia de modulação hormonal e ele poderá decidir que tipo de terapia será mais indicado no seu caso, mas com certeza após algum tempo você já se sentirá muito melhor.
Boa sorte e mantenha contato !
Eduardo Abreu disse em 03/05/11:
Prezados, sou farmacêutico, trabalho com hormônios há bastante tempo e acredito que as informações científicas sobre bioidênticos são conclusivas, assim como são as contra-indicações no uso de hormônios não-bioidênticos. A melhor forma de selecionar uma farmácia para adquirir qualquer medicamento é conhecê-la antes, verificando a presença do farmacêutico e se a mesma tem sua qualidade monitorada pelo SINAMM ou algo semelhante. Quanto às nomenclaturas, em caso de dúvida basta procurar na internet e constatar que algumas (inclusive citadas acima) não correspondem à produtos conhecidos. É muito importante a atenção de todos para evitar que alguns poucos se aproveitem do desconhecimento popular, causem danos à sua saúde e ao seu bolso, e ainda dificultem a propagação da TMHB como algo sério.
Ana da Costa disse em 11/05/11:
Boa noite, comecei minha modulação em Florianópolis pois a médica que consultei inicialmente demorou muito para fazer a minha modulação. A médica que procurei me receitou: estriol, estradiol, DHEA, projesterona. Iniciou com dose maior e depois passou a dose menor. Minha dúvida é: a médica que procurei inicialmente que demorou com a receita de modulação, me enviou e foi completamente diferente da médica que faço agora. Ela receitou: testosterona, oxyderm release, mnf renew, pregnenolona, white oxy orac, ácido ferúlico, omega, d-ribose, dextrin.
O que eu faço? Qual das duas receitas é a melhor? Quero além de qualidade de vida, retardar o possível do envelhecimento e para isto qual das duas receitas? Tenho 47 anos e nunca senti os calores, comecei a ficar triste somente e sem ânimo. Já me sinto melhor todavia penso que com a outra receita que não faço poderia me sentir ainda melhor. Posso fazer as duas receitas e usar simultaneamente todos estes hormônios?
Por favor, estou bem confusa!
Reginalda Russo Aguiar disse em 12/05/11:
Cara Ana,
Assim como em qualquer outro tratamento existem várias opções e formas de terapia e os médicos podem seguir linhas de pensamento diferente para atingir o mesmo resultado e assim como em qualquer área da medicina os médicos avaliam cada caso e fazem as escolhas de opções de tratamento que muitas vezes serão reavaliadas até chegar ao objetivo e obter benefícios. Assim sugiro que faça sua opção e escolha um profissional médico baseada na relação de confiança estabelecida com ele e certamente siga as orientações do médico que você escolher com total liberdade de escolha.
Boa sorte e mantenha contato
Eduardo Abreu disse em 12/05/11:
Prezada Ana
Concordo com a Dra. Reginalda, e reforço que a informação do paciente se faz necessária. Busque na internet as informações das substâncias que foram indicadas para ti, pois isso irá ajudar na tua dúvida.
Donna disse em 12/05/11:
Boa tarde srs., não sei se meu post será interessante, mas gostaria de expressar minha opinião atual e no futuro.explico:
Tenho 49 anos,iniciei na menopausa há uns 05 anos atras e por conta de excesso de cansaço, stress, dores no corpo, até mesmo síndrome do pânico, cansei de procurar vários médicos especialistas e fazer uso de alguns remédios até mesmo controlados. Enfim, cansei.Ha´alguns meses,fui fazer um tratamento estético simples e conhecí através desse médico o
Tratamento de modulação bioidentica. Hoje 12/05/11, comecei com os hormonios manipulados em uma farmácia de São Paulo, que segundo meu médico, a dificuldade é conseguir uma farmacia de manipulação de confiança total. Sinceramente estou apostando nesse tratamento.Não penso em termos utópicos e sim na saúde do corpo.Espero daqui algum tempo poder dar boas notícias! Abraços a todos.
sueli maria ribeiro alves disse em 14/05/11:
sueli
Boa noite
Comecei a usar os bioidênticos no dia 16-12-2010, estava com os calores,muito cansada,dores no corpo,insonia e outras coisas mais.O tratamento foi muito bom,senti grandes melhoras. Tenho 52 anos e comecei com hemorragias no periodo menstrual e tambem cólicas horriveis, tive que ir varias vezes para o hospital tomar soro com medicamentos para melhorar a dor. Procurei um ginecologista, fiz ultra- som e nao deu nada, tudo normal. O médico me mandou tomar anticoncepcional durante um ano sem parar, pois,nao devo mestruar mais, estou tambem com anemia devido os sangramentos. Nao sei o que faco pois nao quero parar com os bioidenticos. Me ajudem. Nao sei o que fazer.Grata Sueli
Eduardo Abreu disse em 16/05/11:
Boa tarde Sueli
Não pude compreender muito bem pelo seu relato quando os sangramentos começaram, mas acredito não serem um impeditivo à Modulação Hormonal Bioidêntica. No entanto, já estás com acompanhamento de ginecologista, e deves consultá-lo para essas decisões. Caso necessites, podes consultar um segundo especialista (que de preferência entenda de hormônios bioidênticos).
Espero ter ajudado.
Att. Farm. Eduardo Abreu
sueli maria ribeiro alves disse em 17/05/11:
Boa noite
Gostaria de saber se o hormonio pregnenolona transforma em testosterona,estou usando e notei que meus cabelos comecaram a cair muito. Tenho calvicie androgenetica, li que quem tem esse problema nao pode usar testosterona.Isso procede? obrigada Sueli
Luciano Nacco (Esquilo) disse em 18/05/11:
Boa Tarde,

Tenho 42 anos e desde os 30 anos venho acompanhando meus niveis de testosterona total, livre, SHBG e cortisol e percebi que desde os 36 anos os niveis de testosterona declinaram. Por esse motivo já fiz uso de Durateston, Decadurabolim e Deposterom todos injetaveis

Gostaria de saber qual seria a dosagem ideal, pois estou querendo usar estanazolol bioidentico manipulado em gel?


Att.

Luciano
Reginalda Russo Aguiar disse em 20/05/11:
caro Luciano,

O estanozolol não é um hormônio bioidêntico, é um anabolizante esteroidal com ação androgênica obtido por síntese química. Os hormônios bioidênticos são naturalmente produzidos pelo organismo humano, como é o caso da testosterona por exemplo. Não tenho informações sobre o uso de estanozolol em gel.

Mantenha contato
Reginalda Russo Aguiar disse em 20/05/11:
Cara Sueli,

Esse processo todo de síntese de hormônios no nosso organismo é um pouco mais complexo e depende de muitos fatores que devem ser avaliados. Sugiro que procure um médico para uma avaliação mais criteriosa.

Boa sorte e mantenha contato !
Fátima disse em 20/05/11:
Dra. Reginalda, bom dia!
Quando iniciei com hormonios bioidênticos, há um ano, eu já tinha um nódulo na tireóde, em consulta recente com endocrinologista meu exame de sangue apresentou uma alteração no TSH-HORMONIO TIREOTROFICO está com 7,37 uU/ml e apareceu mais 2 nódulos na tireóide.
Faço uso dos seguintes hormonios:
Cortisol bioidêntico-10mg,
I-Aromatase-30mg,
LS AntiOxi-50mg,
Triodotironina -5mcg,
whiteoxy orac-100mg,
LS Antioxy 100mg
Estriol-0,5%
Estradiol - 0,3%
Progesterona 20% (200 mg/dose)

Alem desses medicamentos foi receitado também iodo metalóide 5% e iodeto de potássio 10%.

Fui orientada pelo endocrinologista para suspender a medicação e també o iodo, mas estou me sentindo muito bem com os hormónios bioidênticos, eu gostaria de saber qual desses hormônios podem estar alterando a tireóide.
Grata

Fátima
JOÃO FERREIRA MARTINS disse em 20/05/11:
SOU JOÃO FERREIRA MARTINS, tenho 57 anos e tenho diabetes tipo II a 10 anos, no que o hormônio bio identico pode ajudar no diabetes?
PAULO HENRIQUE MIRANDA disse em 26/05/11:
Bom dia há um ano trabalho com modulação hormonal bioidêntica, sou RT de Farmácia de Manipulação, e nesse período vivenciei bastante tratamento com modulação hormonal bioidentica.
Mulheres com menopausa em tratamento com TMHB com Progesterona, estriol, até mesmo a testosterona, tem sido bastante eficaz nessa patologia.
Contato para mais informaçoes: paulohenriquefarma@yahoo.com.br
Daniel disse em 31/05/11:
Dra. Reginalda,
Estou iniciando hoje tratamento de reposição com testosterona bioidêntica, já que minha testosterona está em 220 com 33 anos.
Dúvida: a reposição com a testosterona bioidêntica tende a atrofiar meus testículos, como faz a testosterona não bioidêntica, de forma a eles não produzirem sequer os 220 que produzem hoje?
Reginalda Russo Aguiar disse em 31/05/11:
Caro Sr João,
Diabetes tipo II é um distúrbio do nosso metabolismo que aparece em decorrência de uma forma de declínio e desequilíbrio hormonal. Como eu sempre costumo explicar é o médico que vai decidir a melhor forma de terapia, isso após criteriosa avaliação, mas não temos mais dúvida de que parte da solução para as doenças metabólicas é restabelecer o equilíbrio hormonal.
Bucesso !
Reginalda Russo Aguiar disse em 31/05/11:
Caro Paulo,
Ficamos gratos pela sua participação neste fórum, e sua valiosa contribuição. Você pode anunciar sua farmácia no nosso site em ONDE ENCONTRAR ali você disponibiliza o contato da farmácia e todos os leitores do site terão acesso. Envie uma solicitação de parceria e receberá todas as informações para participar.
Contamos com sua participação !
Reginalda Russo Aguiar disse em 31/05/11:
Caro Daniel,
Funciona assim, os hormônios para terem efeito precisam de uma ligação no orgão alvo, hormônios não biodênticos se ligam nesses locais de forma ainda mais forte que nossos hormônios e impedem a ligação dos hormônios produzidos pelo corpo, por isso a atrofia. Por outro lado, quando usamos hormônios bioidênticos corretamente indicados, ou seja, quando nosso organismo não produz suficiente por alguma razão, como é seu caso (não existe quantidade suficiente de testosterona para agir adequadamente) e isso independe da idade, pode acontecer a qualquer momento, a modulação vai complementar o hormônio que ainda é produzido e fazer voltar a funcionar plenamente como acontecia antes do transtorno. Claro que levando em consideração a dose adequada e bem monitorada pelo seu médico esse risco praticamente inexiste. Siga tranquilo com a terapia pois você se sentirá muito bem.
Boa sorte !
Fátima disse em 01/06/11:
Dra. Reginalda, bom dia

Tenho uma pergunta, feita aqui em 20-05-11, sobre qual hormônio que utilizo pode estar alterando minha tireóide, e não obtive nenhuma informação, a senhora tem alguma orientação?
Um abraço
Fátima
Daniel disse em 10/06/11:
Dra. Reginalda,

Estou desconfiado da testosterona bioidêntica que mandei manipular, já que ainda não sinto alteração significativa dos sintomas e porque não senti confiança na farmacêutica quando da entrega do produto.
O que posso fazer para me certificar de que o que eu adquiri é mesmo testosterona bioidêntica e na concentração correta? Uma cópia do laudo talvez?
E qual o prazo que normalmente eu devo esperar para que minha testosterona se maximize após o início das aplicações?
Muito obigado pela atenção!
Reginalda Russo Aguiar disse em 14/06/11:
Cara Fátima,
O funcionamento das nossas glãndulas e a produção hormonal e seus efeitos no nosso organismo são funções bastante complexas e cheias de detalhes que devem ser avaliados. É necessário avaliar mais profundamente todos os dados de seu quadro e de seu tratamento para qualquer opinião. Assim, minha sugestão é que converse com seu médico e tire todas as suas dúvidas, é preciso ter uma relação de muita confiança como médico para ajudar no sucesso de seu tratamento.
Abraço
Reginalda Russo Aguiar disse em 14/06/11:
Caro Daniel,
Pelo que observei você iniciou a terapia com a testosterona a poucas semanas, correto? Caso sua modulação seja pela pele (creme ou gel) que eu imagino que seja, o efeito demora algumas semanas, dependendo de cada pessoa pode demorar de 2 a 6 semanas para começar a sentir resultados. Para subir os níveis no sangue leva um tempo também, tanto que só vale a pena repetir o exame após 2 ou 3 meses. Outra coisa, para você sentir resultados o nível de testosterona no sangue deve subir bem acima do que índice que você apresenta no momento, isso vai demorar um pouco e é normal, pode ficar tranquilo. Claro que é necessário ter confiança na farmácia também, para isso sugiro que converse com o farmacêutico e tire todas as suas dúvidas, ele estará disponível para isso, você deve sentir segurança nas informações também. Assim, minha dica, confie no tratamento e aguarde o prazo de pelo menos 2 meses para começar a sentir resultados.
Mantenha contato e boa sorte !
henrique vargas disse em 14/06/11:
Prezada doutora,
Tenho 26 anos mas já fiz o uso de anabolizantes durante alguns anos...fui a um médico em brasilia que achou meus exames bem equilibrados hormonalmente mas achou q minha testosterona poderia estar mais alta de acordo com a minha idade... o que me deixou um pouco preocupado foi o fato dele me passar uma dosagem de testo a 10 % e progesterona a 4% sendo que a minha progesterona estava normal assim como a testo, ele passou a progesto com a prerrogativa de diminuir o meu estradiol que era 21 ng/ml ( também normal)...o que me impressionou foi ele ter passado para um amigo meu a mesma dosagem dos dois produtos sendo q ele tem 50 anos e apresentava um estradiol de 60 ng/ml...não estaria eu utilizando muita progesterona sem necessidade?
Noelia disse em 18/06/11:
Estou na menopausa, comecei a usar tibolona mas interrompi, pois estou com esofagite e o medicamento me causava desconforto estomacal.Gostaria de saber se o uso de hormonio bioidentico também causa problema para quem tem gastrite ou esofagite?
Não sinto fogachos nem suores, insonia etc...Meus problemas na menopausa são pele seca, unhas fracas e queda considerável da libido. Como recuperar a libido? esse é meu maior problema e preocupação.
Reginalda Russo Aguiar disse em 21/06/11:
Caro Henrique,
Os índices hormonais dentro das faixas consideradas normais não são necessariamente os ideais, a tendência atual é considerar também o estado geral do paciente aliado aos exames de sangue. Por isso não se preocupe muito com os resultados dos exames. A progesterona quando associada a testosterona ajuda sim a equilibrar e a testosterona funciona melhor ainda, com relação a dose, como é muito individual para cada pessoa, somente o médico prescritor poderá decidir a dose mais adequada
Boa sorte !
Reginalda Russo Aguiar disse em 21/06/11:
Cara Noelia
Em geral a terapia hormonal com hormônios bioidenticos é feita através da pele, desse modo não terá nenhuma reação gástrica. A TMHB ajuda muito na recuperação da libido sim, você sentirá ótimos resultados.
Mantenha contato!
Dr. Paulo Henrique Miranda disse em 22/06/11:
Tanto profissionais, como usuários na modulação bioidêntica, se confundem com TMHB, e fitohormônios, muitas vezes me deparo com formulações prescritas como sendo fitohormônios e prescritores tratando de TMHB, é uma terapia INOVADORA, ótima para diversos tratamentos, muitas pessoas que a utilizam sabem. No entanto muitos estudos estão sendo direcionados para tratamentos mais específicos por parte dos prescritores, pois são terapias que requerem diversas baterias de exames para diagnosticar determinada patologia.
paulohenriquefarma@yahoo.com.br
ZENILDA APARECIDA TELLES disse em 22/06/11:
EM PRIMEIRO LUGAR QUERO PARABENIZAR A DRA:REGINALDA,PELA CRIAÇÃO DESSE BELISSIMO SITE,ONDE COM CERTEZA ESTÁ TRAZENDO BENEFICIOS A MTS PESSOAS QUE JÁ ESTÃO FAZENDO USO NA MODULAÇÃO BIODÊNTICA,,E TBÉM OS QUE IRÃO INICIAR/COMO MEU CASO/..ESTOU NA ESPECTATIVA,E ESPERANDO RESULTADO EXAME DA SALIVA/QUAL FOI PARA P.ALEGRE,LABORATÓRIO,DEVIDO QUE AQUI EM S.C NÃO REALIZA ESSE EXAME../O MEU MÉDICO ME COLOCOU NUMA CONFIANÇA TOTAL,,E TENHO CERTEZA QUE ASSIM QUE INICIAR ESSE TRATAMENTO,MUITA COISA NA MINHA VIDA VAI MUDAR..TENHO 49 ANOS,E ULTIMAMENTE PASSEI POR DIVERSOS MÉDICOS/QUASE MUDEI MEU NOME PARA /ZENILTITE/POIS TUDO QUE TERMINA EM ITE/ACHARAM EM MIM/..AGORA,ESTOU SENDO ATENDIDA PELO DR.GILBERTO/FISIATRA,EM BLUMENAU/..O PRIMEIRO QUE ME PEDE UM EXAME DA SALIVA,E REFERE-SE QUE ASSIM QUE CHEGAR O EXAME/COM CERTEZA,OS ITES,VAI ACABAR COM A MODULAÇÃO BIOIDENTICA/PROMETO ESTAR AQUI SEMPRE,ASSIM QUE ELE INICIAR O TRATAMENTO/..JÁ QUE EM S.C,POUCOS MÉDICOS ACREDITAM,/ESTOU CONFIANTE../ABRAÇO DRA.
sueli maria ribeiro alves disse em 23/06/11:
Gostaria de saber se o 7 keto dhea transforma em testosterona,estou usando e estou com muita queda de cabelo.Obrigada. Mari
Reginalda Russo Aguiar disse em 26/06/11:
Cara Zenilda,
Muito obrigada, o objetivo do site é esse mesmo, trocar informações e experiências de qualidade sobre TMHB. De fato, são poucos os laboratórios que fazem análise hormonal salivar no Brasil, o laboratório no sul para onde sua amostra foi enviada é quase o único. Nos EUA essa análise já é muito comum e a técnica é conhecida a muitos anos, por isso pode ficar tranquila. Fique tranquila também com seu médico, eu conheci o dr. Gilberto quando estive em Blumenau no ano passado, ele é muito experiente. Pode ficar confiante sim, siga o tratamento e eu tenho certeza que em breve se sentirá uma nova mulher.
Boa sorte e mantenha contato conosco.
Reginalda Russo Aguiar disse em 26/06/11:
Cara Sueli,
Esse processo de transformação de hormônios é um pouco complexo. A queda de cabelos pode ter várias causas, não apenas hormonal e o hormônio que pode provocar a queda de cabelos é um derivado da testosterona, não a própria. Minha sugestão é que converse com seu médico para descobrirem a causa. Certamente o médico saberá contornar e te auxiliar a resolver.
Boa sorte !
Donna disse em 27/06/11:
gOSTARIA DE DEIXAR ESTE FORUM por gentileza exclua meu email. grata.
henrique vargas disse em 28/06/11:
Dra Reginalda,

Gostaria de saber se a progesterona pode trazer alguns efeitos colaterais semelhantes ao do estradiol alto : tipo ginecomastia, retenção de liquidos, acúmulo de gordura etc...
Claudia Inês Lodo Santos disse em 03/07/11:
Dra Reginalda,
Estou com vários problemas, dentre eles o da tireóide, posso começar a me tratar com Reposição hormonal bioidêntica, para além de tudo melhorar a minha qualidade de vida
Reginalda Russo Aguiar disse em 03/07/11:
Caro Henrique,

A progesterona é o contraponto das ações dos estrogênios, portanto age de forma diferente.
Mantenha contato
Reginalda Russo Aguiar disse em 03/07/11:
Cara Claudia,
Para terapia hormonal é necessária avaliação médica criteriosa, sugiro que consulte um médico que vai te examinar e somente depois dos exames poderá decidir a melhor terapia para seu caso.
Boa sorte !
ZENILDA APARECIDA TELLES disse em 07/07/11:
DRA,REGINALDA TRANSMITINDO O ABRAÇO DO DR:GILBERTO...E TBÉM SÓ PARA INFORMAR,QUE MEU EXAME SALIVA DEVE CHEGAR ESSA SEMANA,,E COM CERTEZA MANTEREI CADA DETALHE INFORMADA,A TDS QUE TER INTERESSE/PQ PELO QUE LI EM TDS DEPOIMENTOS,PERCEBI QUE COMENTAM EM S.C,MAIS ATÉ PERCEBI,UM COMENTARIO SE ACASO TEM ALGUÉM QUE FAZ A MODULAÇÃO AQUI EM S.C...TEM SIM DR;GILBERTO DE BLUMENAL,,ESTOU ANCIOSA,,MAIS TBÉM COM PENSAMENTO POSITIVO REFERENTE A ESSA MODULAÇÃO HORMONAL..INCLUSIVE JÁ TEM AMIGA MINHA FAZENDO 200 KM,PARA VIR ATÉ BLUMENAU INICIAR O EXAME ...COM CERTEZA ESTOU NA TORCIDA PARA QUE DE CERTO,PARA TDS QUE JÁ ESTÃO FAZENDO...PQ ESTOU PRESTE A ENTRAR NESSA,,FALTA POUCO MTO POUCO...UFA,,,QUE DEUS ILUMINE A TDS AQUI,,UM ABRAÇÃO DRA:REGINALDA;;observação...divulgar sempre o que foi bom pra mim,para ajudar outras pessoas,,o que não deu certo,passo uma borracha ,e jamais passo para frente../
Mary Oliveira da costa disse em 07/07/11:
Olá Marina, vc nos indicou médico em Santos, o Dr. Alcebíades Jr..Passei em consulta c/ ele fiz os exames e foi identificado alguns probleminhas, realmente estou entrando na menopausa.
Gostaria de saber em qual farmácia vc fêz os seus remédios? e se vc ainda está em tratamento?
As minhas indicações foram feitas em laboratório de SCatarina (Essendia), comecei a tomar à sete dias ainda não ví melhoras, mas estou positiva que tudo vai dar certo, pois os exames identificaram coisas que já sentia que estava c/ problemas.
Mary/SSebastião
Marina disse em 08/07/11:
Oi Mary! Que bom que você começou o tratamento. Fique tranquila que as coisas vão melhorar para você, muito! Eu continuo em tratamento, já foram três meses, refiz os exames e iniciei nova etapa neste mês. Mary, minha melhora é algo inacreditável!! Tenho forças, ânimo, e aquele cansaço extremo, que era o que estava me matando nesta menopausa, desapareceu!! Estou muito bem, a cada dia me sinto melhor. Minha primeira leva fiz numa farmácia aqui de Santos, a Leven. Mas nesta segunda, fiz na Essentia, a farmácia de Floripa, pois os valores estavam bem menores. Fique firme e continue o tratamento que você sentirá os enormes benefícios. Uma amiga que iniciou o tratamento comigo, também com o Dr. Alcebíades, e que tinha todos os sintomas possíveis e imagináveis da menopausa, parece que renasceu! O caso dela era mais severo que o meu, mas parece que ela voltou das cinzas!! Que sorte temos, Mary, de poder fazer uso deste tratamento! Boa sorte!
Mary Oliveira da costa disse em 08/07/11:
Marina, obrigada pelas dicas e pela força, torço para que dê tudo certo!
Boa sorte pra vc também!
Paula disse em 10/07/11:
Olá,Tenho 48 anos e comecei o uso dos hormonios bioidenticos formulados aqui em Brasilia pela Farmacotecnica, na dosagem de progesterona 150 ml e testosterona 120 ml e depois de dois dias de uso tive muito cansaço, dores de cabeça fortíssimas,e até episódio de labirintopatia, coisa que jamais tenho. Faço uso há anos de 3 mg/dia de Lorax. Pode estar havendo algum tipo de interação????
Reginalda Russo Aguiar disse em 10/07/11:
Olá Zenilda,
Fico feliz que esteja animada com a terapia. Confie no médico e na proposta terapêutica, que você logo sentirá resultados.
Obrigada pela sua participação. Contamos sempre com sua presença neste fórum para troca de experiências e para animar outras pessoas que precisem de apoio também.
Saúde e sucesso !
Reginalda Russo Aguiar disse em 10/07/11:
Cara Marina,
Obrigada pelo depoimento e participação no fórum. Suas experiências e depoimentos são sempre bem-vindos para troca de informações e para o apoio a outras pessoas que precisem.
Saúde e sucesso sempre !
Reginalda Russo Aguiar disse em 10/07/11:
Cara Paula,
A TMHB como toda terapia muitas vezes precisa de re-avaliação e ajustes pois cada pessoa utiliza uma terapia totalmente individualizada, cada caso é um caso e cada pessoa reage de uma maneira. Por isso, sugiro que entre em contato com seu médico e explique os sintomas, ele certamente poderá fazer os ajustes necessários para resolver esses sintomas indesejáveis.
Abraço
henrique vargas disse em 11/07/11:
Prezada Dra. Reginalda.
Primeiramente quero agradecer pelos esclarecimentos anteriores e parabenizá-la pelo excelente forum...
Minha última dúvida é a seguinte, como te disse estou fazendo tratamento com bioidênticos em Brasília e o meu médico prescreveu nesse mês 4 aplicações de testosterona bioidêntica injetável...eu procurei saber sobre esta forma injetável da bioidêntica e a enfermeira da clínica me disse que ele era um dos poucos que estava trabalhando com ela no Brasil e que ela era manipulada fora de Brasília e que era segura pois ele estava tratando inclusive pacientes com câncer de próstata...ao pesquisar na net não achei nenhuma informação sobre esta forma de bioidêntica..queria saber se é segura e se ela tem uma ação rápida ou lenta ( trata-se da concentração de 100mg )
obs: não consegui falar com o meu médico pois o mesmo encontra-se em um congresso.
Denise R. disse em 24/07/11:
Denise R 24/07/11
Sueli Maria Ribeiro Alves, boa tarde..estou começando a descobrir os bioidenticos, tenho 48 anos e minha vida está uma bagunça, são tantos os sintomas, então pesquisando na internet,,descobri medico que trabalho TMHB aqui no Rio e já comprei em São Paulo alguns hormonios que ele receitou, porém O DHEA conforme orientação dele, comprei pelo site www.ebay.com pois este é importado e a diferença de preço é enorme, e fiz sabado a compra e deve estar chegando até quarta proxima...bjs e boa sorte para todas...
Fátima disse em 25/07/11:
Prezada Dra. Reginalda, boa tarde

Eu estou fazendo um tratamento TMHB, mas estou sofrendo alterações no meu organismo que me preocupa, devido a isso eu gostaria que me indicasse um médico aqui em São Paulo.
Um abraço
Fátima
ZENILDA APARECIDA TELLES disse em 29/07/11:
BOM DIA REGINALDA,,,COMO DISSE,AQUI ESTOU DE VOLTA...E INICIEI A MODULAÇÃO COM DR.GILBERTO FAZ 15 DIAS/ESTOU UM POUCO TRISTE PQ NÃO NOTEI DIFERENÇA NEM UMA AINDA../MAIS COMO ELE DISSE QUE MEUS EXAMES DA SALIVA DEU TUDO BÉM BAIXO/HORMONIO..ETC../TALVEZ SEJA ISSO,PQ JÁ ERA PRA TER SENTIDO ALGO DIFERENTE..MAIS QUERIDA AMIGA REGINALDA ESTOU AQUI PARA ENVIAR O COMVITE QUE O DR.GILBERTO O FEZ/QUE QUER MARCAR UMA PALESTRA SUA EM BLUMENAU,,E TBÉM PEDIU PARA QUE EU REPASSASSE O NUMERO CELULAR DELE 47-99893263...E DA CLINICA=99660088 OU 47-30374440....COM CERTEZA DISSE-ME QUE É UM PRAZER QUE VC LIGUE PRA ELE,OK QUERIDA../BJS ZENE
Reginalda Russo Aguiar disse em 31/07/11:
Caro Henrique,
Obrigada pelo apoio. Contamos com sua participação sempre.
A testosterona bioidêntica na forma injetável, é comum nos EUA, onde muitas farmácias preparam formas injetáveis. No Brasil, não é muito comum pois muito poucas farmácias preparam formas injetáveis, nossa regulamentação é mais rigorosa,é preciso um laboratório especial e de manutenção rigorosa e cara porisso a maioria das farmácias optam por não fazer injetáveis. Existem alguns laboratórios preparados e provavelmente seu médico encaminha para um deles. Sugiro que você peça informações sobre o laboratório e de preferência entre em contato diretamente com eles para se sentir mais seguro, este é um direito seu. É preciso ter certeza da esterilidade e do controle de qualidade da preparações. Não se preocupe pois formas de testosterona injetáveis são comuns, inclusive a forma bioidentica. A ação é mais rápida em comparação com as formas transdérmicas, o maior incoveniente é o desconforto das aplicações.
Att
Reginalda Russo Aguiar disse em 31/07/11:
Cara Fátima,
A resposta ao tratamento é individual, pode variar de pessoa para pessoa, as vezes demora um pouco mais para os resultados. O mais importante é o acompanhamento do médico, como te disse cada tratamento é individual e é muito comum precisar de ajustes periodicamente, por isso é tão importante voltar ao médico, explicar como está se sentindo e assim ele poderá re-avaliar e ajustar a terapia se for necessário.
No site, no link ONDE ENCONTRAR, você encontrará algumas clínicas cadastradas, sugiro que escolha uma delas, se quiser mesmo consultar um médico em SP. Todos os médicos são bastante experientes em terapia hormonal, para te dar maior segurança e tranquilidade.
Boa sorte e saúde sempre !
Reginalda Russo Aguiar disse em 31/07/11:
Cara Zenilda,
Fico feliz em receber noticias suas. Fique tranquila, 15 dias ainda é pouco tempo para respostas satisfatórias. Lembre-se que estamos devolvendo equilíbrio ao organismo e o organismo levou muito tempo para ficar assim desequilibrado, então também é natural que leve um tempo para voltar ao normal.
Será um prazer voltar a Blumenau para uma palestra, obrigada pelo contato do Dr. Gilberto, certamente entrarei em contato com ele.
Grata !
Sucesso !
henrique vargas disse em 02/08/11:
Prezada Doutora,
Essa semana realizei exames que me deixaram muito impressionado. Conforme lhe disse eu havia começado um tratamento com hormonios bioidenticos na forma de gel transdermico, utilizando testosterona e progesterona...depois de um mes o proprio medico me pediu pra manter a progesterona e fazer aplicaçoes de testo injetavel ( bioidentica) na propria clinica conforme havia mencionado em outro topico...apos 5 semanas e cinco aplicaçoes realizei o tal exame e verifiquei que minha testosterona reduziu-se pela metade o estradiol subiu a progesterona reduziu pela metade...ou seja, todos meus niveis pioraram depois que eu iniciei o tratamento!! é possivel que as tais aplicações de testo injetável tenham inibido meu eixo?? e se inibiram, eu posso ter tomado algo que nao seja bioidentico?? obrigado mais uma vez
Daniel disse em 10/08/11:
Dra. Reginalda,
Após um mês de tratamento com testosterona 10%, fiz um exame de sangue às 16h, e a testosterona total subiu de 178 (antes do tratamento), para 600.
Aí, com mais um mês de tratamento, repeti o exame, só que dessa vez às 11h. Deu 173 de testosterona total.
Considerando que eu a aplico às 14h, me parece que ela só faz efeito por algumas horas. Não parece que ela é absorvida aos poucos ao longo do dia.
Temo que meu médico, na próxima consulta, queira receitar testosterona não bioidêntica, em função desses resultados, já que essa era sua idéia inicial.
Nos dois meses, a testosterona foi manipulada na mesma farmácia.
Qual sua opinião sobre os resultados?
Reginalda Russo Aguiar disse em 14/08/11:
Caros Henrique e Daniel,

A dúvida de vocês é semelhante por isso posso responder a ambos da mesma forma. Vejam, neste tipo de terapia sempre se avalia o estado clínico do paciente juntamente com os exames de sangue, isso porque o sangue é apenas o transporte, o hormônio age nos tecidos que respondem a eles, por exemplo no músculo ou no coração, assim por diante. O hormônio presente no sangue não significa que está fazendo efeito pois para isso precisa estar nas células dos tecidos-alvo, como não dá para dosar nas células, dosamos no sangue para ter uma idéia. O exame de sangue isolado não significa muita coisa, só tem valor analisado junto com sinais e sintomas. No sangue hormônios circulam na maior parte ligsdos a proteinas e hormônio ligado não é efetivo somente o livre é efetivo. Então, existem muitos fatores que interferem para que a terapia funcione. Na minha opinião, devemos avaliar todos esses fatores antes de pensar que é o produto que não está adequado.
Boa sorte !
sueli maria ribeiro alves disse em 31/08/11:
Sueli Maria Ribeiro Alves
Denise R
Obrigada pela informaçao sobre o 7 keto Dhea.Tentei comprar pelo site que vc
me informou, nao consegui fechar a compra. Me informe se vc recebeu o produto direitinho. Obrigada.
Mary Oliveira da costa disse em 31/08/11:
Boa noite Marina,
Comecei meu tratamento desde início de julho, Dr. Alcebíades me receitou: testosterona e pregnenolona em gel, vitamina A e D, gotas de Iôdo pela manhã, pool de lactobacilos, mais vitaminas após o almoço. Estou me sentindo melhor, minha insônia passou. estou mais calma, minha menstruação ainda não regulou, pois antes atrasava ou adiantava, agora só adianta (de 15 em 15 dias), mas no geral, me sinto mais disposta, mais bem humorada. Vou continuar o tratamento até a próxima consulta. E vc? continua se sentindo bem após trocar a farmácia manipulada?
Obrigada pela atenção e boa sorte.
Marina disse em 31/08/11:
Oi Mary. Que bom que você já se sente melhor! Aos poucos a melhora aumenta, isso é o que tenho sentido e o que o Dr. Alcebíades sempre diz. Ele diz também que os melhores resultados são percebidos com 1 ano de tratamento. A mudança de farmácia coincidiu com a inclusão de um hormônio que na primeira leva não me foi receitado: a testosterona. E senti muita diferença em alguns aspectos. O principal é a libido. Realmente, Mary, posso dizer que revivi no tocante a isso. Também sinto algumas diferenças no meu corpo, sinto mais densidade na minha musculatura, o que significou um discreto aumento de peso, mas não em gordura. Como eu malho diariamente, sinto que o músculo responde mais. Também sinto melhoras na pele, tenho mais disposição e durmo melhor. No entanto, também tenho sentido um efeito estranho: às vezes fico muito brava, impulsiva e um tanto briguenta. Terei que perguntar ao Dr. se é a testosterona. Mas isso deve ser passageiro. Espero que fique cada vez melhor. Boa sorte, abs.
Marisa disse em 01/09/11:
Então estou fazendo uso faz uma semana ,uso estradiol 0,25mg ,estrona 0,25mg estriol 2mg ,progesterona 50mg e aqui em minha cidade encontro essa formula indicada pelo meu médico por apenas 24 reais 30g que uso por 1 mes.Moro em SP,aqui na cidade de araras.
leila rosa correia disse em 02/09/11:
Tenho 57 anos feitos recentemente no dia 17/08 e não tenho útero há 3 anos por causa de miomas. Tenho todos os sintomas para uma pessoa da minha idade, ou seja, perda da libido, cansaço, pele oleosa cabelos caindo e unhas rachando, secura vaginal, calores desde os 49 anos, que se tornam cada vez mais insuportáveis, perda de massa muscular, gordura localizada, falta de paciência etc... Aqui em Aracaju não há médicos especialistas nesse tratamento nem tenho condições para ir até outros Estados. Gostaria de saber se posso comprar esses produtos em uma farmácia de manipulação, mas precisaria saber a dosagem e o tempo que deverei usar. Já usei tibolona e outros hormônios, mas o que pude perceber depois de ler vários depoimentos aqui postados, foi que eles não são ideais. Se alguém tiver todos esses sintomas iguais aos meus, poderia me sugerir o que está tomando? Abraço
Marisa disse em 03/09/11:
olha colega acho que isso que vc pediu não vai ser facíl,pois a gente para receber a receita do hormonio é muito avaliado cada caso.
maisa paixão disse em 03/09/11:
boa noite doutora Reginalda, moro em Brasília e tenho 49 anos, já estou na menopausa desde os 46, e tenho todos os sintomas, comecei o tratamento com tibolona, realmente o calor para quando uso, mas engordei mais de 6 kg., sempre que me desespero com isso para por uns 2 meses, mas o calor me faz voltar, agora decidi que não vou tomar mais, e estou consultando a médica novamente para ela me indicar um outro hormônio, que ela comentou que poderia me indicar, mas estou querendo antes disso, procurar aqui algum médico que trabalhe com o bioidentico, por favor me indique, pois já estou a 3 semanas em a tibolona e o calor é insuportável, sem contar com o engordamento, e a pele ficando feia, boa noite, se alguém souber me indique por favor.
Reginalda Russo Aguiar disse em 05/09/11:
Cara Leila,

De fato, antes de iniciar qualquer terapia hormonal é necessária avaliação médica criteriosa, para TMHB isso é ainda mais importante já que a terapia é individualizada, personalizada caso a caso o médico deverá fazer uma avaliação muito criteriosa e somente o médico poderá decidir as melhores opções para cada caso. Se não for dessa forma, você não alcançará os resultados esperados e desejados. Sugiro que você dê uma olhada nas clínicas cadastradas no site no link ONDE ENCONTRAR e marque uma consulta em alguma delas.
Saúde e boa sorte !
Reginalda Russo Aguiar disse em 05/09/11:
Cara Maisa,

Não há dúvidas que a TMHB é a melhor opção no seu caso, a modulação com hormônios bioidênticos te trará benefícios e qualidade de vida. Porém, é necessário avaliação médica muito criteriosa, o médico poderá escolher a melhor opção de terapia no seu caso e somente assim, de forma personalizada, você alcançará os objetivos. O site conta com algumas clínicas com médicos experientes, sugiro que você entre em contato com alguma delas.
Boa sorte !
Silvana Pereira disse em 11/09/11:
Olá! Meu nome é Silvana, tenho 48 anos e minha menstruação esta desregulada. Passei em consulta com ginecologista que solicitou exames de sangue e me informou que estou no climatério. Tenho insônia, calorões, desânimo e falta de libido. Ela me receitou hormônio Cicloprimogyna; Eu manifestei interesse em tomar hormônio bio identido, porém ela não tem muito conhecimento e no momento, infelizmente não tenho condições de pagar u
ma consulta com outro gineco. será que vocês podem me dizer o nome de algum hormônio que seja bio idêntico???
Reginalda Russo Aguiar disse em 12/09/11:
Cara SIlvana,

Já te respondi no seu e-mail, mas é importante esclarecer neste fórum algunns pontos importantes.
O sucesso da TMHB depende da avaliação criteriosa do quadro completo. O tratamento é sempre individual e personalizado. Para cada pessoa e cada situação o tratamento é personalizado somente assim os resultados são alcançados. Assim, o tratamento é sempre prescrito e acompanhado pelo médico e os produtos podem ser aviados em farmácias de manipulação, mediante prescrição médica. Por isso minha sugestão sempre é consultar um médico experiente em terapia hormonal
Boa sorte !
leila disse em 15/09/11:
oi, dotora , tenho 45 anos e desde os 42 entrei na menopausa já nao tenho regras a 3 anos ,sofri bastante com os sintomas ,tomei bastante isoflavona de soja ,ades,senti melhora nos calores,mas nesse meio tempo tive sindomr do panico, usei rivotrl,hoje estou melhor,faço terapia ,mas tenho um outroi problema k me frusta muito k é falta de libido,e a secura vaginal,muita dor no corpo,é dificil até para estender roupa no varal,gostaria de saber se esse tratamento pode me ajudar.pois tenho medo de tomar de fazer areposiçao conevncional.escuto muitos sobre o possivel desencadeamneto de cancer.desde ja obrigada
GIOVANNA LOPARDI disse em 19/09/11:
Bom dia, Dra REginalda!
Sou farmacêutica e gostaria de saber se Você conhece os produtos: Oxyderm release, NMF renew e biolipídeo de ultra absorção?
Desde já agradeço.
RENILDO DA SILVA FLORES disse em 22/09/11:
Biolipídeo de UltraAbsorção® = Base biocompatível formulada a partir de componentes naturais (Green ingredients), livre de conservantes (Preservante free), livre de Xenobióticos e rica em fosfolipídeos, o que lhe confere alta compatibilidade com o estrato córneo e conseqüente absorção dos hormônios através dos capilares sanguíneos que alimentam os tecidos subcutâneos, por difusão passiva.

Oxyderm Release® = Proteção e renovação dérmica; promotor de permeação gradativa das substâncias ativas, fazendo com que as mesmas cheguem nas camadas mais profundas da pele; potente protetor da matriz celular; aumento da quantidade de oxigênio nos tecidos.

MNFRenew® = Trissacarídeo inibidor da degradação de ácidos graxos na pele; Manutenção da hidratação transepidermial aumentando a capacidade de penetração e permeação transdérmica de ativos farmacêuticos; Manutenção do fator natural de hidratação (MNF) mantendo sempre os níveis ótimos de hidratação.
GIOVANNA LOPARDI disse em 22/09/11:
Boa tarde, Renildo!
Você sabe me dizer onde eu consigo comprar esses produtos?
Reginalda Russo Aguiar disse em 26/09/11:
Cara Leila,

A terapia hormonal com hormônios bioidênticos poderá sim solucionar todos esses sintomas e você com certeza se sentirá novamente a jovem mulher que sempre foi. Para isso, sugiro que você procure um médico especialista no tema, ele fará uma avaliação criteriosa do seu caso, pois a terapia é sempre individualizada, após avaliação o médico decidirá as melhores opções no seu caso. Os produtos são aviados em farmácias de manipulação, somente com apresentação de receita médica.
Boa sorte !
Reginalda Russo Aguiar disse em 26/09/11:
Cara Giovanna,

Eu sugiro que você sempre utilize a nomenclatura oficial DCB (denominação comum brasileira) ou na falta dela a DCI (denominação comum inernacional) ou em caso de produtos cosméticos o INCI tanto na aquisição dos insumos como na comercialização e nomenclatura no rótulo de seu produto, pois é o que está definido na legislação sanitária e no nosso código de ética.
Qualquer dúvida estou a disposição, também pelo e-mail
Att
henrique vargas disse em 07/10/11:
Prezada Dra,
Como já mencionei nos meus questionamentos anteriores, sou naturalmente preocupado e perfeccionista, mas antes de iniciar meu tratamento com bioidenticos pesquisei bastante sobre o fato de eles nao causarem os colaterais dos sintéticos ( os quais eu já utilizei)...ocorre que após 6 meses de utilização de testosterona e progesterona meus testiculos diminuiram ( conforme ecografia) e meu lh e fsh estão mto abaixo do minimo..ou seja inibiu meu eixo...o meu médico me pediu para usar o hcg durante 5 semanas junto com o anastrozol...e continuar pingando testosterona em uma dose mto menor...bom me sinto inseguro de atrapalhar minha produççao e ao mesmo tempo inseguro de estar dependendo mais dessa terapia do que antes já que houveram esses problemas...o q eu faço?
sueli maria ribeiro alves disse em 15/10/11:
Dra Reginalda,faço uso dos bioidenticos há 1 ano e estou muito bem. Meu médico
pediu para dosar os hormônios pela saliva novamente. Gostaria que vc me infor-masse se eu poderia fazer essa dosagem pelo sangue, pois o exame da saliva é muito caro e no momento não disponho desse dinheiro.Aguardo resposta.Obrigada
Reginalda Russo Aguiar disse em 16/10/11:
Caro Henrique,
Eu compreendo suas preocupações, porém, uma avaliação precisa do que está acontecendo com seu metabolismo somente é possível conhecendo todos os parâmetros e variáveis envolvidas, acredito que seu médico esteja controlando todos os aspectos envolvidos, pelo menos é essa a conduta esperada. Por exemplo, é esperado mesmo valores mínimos para LH e FSH. Assim, devido ao caráter de individualização deste tipo de tratamento, é comum, ocorrerem alterações e adaptações e necessidade de ajustes durante o tratamento. O mais importante que eu gostaria de ressaltar é que a terapia hormonal somente é indicada na ausência ou deficiência da produção hormonal própria, caso seja utilizada antes da queda hormonal (uma vez em declínio a produção hormonal não retorna mais ao normal) podem mesmo ocorrer alguns aspectos negativos, inclusive a inibição da produção própria.
Espero ter te auxiliado !
Reginalda Russo Aguiar disse em 16/10/11:
Olá Sueli,
Eu compreendo sua preocupação, análise hormonal salivar no Brasil ainda é cara, pois são poucos os laboratórios que realizam. Bem, os resultados da análise salivar, especialmente de alguns hormônios, são muito mais úteis para o médico na avaliação da terapia proposta, não sendo possível comparar com a anãlise no sangue. Assim, não é póssivel dizer que é a mesma coisa ou que tanto faz. Sugiro que discuta a dificuldade financeira com seu médico para junto com ele encontrar a melhor alternativa.
Sucesso !
Luiza disse em 18/10/11:
Dra. Reginalda, parabéns pelo site, ele será de grande ajuda para pessoas que desconhecem a terapia de reposição do tipo hormonio bio-idêntico. E eu sou uma destas pessoas. Bem, tenho 61 anos, faço reposição desde os meus 45 devido à osteoporose que tive. Também reponho hormônio tireoidiano (112 mg), tudo sob controle. Tomei o Angelic por muito tempo e agora foi mudado para o Libian(1,25 mg), sob alegação de que o Angelic já tinha passado da fase de meu aproveitamento. Então, estou no 4° mês de tibolona e muita coisa mudou: meus pelos cresceram muito, do rosto principalmente e minha pele já não é tão bonita quanto antes. Por isto fui pesquisar opções de TRH para ver se tem coisa menos agressiva. E estou em pânico, querendo experimentar o hormônio bio-idêntico mas ainda não encontrei um profissional para a receita. Minha dúvida é: o 7 Keto DHEA 50 mg é um hormônio bio-idêntico? Esse posso comprar na manipulação sem receita,até encontrar um médico da área! Obrigada. Att. Luiza
Erika Silva disse em 24/10/11:
Olá Dra Reginalda,
Uso os bio-idênticos hà 1 ano e tenho menopausa precoce desde os 31 anos, hoje com 37 anos. Minha médica me receitou as formulações com Oxyderm Release 1%, MNF Renew 1% e Biolipidio de Ultra Absorção qsq. A farmácia alterou a base, com o consentimento da médica, para AMC 1%, PRO-LIPO DUO 1% e Biolipidio de Ultra Absorção qsq; dizendo que a vigilância proibiu a base anterior. Com essa alteração, já usando a 90 dias, meus calores e olho seco voltaram (o que já estava melhor em 95%), além do desconforto do produto colando na pele e demorando a noite inteira para secar. Fizeram 3 readequações à formula, mas sem sucesso, e disseram que entre 370 protocolos que atendem de clientes, sou só eu que estou com esse problema. Mas está insuportável já. Uma outra farmácia informou que manipula com Gel Base Hormonal qsp e que os hormônios penetram e são absorvidos da mesma forma. Gostaria de saber se com o Gel Base Hormonal qsq vai funcionar? Agradeço antecipadamente! Érika.
henrique vargas disse em 25/10/11:
obrigado pelos esclarecimentos doutora, mas o que eu queria saber era justamente o que fazer, pois quando apresentei meus exames estavam todos normais, mas me foi pedido um exame de saliva que indicou que as proporçoes entre estradiol/testo e progesto/testo etc...nao estavam " ÓTIMAS, desde então eu faço o uso de testo e progesto há seis meses e meus níveis curiosamente diminuiram no exame de sangue...eu posso já ter prejudicado meus níveis?? como saber...pq segundo o médico eu continuo, é possivel que eu nunca mais volte a ser o mesmo? eu posso ficar fazendo isso a minha vida inteira...ressalto que eu estou muito preocupado, obrigado pela atenção doutora
Reginalda Russo Aguiar disse em 29/10/11:
Cara Luiza,
Desculpe a demora na sua resposta, estive ausente nos últimos dias. Obrigada pelo interesse pelo site e principalmente pelo assunto. Eu nãao tenho dúvida que a TMHB pode te auxilar e que você poderá ter ótimos resultados, no lugar da terapia que você está fazendo atualmente. Porém, para isso é necessária avaliação médica criteriosa e nunca devemos utilizar nenhum tipo de terapia hormonal sem rigoroso controle médico. O 7-keto-DHEA, embora seja um precursor hormonal bastante útil em algumas situações e livremente comercializaado nos EUA e Europa, NÃO tem sua comercialização liberada pela Anvisa em território nacional.
Abraço
sandra cristina disse em 31/10/11:
Prezada Dra. Reginalda e demais participantes,
Há algum tempo indaguei se os medicamentos bioideênticos faziam efeitos para todas as pessoas, pois eu ainda não havia sentido melhoras significativas depois de mais de 3 meses de uso. Como disse, tenho 49 anos e há dois anos começaram os devastadores efeitos da menopausa.
Agora já tem um ano que estou usando e valeu à pena ter insistido! De fato, tudo melhou, a disposição para prática de exercícios, para o sexo, para o trabalho. Passaram os calores, a depressão e o mau humor. Até perdi o peso extra adquirido. Estou com a pele mais viçosa, minha memória melhorou, enfim, esta valendo cada centavo investido em mim mesma. Aliás, toda a família concorda, principalmente meu marido, que nunca perdeu a esperança de ter a mulher que ele conheceu de volta. Faço este depoimento para encorajar a todos os que estão buscando esse tipo de tratamento, pois comigo está sendo um sucesso. Desejo o mesmo a todos e acho muito importante esse espaço!
Reginalda Russo Aguiar disse em 01/11/11:
Cara Erika,
Podem ocorrer variações na base ou veículo utilizado nas preparações porque as bases não são padronizadas, é a mesma coisa que adquirir produtos cosméticos de marcas diferentes, terão textura, cor, cheiro diferentes, mesmo que usem o mesmo princípio ativo. Normalmente estas diferenças não estão relacionadas com efeito, desde que sejam usados os hormônios adequadamente e sejam preparados adequadamente, farão efeito sim, para isso, temos feito cursos pelo Brasil e cada vez mais as farmácias estão conhecendo e se especializando. O que buscamos é um produto eficaz e agradável ao uso. A diferença das farmácias de manipulação é que podem personalizar o produto ao gosto do cliente dentro dos limites apropriados, então sugiro que você sempre converse com o farmacêutico sobre suas expectativas para encotrarem as melhores opções possíveis.
Saúde e sorte !
Reginalda Russo Aguiar disse em 01/11/11:
Caro Henrique, compreendo sua preocupação. Assim, vou de te esclarecer uns aspectos. Como te expliquei, exame de sangue sozinho não significa muito, é preciso saber como você está clinicamente também, seu médico certamente vem acompanhando. Lembra que te expliquei que mais importante é a quantidade de hormônio que está agindo do que aquela que está no sangue? Outro ponto, a terapía hormonal somente é recomendada em pacientes em declíio hormonal, este declinio acontece naturalmente na maioria das pessoas, em algumas os efeitos são devastadores por isso modulamos. Só faz sentido modular pessoas que já estão com a própria produção deficiente e isto infelizmente é um caminho sem volta, a produção normal não voltará sozinha, o declínio é gradual, porém definitivo. Outro ponto, o tempo, é um processo lento porque estamos devolvendo equilibrio. Por fim, é preciso confiança no médico e na terapia, o médico deve avaliar e ajustar quantas vezes necessário até o atingir objetivo. Sucesso!
Reginalda Russo Aguiar disse em 01/11/11:
Cara Sandra, fico muito feliz e grata pelo seu depoimento e tenho certeza que ajudará os participantes deste fórum e os leitores do site. Eu tenho ouvido depoimentos como o seu durante os últimos 10 anos e tenho convicção de que este é o caminho certo para a medicina. Foi importante mencionar a questão do tempo, sabemos que os efeitos do declínio hormonal algumas vezes são crueis e temos pressa para o resultado. Porém, é preciso lembrar que o processo de queda foi acontecendo de forma gradual, por isso demoramos a perceber, então é justo imaginar que o retorno ao equeilíbrio também seja gradual, foi isso que aconteceu com você, Sandra, e é assim com a maioria das pessoas.
Mantenha contato ! Te desejo muita saúde e sucesso !
Fabiana Geraigire disse em 03/11/11:
Boa Noite Dra. Reginalda
Tenho 35 anos e hoje passei por uma consulta com um médico especialista em reposição com bioidenticos. Fiquei bastante impressionada com os resultados que podem ser alcançados mas ao mesmo tempo insegura por se tratar de um assunto novo. Gostaria de saber se há idade minima para iniciar com esse tipo de tratamento.
Muito obrigada,
Fabiana.
Reginalda Russo Aguiar disse em 04/11/11:
Olá Fabiana, os resultados são impressionantes mesmo. o tema não é tão novo assim, é usada a 20 anos nos EUA e a 10 anos no Brasil, além disso, por tratar-se de uma terapia que tem por objetivo devolver o equilibrio hormonal natural a resposta é esperada e conhecida pelos médicos. Quanto ao momento de iniciar, não é tanto uma quetão de idade cronológica e sim de constatar que a produção hormonal está em queda e a idade em que isso acontece é variável de pessoa para pessoa. O principal fator é o declínio na produção hormonal que deve estar presente para começar a terapia e isto o médico constata pelos exames e pela ãvaliação clínica feita durante a consulta.
Boa sorte e mantenha contato !
claudia disse em 06/11/11:
Boa Noite
tenho 34 anos e hâ 1 ano nâo estou mestruando, tomo remêdio para depressâo,minha pele ta muita seca,fico muito irritada,meu libido praticamente sumiu,gostaria de saber como posso encontrar alguêm para passar os hormonios bio- identicos , pois nâo sei mais o q fazer tô desesperada.Gostaria de alguma solucao, minha medica mim indicou natifa-pro, mas eu fico com medo de tomar.por favor mim ajude.
claudia disse em 07/11/11:
BOM DIA , MORO EM ARACAJU-SERGIPE E AQUI NÃO TEM NEHUM MEDICO Q FAÇA (TMHB), ESTOU NA MENOPAUSA E GOSTARIA DE COMEÇAR URGENTEMENTE MINHA REPOSIÇAO, POIS SINTO MEUS OSSOS DOER, MEU LIBIDO NÃO EXISTE, MINHA PELE TA MUITO RESSECEDA , MEU CABELO CAI MUITO,DORES DE CABEÇA, TOMO REMEDIO PARA DEPRESSÃO, FAÇO DIETAS MAS CONTINUE ENGORDANDO,SINTO DORES NO CORPO E CANSAÇO, MINHA GINECOLOGISTA MIM INDICOU NATIFA-PRO MAS FICO COM MEDO DE TOMAR , PARA NÃO ENGORDA E TAMBEM PORQUE PODE CAUSAR OUTRAS SEQUELAS.POR FAVOR MIM AJUDE.MIM INDIQUE ALGUM MÉDICO.MUITO ORIGADA
henrique vargas disse em 08/11/11:
Oi doutora, desculpe o incômodo mas essa é a minha última pergunta. Tudo que você falou ficou muito claro para mim, só um pequeno detalhe que eu não tenho certeza do que interpretar. Entendi que a terapia só é indicada no caso de deficiência ou declínio e que uma vez que isso acontece, não há como recuperar. Suponhamos que meu caso não precisasse de terapia, por eu ter usado esses hormônios bioidênticos eu posso ter prejudicado a minha produção natural permanentemente? Para ficar claro o que eu estou perguntando : o fato deu eu ter usado seis meses hormônios significa que se eu parar, minha produção natural não será mais igual era antes?? obrigado novamente doutora
Eunice Martins disse em 11/11/11:
Dra Reginalda, tenho 62 anos de idade, entrei na menopausa aos 45 anos, tive todos os sintomas desagradáveis do climatério, fiz uso de TRH durante 10 anos e atualmente iniciei um tratamento com HB, ainda é cedo pra dizer que venho obtendo melhoras, mas estou muito esperançosa, principalmente ao ler os depoimentos de pessoas que fazem uso a mais tempo e já começam a colher bons frutos da persistência ao tratamento, quero saber mais sobre o assunto e gostaria de participar do encontro do dia 26 de novembro, não sou da área da saúde, mas mesmo assim gostaria de me aprofundar no assunto. Parabéns pelo site, encontrei muitos artigos interessantes, quero ler todos com muita atenção. Muito obrigada.
Eunice
Reginalda Russo Aguiar disse em 13/11/11:
cara Claudia, Natifa-pro não é um hormônio bioidêntico, eu tenho certeza que você ficaria muito mais satisfeita com os resultados da terapia hormonal bioidêntica.
Boa sorte !
Reginalda Russo Aguiar disse em 13/11/11:
Olá Henrique, fique à vontade para perguntar tudo que precisar, não se preocupe, pois eu considero a participação neste fórum enriquecedora para todos e sua dúvida pode ser a mesma de outras pessoas.
Bem, seu raciocínio está correto e existe sim a tendência de nosso organismo deixar de produzir substâncias se estas forem recebidas do meio externo, como os hormônios, por exemplo. Porém, isso acontece após longos períodos de uso, considero que 6 meses é pouco tempo para que isso ocorra. Caso você pare de usar, é bem provável que sua produção normal retorne.
Mantenha contato com o fórum e com o site !
Reginalda Russo Aguiar disse em 13/11/11:
cara Eunice,
De fato, a terapia hormonal bioidêntica demora um pouco para dar resultados como já comentamos, pois é o retorno do equilíbrio perdido, principalmente no seu caso que faz reposição a tanto tempo, é preciso certa paciência, mas tenho certeza que os resultados serão gratificantes.
O curso no dia 26 é voltado para profissionais de saúde, muito técnico, talvez não seja o mais indicado no seu caso.
Quando tivermos um evento para população anunciaremos no site também.
Mantenha contato !
ANA CAROLINA CANDIDO disse em 16/11/11:
Dra. Reginalda

Trabalho com manipulação de hormônios bioidênticos e não estou sabendo o que é o AMC a 1% que tem aparecido nas prescrições de bioidênticos e que também está discutido nesse fórum.

Aguardo.
Grata
Léa Alves Vieira disse em 22/11/11:
Dra. Reginalda, iniciei o uso dos bioidênticos há um mês. Gostaria de saber qual a relação hormônio X horário? Uso estradiol, progesterona e testosterona. Obrigada.
Liamara Martins disse em 23/11/11:
Dra. Reginalda estou com 40 anos e ja fiz alguns exames e o ginecologista, disse que estou na menopausa, engordei uns 20 kgs, e a um mes estou tomando aplause, e estrogenio conjugado 0.625, minha irritabilidade melhorou, mais engordei mais 3 ks, estou apavorada, e agora estou partindo para fazer uma consulta com um medico para tentar o bioidentico.
o que vc me diz.
Grata.
Vivian disse em 24/11/11:
Lamentavelmente eu possuo todos os desagradaveis sintomas aqui relatados, presente esse da Menopausa. Tive cancer de mama ha 4 anos. E tristemente descobri que nesse país em que vivo, só os mais abastados podem ter qualidade de vida e longevidade.Esse tratamento é muito caro, incluindo consulta médica,(ninguem atende por convenio).Hoje liguei para alguns médicos, tentando marcar uma consulta aqui em Curitiba, mas desisti em vista do alto custo.
DESCULPEM O DESABAFO.
Francis souza disse em 29/11/11:
OI Sou portadora do virus hiv, ainda não tomo medicamentos pois meu infectologista afirma que meu cd4 ainda não exige o coquetel,descobri o virus em 2004 me sinto bem e nunca tive nenhuma doença oportunista.Gostaria de saber quais beneficios terei fazendo a Modulação Hormonal e se quando precisar do coquetel se poderei fazer os dois tratamentos ao mesmo tempo.Desde ja agradeço!
Reginalda Russo Aguiar disse em 04/12/11:
Cara Ana Carolina,
Só posso te dizer alguma coisa sobre qualquer fármaco ou insumo se souber o nome científico da referida substância. Sobre nomes não oficiais eu não tenho conhecimento.

Atenciosamente
Reginalda Russo Aguiar disse em 04/12/11:
cara Lea,

O ideal é usar a progesterona no fim do dia, é um relaxante e melhora as condições do sono, para a testosterona é o contrário, deve ser usada pela manhã, para aumentar energia física e mental e também é pela manhã nosso pico de produção. Estradiol costuma ter uma liberação mais lenta e permanecer circulando de forma mais uniforme no decorrer do dia, por isso não tem muita interferência no horário, mas em geral, usar pela manhã.
Atenciosamente
Reginalda Russo Aguiar disse em 04/12/11:
Cara Liamara,
Perdoe-me a franqueza mas realmente este tratamento não vai te ajudar em nada, tende a não emagrecer e começar a ter outros efeitos indesejáveis. estrog~enio conjugado é uma substtância estrogênica NÃO-BIOID~ENTICA
Reginalda Russo Aguiar disse em 04/12/11:
Liamara, continuando sua resposta que ficou cortada:
então estrogênio conjugado está em desuso devido a seus efeitos prejudiciais e o fitohormônio, Aplause, nessa fase que você provavelmente está vai te projudicar ainda mais, pois vai impedir a ação dos hormônios que seu organismo ainda produz. Por isso, eu sugiro, se você realmente quer recuperar o equilíbrio hormonal, deve buscar terapia hormonal bioidêntica, com hormônios bioidênticos
Boa sorte !
Reginalda Russo Aguiar disse em 04/12/11:
Cara Francis,
A necessidade ou não de modulação hormonal depende da condição clínica e hormonal de cada paciente e é avaliada pelo médico atráves de avaliação clínica e laboratorial. Em todo caso a avaliação hormonal é independente de sua condição soro-positiva e a terapia hormonal não é conflitante com o coquetel, caso você venha a precisar dele.
Boa sorte !
Josiane da Silva Monnerat disse em 13/12/11:
Boa tarde Reginalda. Tenho 57 anos e estou usando a Modulação Hormonal Bioidêntica há 5 meses e estou me sentindo ótima.Entrei na menopausa aos 44 anos, e me cuidei com homeopatia e acupuntura até os 52 anos, quando comecei a tomar Livolon, e agora TMHB.Estou tomando o 7 Keto - Dhea, e gostaria de saber se as marcas do Dhea que encontrei no site www.ebay.com são confiáveis, qual a que você me recomendaria, e se há muita diferença entre o DHea e o 7 Keto. Abs.
Reginalda Russo Aguiar disse em 14/12/11:
Cara Josiane,
Fico feliz que esteja se sentindo bem com TMHB e com seu depoimento neste fórum. Sugiro que utilize as marcas sugeridas por seu médico. O 7-keto é precursor direto do DHEA, o objetivo de ambos é o mesmo, mas tem algumas diferenças na absorção e efeitos clínicos, por isso o médico opta por um ou outro conforme cada caso.
Boa sorte !
Mistergh disse em 19/12/11:
ola Dr Reginalda!meu nome é nasser. Faço o uso de testosterona bioidentica a 3 meses, uma concentraçao baixa, segundo o medico, apenas para regular minha testosterona. Uso 1 pump por dia antes de dormir, 10mg por pump.
Minha testosterona caiu apos eu fazer o uso de alguns antidepressivos, e ansioliticos, tive minha libido comprometida tambem.
Hoje com a testosterona bioitentica estou bem melhor, tenho 30 anos.
Minha duvida é; eu estando usando esta testosterona gel, minha producao endogena de testosterona estara inibida? Vou ter que fazer o uso dela pa sempre? E se eu parar, minha producao de testosterona nao estara inibida? Segundo o medico, como a dose é baixa, ela nao inibe o eixo, e o organismo entende-se que a testosterona gel bioidenia, é produzida pelo proprio organismo, isso procede? Muito obrigado
rossana disse em 19/12/11:
Lendo sobre os hormônio Bioidenticos, tenho que deixar aqui o meu depoimento.
Fiz uso desses hormônio durante 2 anos e sempre com a esperança que desse certo. Mero engano. gastei horrores, pois é muito caro. e não adiantou nada.
não deu certo mesmo. continuei com calorões noturno, irritabilidade, secura vaginal, falta de libido. até que acordei e parei de gastar tanto em algo que não adiantava nada.
Anna disse em 23/12/11:
Boa noite , comecei a pouco tempo com os hormonios , tenho duvidas a respeito do pregnonolona, vc pode falar um pouco dele , e tomae o dhea junto o que acha , meu maiornproblema e a depressao , acho que eles podem me ajudar ? Desde ja agradeço
Reginalda Russo Aguiar disse em 26/12/11:
Caro Nasser,
Como eu costumo dizer aos participantes do fórum e a todos que me perguntam, a terapia será benéfica sempre que o organismo está com a própria produção hormonal em declínio e por isso mesmo, não é somente uma questão de idade cronológica e sim de vários outros fatores que podem prejudicar a produção hormonal, no seu caso aparentemente o tratamento com antidepressivos. Sobre a dose, seu médico está adequando ao seu caso e sua necessidade, e também pode variar muito. Não se preocupe em inibir a sua produção hormonal, pois o benefício é maior do que esse risco. O mais importante é a confiança na terapia e no médico.
Boa sorte !
Reginalda Russo Aguiar disse em 26/12/11:
cara Rossana,
Agradeço seu depoimento e sua opinião é muito bem vinda. Eu sinto muito pela sua experiência desfavorável e aproveito para lembrar que por tratar-se de uma terapia totalmente individualizada, o que acontece nesses casos é que não foi possível chegar a sua terapia ideal, por isso você não se beneficiou dos resultados. Nos casos que tive a oportunidade de acompanhar, sempre chegavamos nos resultados, em tempos bem variáveis, que podem ser semanas ou anos, mas nunca deixamos de atingir os objetivos.
Atenciosamente
Reginalda Russo Aguiar disse em 26/12/11:
cara Anna,
Pregnenolona é um precursor dos nossos hormônios, por isso quando utilizamos na terapia, vai estimular nossa produção hormonal, e também auxilia na nossa memória e inteligência. O DHEA, é um precursor de alguns hormônios e age como um antidepressivo, além de outros vários benefícios. É comum serem usados ao mesmo tempo na terapia hormonal.
Boa sorte !
Liamara Martins disse em 26/12/11:
Olé, Vivian, meu nome e Liamara moro tbem em Curitiba, realmente concordo plenamente com o que vc falou, mais vou te falar uma coisa, se vc puder deixar de lado alguma coisa e investir na tua SAUDE vale a pena comecei a um mês meu tratamento com Dr. Alessandre Samwaya Tauille, e ja estou me sentido melhor, realmente e MUITO CARO mais acho que o que mais vale na nossa vida e a SAUDE, depois o resto a gente da um jeito.
Bjs
Vivian disse em 26/12/11:
oi Liamara, já estou me tratando há 4 dias e me sinto bem melhor, eu estava derrubada mesmo, os medicamentos custaram 450,00 , os exames mais 400,00, mas não serão efetuados todo mes, a consulta saiu até barato em vista de outros, 190
Mas quantas pessoas podem arcar com essas despesas ?Nos países de 1º mundo é vendido livremente em supermercados, porque que no Brasil temos que ser tão explorados pelos governantes em todos os sentidos ? Impostos,indústria farmaceutica,etc.
Liamara Martins disse em 27/12/11:
Oi, Vivian vc pode me passar o nome do medico que vc esta indo, derepente alguem precise eu posso indicar, pq eu pago mais caro um pouco a consulta, acho que quando a coisa e boa devemos indicar para outras pessoas tbem.
se vc tem MSN me adicione podemos conversar....LIAMARAMARTINS@HOTMAIL.COM
leda faccini disse em 01/01/12:
Ola sou a Leda minha experiencia com hormonios bioidenticos ate agora nao foi boa,tenho 55 anos tomo ha 6 meses e ainda nao senti melhora alguma a nao ser os suores noturnos que passaram,tomo progesterona 200mg,progesterona 05 mg para passar no corpo e e so oque a minha medica me deu.estou com um cisto de 0.7 cm no ovario me doifalta de libido dor na pnetraçao,insonia terrivel,unhas fracas irritabilidade alteraçao de humor.SOCORRO. O que faço? troco de medica acredito eu, me ajudem
Vivian disse em 01/01/12:
Ieda
foi somente progesterona que a médica de receitou ? eu estou tomando indol 3 carbinol,pregnolona,estriol,estradiol,ômega 3 alem de progesterona bioidentica, desses estriol e estradiol são para depressão inclusive, além de inumeros beneficios.Os efeitos se fazem sentir a partir de 15 dias. Eu iniciei o tratamento dia 22/12 já sinto melhora, mas se eu não tiver satisfeita em 30 dias, procuro outro médico.
vera baptista disse em 14/01/12:
Olá , som a Vera, 55 anos tomo tibolona há 8 anos e tenho muita irritabilidade, cansaço, insônia, além de engordar (mesmo fazendo academia) minha pele apresenta manchas. Começei a utilizar TBHB há 2 dias, progesterona 1ML , num frasco , outro de testosterona 1mL e outro E OUTRO com estriol e estradiol 1,5 ML 1 X AO DIA, posso usar todos juntos? no mesmo turno?
sueli disse em 17/01/12:
Olá, minha médica me receitou melatonina 3mg para dormir. Gostaria de saber se esse hormônio é bioidêntico e se ele realmente dá resultado, fico preocupada com efeitos colaterais,pois o mesmo não veio bula. Li sobre melatonina na net e tem opinioes diferentes,uns dizem que é ótimo, outros não.Aguardo sua opiniao.Grata.
flpgullard disse em 20/01/12:
Este artigo da SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA é bastante esclarecedor! Acredito que qualquer dúvida quanto ao uso de hormônios, é necessário consultar o MÉDICO ENDOCRINOLOGISTA, PROFISSIONAL QUE PRESCREVE E COM QUALIFICAÇÃO PARA NOS ORIENTAR.

http://www.endocrino.org.br/hormonios-bioidenticos/
Silvana Pereira disse em 22/01/12:
Ola!
Meu nome é Silvana, tenho 48 anos e ainda menstruo. Passei em consulta com ginecologista que solicitou alguns exames e ela informou que estou com deficit de hormónio. Receitou o Suprema, porem não me senti bem com ele, tive muita dor de cabeça, seios e pernas inchadas. Moro em São Paulo - SP. Quero saber se existe algum médico so SUS que trabalhe com hormonio Bioidentico, ou onde posso encontrar um médico com o preço da consulta mais acessível.

Grata
Rosa disse em 26/01/12:
Silvana, se descobrir um médico pelo SUS informe. Por enquanto, você pode ligar para o meu médico que tem preço acessível Dr. Jayme Bulhões (11) 2674-9399. O consultório fica a 1 quadra da estação de metrô.
Reginalda Russo Aguiar disse em 31/01/12:
Olá, gostaria de parabenizar os participantes pelas contribuições e troca de experiências que são, com certeza, enriquecedoras. Aproveito para reforçar alguns comentários que tenho feito. Os tratamentos são individuais e quanto mais personalizados melhor o resultado, assim a terapia varia muito de pessoa para pessoa, lembrem-se que cada um de nós é único e tem necessidades diferentes. Em TMHB não existe regra fixa nem para o tipo de hormônio e nem para o tempo necessário para o efeito pleno que varia muito também. Assim sugiro, escolher profissionais de sua confiança (médico e farmácia) e confiar na terapia, os resultados serão gratificantes. Por essas razões mencionadas, somente acreditamos em TMHB orientada e acompanhada por profissioais médicos. Não devemos nunca utilizar hormônios sem prescrição médica. Infelizmente ainda não é um tratamento oferecido pelo SUS, somente em clínicas particulares, mas os valores tem ficado cada vez mais acessíveis e essa é uma tendência.
Boa sorte !
Reginalda Russo Aguiar disse em 31/01/12:
Olá, gostaria de parabenizar os participantes pelas contribuições e troca de experiências que são, com certeza, enriquecedoras. Aproveito para reforçar alguns comentários que tenho feito. Os tratamentos são individuais e quanto mais personalizados melhor o resultado, assim a terapia varia muito de pessoa para pessoa, lembrem-se que cada um de nós é único e tem necessidades diferentes. Em TMHB não existe regra fixa nem para o tipo de hormônio e nem para o tempo necessário para o efeito pleno que varia muito também. Assim sugiro, escolher profissionais de sua confiança (médico e farmácia) e confiar na terapia, os resultados serão gratificantes. Por essas razões mencionadas, somente acreditamos em TMHB orientada e acompanhada por profissioais médicos. Não devemos nunca utilizar hormônios sem prescrição médica. Infelizmente ainda não é um tratamento oferecido pelo SUS, somente em clínicas particulares, mas os valores tem ficado cada vez mais acessíveis e essa é uma tendência.
Boa sorte !
Reginalda Russo Aguiar disse em 31/01/12:
Vera,
O ideal é utilizar a testosterona pela manhã e a progesterona a noite, pois é assim que são produzidos no nosso organismo e simulamos o nosso próprio funcionamento. O estradiol com estriol pode ser usado tanto pela manhã como a noite, como for mais conveniente.
Reginalda Russo Aguiar disse em 31/01/12:
Sueli,
A melatonina é um hormônio produzido pelo nosso corpo por uma glândula chamada pineal localizada no nosso cérebro, é fundamentsl para nosso bem-estar e entre outras funções é responsável pelo nosso processo de sono e vigília (ou seja o dormir e despertar). Como todos os outros hormônios pode entrar em declínio em algum momento da vida e sua falta tem efeito devastador no nosso organismo, da mesma forma, seu excesso também é prejudicial. Assim, já podemos deduzir porque seu uso em terapia é tão controverso, e são tantas opiniões diferentes. O mais importante é saber que somente devemos fazer uso dela quando adequadamente prescrito e acompanhado por um médico e nunca por conta própria.
Rosa disse em 31/01/12:
Pode-se manipular a melatonina?
Meu médico prescreveu melatonina sub-lingual 3mg
120 cápsulas custam 115,00 + frete de 10,00 = 125,00 é muito caro!
Gostaria de saber se tem alguém tomando melatonina e se confirma os seus efeitos 'soníferos', porque tenho que tomar 0,5mg de zolpidem (stilnox) pra dormir. Meus fitoterápicos 'não me derrubam' (composto de valeriana+melissa+molugu)Obrigada
Rosa disse em 31/01/12:
Pode-se manipular a melatonina?
Meu médico prescreveu melatonina sub-lingual 3mg
Mas, 120 cápsulas custam 115,00 + frete de 10,00 = 125,00 é muito caro!
Alguém tomando melatonina confirma seus efeitos 'soníferos'? por favor, entre no forum e responda.

Durmo com 0,5mg de zolpidem (stilnox), porque meu composto fitoterápico de valeriana+melissa+molugu 'não me derruba! Obrigada
Reginalda Russo Aguiar disse em 31/01/12:
Rosa,
Como ainda não existe um produto registrado com melatonina no Brasil, sua importação e comercialização não é permitida pela Anvisa. Embora seja prescrita e comercializada em muitos países, no Brasil não pode ser manipulada.
Como explicado anteriormente é o hormônio responsável pela indução do sono, regulado pela intensidade de luz, produzimos melatonina naturalmente no fim do dia após o entardecer para indução do sono.
sandra disse em 01/02/12:
Drª Reginalda ,

Tenho 45 anos e recentemente fui a um médico que trabalha com modulação hormonal e esta me prescreveu hidrocortisona para tratamento de fadiga adrenal.
Ocorre que meus níveis de Cortisol Basal e DHEA apesar de estarem baixos ainda estão dentro da faixa considerada normal para o labolatório.O que me preocuparam foram os hormônios tiroidianos que apesar de estarem dentro da faixa considerada normal para o labolatório estes estão bem baixos ainda mais se comparados com o último exame que fiz , estão decaindo muito ano a ano.
Foi prescrito iodo /iodeto de potássio e hidrocortisona.
Estou muito receosa de tomar a hidrocortisona, principalmente pq muitos dizem que este medicamento engorda. De fato a hidrocortisona engorda?
sueli disse em 01/02/12:
Rosa,minha médica me receitou melatonina 3 mg, tomei durante 13 dias e não vi nenhum resultado, pelo contrário me tirou o sono e ainda me deu uma dor de cabeça que não passa. NOrmalmente não tenho dor de cabeça, acho que foi a melatonina que desencadeou a dor. Quanto ao preço eu paguei 138,00 por 120 cps.
Reginalda Russo Aguiar disse em 02/02/12:
Sandra,
Atualmente a conduta médica é aliar o resultado de exames laboratoriais com a avaliação clinica, ou seja, o estado clinico geral, histórico de doenças, etc. Aquelas faixas mínimas e máximas que aparecem no exame são indicadores que nunca são avaliados sozinhos, imagine que, quando os resultados estão fora da faixa, acima ou abaixo, é um quadro de doença e a TMHB é uma terapia de carater preventivo também, por isso em TMHB não faz sentido esperar os níveis hormonais cairem abaixo do mínimo para pensar em tratar. O médico observa tendências de declínio. Com relação a fadiga adrenal, é fato hoje o declinio da nossa hidrocortisona e o prejuízo da sua falta, a controversia é quando se deve usar ou não, é preciso uma avaliação muito criteriosa e a indicação correta, bem como manter o equilibrio dos outros hormônios, o médico prescritor conhece isso tudo, então, o importante é você ter confiança no seu médico. Importante, uma TMHB bem indicada não engorda.
Boa sorte !
sandra cristina disse em 02/02/12:
Prezada Rosa,
Eu tomo melatonina 3 mg há cerca de um ano e tive uma excelente resposta. Mas o medicamento não funciona como um daqueles remédidos convencionais para dormir. O sono vai sendo regularizado aos poucos, ou seja, não acontece de vc tomar e dormir quase imediatamente. O sono vem chegando naturalmente, depois de algum tempo de uso e, no meu caso, a qualidade do sono melhorou significativamente. Eu não fazia uso de remédios para dormir anteriormente, portanto, não sei se no seu caso vá fazer o e mesmo efeito. Sucesso no tratamento! abçs, Sandra
Cristine disse em 05/02/12:
Prezada Reginalda e demais participantes, gostaria de divulgar o livro "Energia - A importância do equilíbrio hormonal", do Dr.Imar Crisógno Fernandes (Goiânia).Esse excelente profissional é um pesquisador do uso de hormônios bioidênticos já há algum tempo. O livro foi lançado recentemente e acho que é interessante compartilhar com vcs essa obra prima. Obrigada
keiti elen disse em 12/02/12:
olá,faço uso do gel de pregnenolona 50mg há 4 meses, gostaria e saber por quanto tempo posso passar e se existe contra indicação de tomar anti concepcional junto?
Pq fui diagnosticada com depressão, mas nunca me conformei de tomar psicotrópicos, um dia li sobre a modulação hormonal e comecei a pesquisar, foi aí k comecei a usar o bioidêntico pregnenololona, nunca mais tomei o anti depressivo!Minha vida, ritmo e aspecto fisiológico voltou ao normal como quando eu tinha até os 25 anos, agora estou com 33.
Silvana Pereira disse em 12/02/12:
Olá Rosa!
Muito obrigada por mandar o telefone do seu médico. Você pode me dizer quais são os exames que ele solicita? Assim já posso providenciar antes de passar na consulta.
Abraços
claudia disse em 12/02/12:
OLA MENINAS!
BOA NOITE ,GOSTARIA DE SABER SE ALGUMA DE VOCÊS CONHECE UM MEDICO Q FAZ MODULAÇAO HORMONAL BIO-IDENTICOS POR UM PREÇO MAIS ACESSIVEL EM SALVADOR, POIS O MEDICO Q ESTOU INDO A CONSULTA É 300,00 E O EXAME ELETROSOMATOGRAMA TB É 300,00 MUITO CARO ,GOSTARIA DE ENCONTRAR UM MEDICO ,COM UM PREÇO MELHOR.OBRIGADA.
Silvana Pereira disse em 12/02/12:
Olá! Gostaria de saber quais os exames solicitados pelo medico que trabalha com modulação hormonal com bioidênticos.
Grata
Reginalda Russo Aguiar disse em 13/02/12:
Olá Cristine,
Muito obrigada por compartilhar, a indicação do livro será muito útil a todos.
Sucesso !
Reginalda Russo Aguiar disse em 13/02/12:
Ola Keiti,
A pregnenolona é um precursor hormonal e que também tem uma função importante no funcionamento no nosso sistema nervoso e humor, por isso você tem se sentido tão bem. Porém, assim como todos os outros hormônios somente deve ser utilizado sob acompanhamento e prescrição médica, pois interfere em toda a nossa produção hormonal natural, que nosso seu caso, aos 33 anos, provavelmente ainda não entrou em declínio. O uso de anticoncepcionais hormonais orais é imcompatível com a terapia com hormônios bioidênticos.
Boa sorte !
Reginalda Russo Aguiar disse em 13/02/12:
Olá Silvana,
Os exames solicitados servem para traçar o perfil fisiológico e metabólico e apoiar o médico na avaliação e podem depender de cada caso, o médico pode optar ou não por determinado exame baseado na avaliação preliminar, depende de cada paciente. Portanto, sugiro que marque uma consulta antes e siga as orientações do médico, assim evitará de fazer exames desnecessários no seu caso ou então de ter que voltar ao laboratório após a consulta.
Boa sorte
Rosa disse em 13/02/12:
Cara Silvana, os exames são individualizados. Alguns demoram 30 dias e exigem senha do convênio. O laboratório nem sempre pode realizar 'por contrato' todos os exames. Assim, prepare-se para fazer exames em mais de um laboratório. E se tiver que pagar algum, faça cotação antes.
Exemplos de exames que talvez você tenha que fazer:
2. CA 125 e CA 19-9
3. Fibrinogênio
4. Potássio
5. PTH
6. Sorologia para Hepatite C e B
7. Antitireoglobulina
8. Antitireoperoxidase
9. CEA
10. Cortisol 8 hs
11. CPK
12. Ferritina
13. Glicemia de jejum
14. Glicemia pos prandial 2h após almoço
15. Hemoglobina glicosilada
16. IGF bp3
17. IGF I
18. Insulina de jejum
19. Insulina pos prandial 2h após almoço
20. PCR (US)
21. S DHEA
22. SHBG
23. Sódio
24. Sorologia toxoplasmose e citomegalovírus
25. Tiroxina livre
26. Triiodotironina livre
27. TSH, T3, T4
28. Tireoglobulina
29. Vitamina B12
30. Vitamina D3
keiti elen disse em 13/02/12:
Obrigado pela resposta,qual tipo de exame devo fazer pra checar se meus hormônios estão em níveis normais?Será que pela rede publica consigo realiza-los?
Ivan Lima disse em 18/02/12:
Dra. Reginalda

Tenho 49 anos e tenho alergia no couro cabeludo e tenho queda de cabelo.
Meu estradio é alto e o médico me receitou progesterona bioidentica ( creme ) e hidrocortisona bioidentica em capsulas de 10 MG ( 3 capsulas por dia ).

Gostaria de saber se mesmo sendo bioidentico eles podem apresentar efeitos colaterais. Estou preocupado porque me disseram que cortisona causa queda de cabelo.

Grato pela atenção,

Ivan Lima
Reginalda Russo Aguiar disse em 18/02/12:
Caro Ivan,
Os hormônios bioidênticos tem os mesmos efeitos dos hormônios produzidos no nosso corpo, assim, devemos lembrar que hormônios em desequílibrio podem causar efeitos indesejáveis sejma os produzidos pelo nosso corpo e também os bioidênticos. Portanto, os efeitos indesejáveis ou colateraais são decorrentes de um desequilíbrio na terapia que pode ser ajustado após uma re-avaliação. A queda capilar tem inúmeras causas, no seu caso, é preciso que o médico investigue para tratar adequadamente a causa.
Atenciosamente
vera baptista disse em 22/02/12:
Olá, gostaria de saber se alguem já experimento o Melatonina 25mg, pois comprei nos EUA, e tomei o 2° comprimido e passei a noite com pesadelos, sono pesado e me acordando bem tonta, tanto eu, quanto o meu marido...Alguém já pssou por esta experiência??
José Maria Carpinetti disse em 23/02/12:
Normalíssimo, depois de uma semana acaba.
Rosa disse em 23/02/12:
Cara Vera, segundo o Centro Médico da Universidade de Maryland – USA “Não há nenhuma dose recomendada de melatonina. Diferentes pessoas têm diferentes respostas aos efeitos da melatonina. Doses mais baixas parecem funcionar melhor em pessoas mais sensíveis. Doses mais altas podem causar ansiedade e irritabilidade. A melhor abordagem para qualquer condição é começar com doses muito baixas, perto da quantidade produzida pelo nosso corpo: <0,3 mg por dia. Use sempre a menor dose possível e vá ajustando (com ajuda do seu médico) até obter o efeito desejado. [...] Algumas pessoas podem ter sonhos vívidos ou pesadelos quando tomam melatonina. Tomar melatonina demais pode atrapalhar o ritmo circadiano (seu relógio biológico).
http://www.umm.edu/altmed/articles/melatonin-000315.htm
University of Maryland Medical System
Marcia Elisa matias disse em 27/02/12:
Gostaria de indicação de um bom médico(s) de campinas, que indicam hormônios bioidênticos.
Obrigada
RENILDO DA SILVA FLORES disse em 02/03/12:
Temos recebido em nossa farmácia várias solicitações de pessoas querendo usar hormônio bioidênticos, mas gostaria de salientar que assim como outros medicamentos, os bioidênticos também só devem se usados com indicação médica.

A diferença básica dos hormônios bioidênticos em relação aos não bioidênticos é que os bioidênticos são cópias perfeitas dos produzidos pelo nosso organismo.

O médico é o profissional que irá solicitar exames e repor apenas os que estiveram abaixo do necessário com o objetivo de buscar o equilibrio entre eles.

No site www.bioidenticos.com.br você encontra uma lista de médicos que trabalham com hormônios bioidênticos em Ipatinga/MG.
Ana Cristina de Oliveira disse em 16/03/12:
Olá, pesquisando sobre alguns medicamentos para quando chegar na ginecologista poder falar a respeito para ver a opinião dela, encontrei esta página a qual veio me enriquecer, pois eu desconhecia sobre hormônios bioidênticos. Assim, gostaria de pedir algumas informações:
Existe algum anticoncepcional extremamente confiável para não se ter filhos, que não engorde a mulher que vier a usá-lo e que seja baseado na formulação bioidêntica?
E se existe, quais são os benefícios do mesmo, por ser bioidêntico... ou seja, ele teria menos efeitos colaterais, comparado aos anticoncepcionais que comumente são usados? Quais são os laboratórios realmente confiáveis, que trabalham com bioidênticos?
E, a propósito, eu posso indicar a minha médica para entrar em contato contigo, caso ela esteja meio por fora do assunto ou se sinta meio intimidada ainda acerca dos hormônios bioidênticos?
Grata por este site tão informativo.
Do mesmo, grata por sua atenciosidade.
Reginalda Russo Aguiar disse em 19/03/12:
Cara Ana Cristina,
Que bom que gostou do site, sua participação é sempre bem vinda. A terapia de modulação hormonal com bioidênticos tem por objetivo devolver equilíbrio de hormônios em declínio ou com produção insuficiente pelo organismo, por isso nenhuma terapia bioidêntica atuará como anticoncepcional, pois, exceto os métodos anticoncepcionais naturais como preservativo e diafragma, os anticoncepcionais hormonais, atuam "desequilibrando" seu metabolismo hormonal e desse modo impedindo a gestação. Por isso não existe uma terapia bioidêntica anticoncepcional. Os métodos anticoncepcionais hormonais tem todos, em geral, elevada confiabilidade, são escolhidos de acordo com cada paciente e sua ginecologista poderá escolher a melhor opção no seu caso. Você pode indicar o site para sua médica com certeza, e ela pode ficar à vontade para entrar em contato, será muito bem-vinda também.
Boa sorte.
Camila Koehler disse em 29/03/12:
Boa noite Reginalda,

Tenho dúvida quanto a escolha da base adequada para os hormônios bioidenticos transdérmicos. Até hoje usava o gel de PLO que é transdérmico, mas que não agrada muito aos médicos e pacientes na questão sensorial. Conversando com colegas, muita gente não utiliza base transdermica usa gel de carbopol ou loção não ionica usando o argumento que os hormonios por si só já tem uma permeação ótima. E agora está disponivel no mercado o Pentravan, uma base transdermica que tem um toque excelente, porém como é uma base pronta a matriz fosfolipidica não engloba o fármaco para carrea-lo. Na sua opinião qual a melhor opção?
Liamara Martins disse em 02/04/12:
Boa tarde, Dra Reginalda, mais uma vez estou passando por aqui, so para deixar meu comentario, estou fazendo tratamento modulação hormonal e estou outra pessoa, nosssa e muito bom, só o preço que é salgado, mais esta valendo a pena, a todos que desejam fazer esse tratemento vale a pena.
estou fazendo uso de varios medicamentos uns deles são Testosterona, progesterona, estradiol, vitamina A.
começei faz uns 3 meses estou me sentido ate menos inchada.
Bjs a todos.
Reginalda Russo Aguiar disse em 11/04/12:
Cara Liamara,
Os comentários e principalmente as experências são sempre muito bem-vindos para troca de informações e esclarecimentos das pessoas que nos acompanham. Fico muito feliz com seus resultados positivos, tenho certeza que estamos no melhor caminho. De fato, a terapia não é tão barata quanto gostaríamos que fosse, mas devemos lembrar que estamos trabalhando no campo da prevenção e que tratar das doenças sempre será mais caro tanto financeiramente quanto fisica e emocionalmente, lembre disso !
Boa sorte e saúde sempre !
Rosa Meiler Baptista disse em 11/04/12:
Marina (de Santos)

Gostaria de saber qual médico em Santos você está indo, e como está o seu tratamento de modulação hormonal ? Ele atende pela UNIMED ?
A Leven realmente é uma farmácia muito conceituada a confiável aqui na cidade.
Obrigada pelo retorno.
Marina disse em 11/04/12:
Oi Rosa. Sim, continuo meu tratamento! Aliás, não deixo mais. Melhoro a cada dia. Meus últimos medicamentos comprei na Leven mesmo. Mas já comprei também na de Floripa. Estou ainda na fase de testar qual é mais eficiente. Mas sei que da Leven são bons sim. Meu médico não atende por convênio. A consulta com ele custa R$ 300,00, mas acho que teve aumento: foi para R$ 400,00. O nome dele é Alcebíades Pereira Júnior. Você pode encontrá-lo na Clínica Vasquez, fica no Gonzaga, tel.:38770130. Qualquer dúvida pode perguntar.
Boa sorte.
Marina
graça disse em 17/04/12:
Boa tarde,dra.Reginalda!
Poderia me indicar algum medico que atende em Sao paulo, ou no abc?
Eu tambem estou com os mesmos sintomas destas mulheres,tenho 51 anos,e nao estou prestando pra nada!
Muito grata
Graça
Rosa disse em 17/04/12:
Graça, vá no meu médico Dr. Jayme Bulhões (11) 2674-9399, tem preço acessível e o consultório fica a 1 quadra da estação de metrô. Não é bom, é ótimo!!!!
graça disse em 18/04/12:
Olà Rosa,
Eu vou marcar com consulta com ele,te agradeço pela dica.
Voce està se sentindo bem, com este tratamento?
Obrigada.
Rosa disse em 18/04/12:
Sim, estou melhorando... entretanto, é necessário dar tempo para que o corpo reaja ao tratamento. No meu caso, demorou uns 3 meses pra começar a sentir uma melhora, porque vinha de longos anos de mal-estar, uma condição quase crônica. Aquele estado em que você não está doente, mas também não se sente bem, sente que perdeu muita qualidade de vida, que não é mais a mesma. Acredito que aquelas mulheres com sintomas mais recentes respondam ao tratamento mais rapidamente. Tomara que seja o seu caso. Boa sorte, Graça.
Reginalda Russo Aguiar disse em 20/04/12:
Cara Graça,
Eu endosso a sugestão da Rosa, o dr. Jayme é parceiro do site e você encontra o endereço e tel dele no link ONDE ENCOnTRAR
Boa sorte !
Reginalda Russo Aguiar disse em 20/04/12:
Rosa,
Obrigada pela participação, acho importante depoimentos como o seu, realistas e oportunos, assim certamente está ajudando e incentivando as pessoas em busca de soluções para as angústias e esclarecimento para as dúvidas.
Saúde sempre !
graça disse em 20/04/12:
Obrigada Reginalda,
Eu ja marquei a consulta com dr.Jaime.
Abraço
Camila Koehler disse em 21/04/12:
Camila Koehler disse em 29/03/12:
Boa noite Reginalda,

Tenho dúvida quanto a escolha da base adequada para os hormônios bioidenticos transdérmicos. Até hoje usava o gel de PLO que é transdérmico, mas que não agrada muito aos médicos e pacientes na questão sensorial. Conversando com colegas, muita gente não utiliza base transdermica usa gel de carbopol ou loção não ionica usando o argumento que os hormonios por si só já tem uma permeação ótima. E agora está disponivel no mercado o Pentravan, uma base transdermica que tem um toque excelente, porém como é uma base pronta a matriz fosfolipidica não engloba o fármaco para carrea-lo. Na sua opinião qual a melhor opção?
Mary Oliveira da costa disse em 27/04/12:
Drª Reginalda, bom dia!
Tenho 48 anos e comecei a usar biodênticos em julho/2011(testosterona e pregnenolona (gel transdérmico)/vit A e D/Iodo e Pool de lactobacílos), me senti muito bem mesmo.
Agora meu médico me receitou também o progesterona, comecei a sentir dores na nuca e tontura, parei de passar o gel e melhorou os sintomas, voltei a utilizar 3 semanas depois, agora voltou uma leve dor na nuca e dores no corpo, gostaria de saber se isto é normal? e também gostaria de saber se progesterona e testosterona faz bem ou mal para os ossos?
Mary Oliveira Costa
Mary Oliveira da costa disse em 27/04/12:
Oi Marina tudo bem com você?
Agora nosso médico incluiu na lista de reposição progesterona em gel transdérmico, senti dores na nuca e tontura, parei de usar e após 3 semanas voltei a passar o gel, estou sentindo umas dorzinha contínua na nuca e dores estranhas no corpo, você já utilizou este hormônio? se sim o que sentiu?
Lí que vc voltou a manipular na farmácia de Santos, você poderia me dizer o motivo? pois ainda estou fazendo os remédios naquela farmácia do Sul.
Mary Oliveira
Marina disse em 27/04/12:
Oi Mari! Tudo bem comigo. Sim, já usei a progesterona. Somente nesta última leva, que teve início em fevereiro, é que ele não me receitou a progesterona. Estou somente com estriol e testosterona. A progesterona utilizei durante todo o ano passado. Não senti o que você relata. Pelo menos não fiz nenhuma ligação com a progesterona. Como esses sintomas podem ser creditados a muitas outras coisas (resfriado, gripe...)fica difícil saber de onde vem. E certamente já tive esses sintomas fazendo a reposição, mas também já tive gripe. Assim que fica difícil para mim fazer essa relação. No seu caso, se você não tiver dúvidas de que é a progesterona, o melhor é conversar com ele, não!? Voltei a fazer na Leven porque os preços, neste último semestre, estavam mais baixos. As duas farmácias são boas, o"sal" é o mesmo, mas quero tirar a dúvida quanto à eficácia dos medicamentos. Talvez o excipiente de floripa seja mais eficiente. Os próximos farei em Floripa ou no Ceará. Abraço.
Marina disse em 28/04/12:
Olá dra. Reginalda. Sei do seu conhecimento a respeito do assunto bioidênticos, mas não sei se você ministra estes hormônios. Já participo deste fórum há algum tempo e gostaria de saber onde você clinica. Tenho algumas dúvidas, agradeço alguma orientação sua. Tenho visto alguns comentários em outros fóruns, de pacientes, que, segundo seus médicos, não se deve ministrar o estriol sem o estradiol e a progesterona. Como estou com o estriol e testosterona somente, queria saber se, na sua concepção, é inadequado, ou se realmente depende dos resultados de exames individuais. Outra dúvida que tenho: estou tomando 7 keto DHEA. A dosagem de 100mg diária é adequada para mulheres? Me sinto muito bem, meu ânimo se eleva e tenho mais energia com 7 keto. Estou sempre atenta às informações que surgem na área e quero parabenizá-la pela criação deste fórum que, tenho absoluta certeza, é esclarecedor para muitas mulheres, como foi para mim, logo que conheci o tratamento.
Obrigada,
Marina Quevedo
A.Carlos disse em 19/05/12:
Cara Dra. Reginalda. Estou a iniciar uma modulação hormonal e entre os medicamentos prescritos pelo meu médico estão DHEA e Melatonina. Não tenho conseguido encontrar farmácias de manipulação para elaborar estes produtos recebendo a informação de que no Brasil ainda há proibição para estes produtos. Tenho encontrado lojas e até mesmo farmácias de manipulação que vendem importados mas os logistas tem sido honestos em informar que não são bioidênticos. Gostaria de uma orientação de como encontrá-los, e se mesmo importados existem marcas que são bioidenticos.
Atenciosamente, Antonio Carlos.
vera baptista disse em 20/05/12:
Olá...Estou usando progesterona 1mg, estriol e estradiol-1,5mg e testosterona 1mg desde dezembro de 2011...a principio melhorou muito meus calores, mas agora esta voltando com muita intensidade...Faço o uso do DHEA 25 mg da vitamn world, desde fevereiro, pode causar alguma reação???sinto dores de cabeça e calores durante o dia e a noite.Será que tenho que aumentar a dosagem, ou usar mais que 1x ao dia??
Rosa disse em 20/05/12:
Vera, o Dr. John Lee informa em seu livro que 'mulheres após a menopausa' devem usar de 15mg a 20mg de progesterona 25 dias ao mês, parar 5 dias e continuar...
Ex: do dia primeiro de cada mês ao dia 25, entendeu?
vera baptista disse em 21/05/12:
mas eu uso o bio identicos na pele, (bump) muda alguma coisa??
Humberto C.F. Araújo disse em 21/05/12:
Olá, estou no interior de Minas Gerais, e estou fazendo reposição de testosterona tenho 36 anos e estou usando da durateston, minha médica disse que os bio idênticos como cremes etc. trazem desenvolvimento de pelo, gostaria de um contato para a manipulação de um produto que me atendesse, podem me contactar pelo humbertoseagal@hotmail.com, estou preocupado porque falam sobre problemas de próstata para o futuro.
Márcia Frota disse em 22/05/12:
Olá,moro em V. Velha ES, estou fazendo uso do testosterona bioidentico com o libiam fazem 22 dias, sou menopausada cirurgicamente desde os 40 anos, hoje c/ 50.Recentimente fiz os exames de rotina e foi constatado uma disfunção hormonal significativa, e uma osteopenia que passou p/ osteoporose.
Estou fazendo uso semanalmente do Osteoblok.
Só que....além de estar engordando bastante, estou fazendo retenção de líquido. Gostaria de saber se é o libiam que está fazendo esse efeito colateral em mim.
Desde já muitíssimo obrigada!
Rosa disse em 22/05/12:
Vera, também uso o PUMP de progesterona transdérmica BIOIDÊNTICA em diferentes locais do corpo para evitar saturação dos receptores celulares e, consequente, pouca absorção da progesterona.

Sobre dosagem: na página 159 do seu livro, Dr. John Lee diz: "não há doença conhecida associada ao excesso de progesterona. Mas acontece uma outra coisa. Os hormônios atuam ligando-se a determinados receptores. No caso da progesterona, uma dosagem excessiva resulta numa redução da função do receptor. O efeito é a perda da função desejada da progesterona. Ater-se aos níveis fisiológicos normais da progesterona é a chave para fazê-la funcionar efetivamente. Mas, na página 157, ele diz: as doses de progesterona precisam ser aumentadas, em caso de stress. O stress gera o hormônio cortisol que, por sua vez, bloqueia os receptores de progesterona.

Sobre melhores locais de aplicação: na página 156, ele diz: embora a progesterona seja bem absorvida pela pele de qualquer parte do corpo, alguns lugares
Rosa disse em 22/05/12:
Sobre melhores locais de aplicação: na página 156, ele diz: embora a progesterona seja bem absorvida pela pele de qualquer parte do corpo, alguns lugares são melhores que outros. Usando o exame hormonal da saliva, descobrimos que a absorção é melhor quando o creme é aplicado no rosto, no pescoço, no peito e nos seios, nas palmas das mãos e na parte interna dos braços. [...] A absorção é ruim nas áreas extremamanete queratinizadas (como as plantas dos pés das pessoas que andam muito descalças).

Referência: "Progesterona Natural - um hormônio que você e seu médico precisam conhecer" livro escrito pelo médico Dr. John R. Lee em 1987, e traduzido em 2003.

Onde comprar: na editora (11) 3721-8271, ou nos sebos do portal http://www.estantevirtual.com.br na Internet
Radhija Saron disse em 25/05/12:
Olá.
Sabemos que os hormonios utilizados na Terapia Hormonal Convencional, provem da urina de éguas prenhas, pergunto qual é a origem dos hormonios bioidenticos?
Obrigada
Alzira Brazil disse em 06/06/12:
Por favor, peço indicar alguns médicos que trabalhem com TMHB em Curitiba. Obrigada.
Reginalda Russo Aguiar disse em 10/06/12:
Camila,
Acho o Pentravan a melhor opção para TMHB, é uma base pronta na forma de emulsão com matriz fosfolipídica para maior compatibilidade com a pele, teve absorção transdérmica comprovada em um estudo publicado recentemente na IJPC. Além disso, o sensorial do Pentravan é muito bem aceito pelos pacientes. O fornecedor do Pentravan é a Fagron.
Reginalda Russo Aguiar disse em 10/06/12:
Cara Mary,
Os sintomas que você descreve tem inúmeras causas, a progesterona não costuma causá-los, provavelmente foi apenas coincidência, de qualquer forma eu sempre sugiro que o médico deve ser informado de qualquer sinal em sintoma durante o tratamento e poderá fazer ajustes sempre que achar necessário. Tanto a progesterona quanto a testosterona são absolutamente favoráveis a saúde óssea.
Boa sorte
Reginalda Russo Aguiar disse em 10/06/12:
Cara Marina, agradeço seu interesse e participação. A terapia é sempre totalmente individualizada, não tem regras fixas, o médico faz a avaliação e prescreve os hormônios as doses e vias de administração mais adequados conforme cada caso. É importante retornar sempre que o médico solicitar para re-avaliação e ajustes se necessário. O 7-keto dhea é adequado para mulheres sim e o esperado é que você se sinta com muita energia mesmo, é o principal efeito do 7-keto. Eu não sou médica, sou farmacêutica.
Saúde e sorte
Reginalda Russo Aguiar disse em 10/06/12:
Caro Antonio Carlos,
De fato, não é permitida a importação e comercialização de DHEA e melatonina em território nacional, infelizmente. Você, como pessoa física, pode adquirir qualquer medicamento ou tratamento importado, mas deve ter uma recita médica. Sugiro que não compre nenhum tratamento sem receita médica, o site mais seguro para este fim é o Amazon.com. DHEA e melatonina são bioidênticos sim, mesmo importados. Boa sorte !!
Reginalda Russo Aguiar disse em 10/06/12:
Cara Radhja, somente estrogênios conjugados são extraidos de urina de eguas prenhes, os hormônios tem variadas origens. Os hormônios que denominamos bioidênticos são obtidos por síntese química. O mais importante não é a origem e sim a afinidade bioquímica com o corpo humano, denominamos bioidênticos os hormônios que tem total afinidade com os receptores humanos por serem quimicamente iguais aqueles produzidos pelo nosso corpo e assim proporcionam melhores resultados e maior segurança.
valmir paulo disse em 16/06/12:
OI gostaria de esclarecer uma duvida, estou usando testosterona bio-idêntica a 23 dias e até o momento não percebi nenhuma diferença, gostaria de saber quanto tempo leva em média para aparecer os primeiros resultados?
Vanessa Tafas Guindani disse em 23/06/12:
Bom dia... Estou adorando o site.
Gostaria de saber qual a idade indicada pra fazer o tratamento com hormônio bioidencos? Tenho 35 anos e já penso em fazer prevençao pro futuro. ..e quanto gravidez... estou querendo engravidar este ano. Tive um aborto espontâneo em fevereiro, fiz curetagem, e minha menstruaçao está muito irregular, inclusive estou fazendo exames por suspeita de não ter ovulado nestes dois últimos meses. Esse tipo de tratamento pode me ajudar neste caso?...ou atrapalhar?
gostaria da ajuda de vcs... obrigada vanessa
Neto disse em 28/06/12:
Parabéns pelo site!!!

Duvidas:

1-Caso tivesse que citar,quais os 5 principais ALIMENTOS a Dra. Reginalda colocaria na sua lista de proibidos e na sua lista de formidáveis para longevidade saudável;

2-Tratando-se de obesidade, quais os principais HORMONIOS relacionados para fazermos a modulaçao;

3-Estou prestes a iniciar o TMHB, com objetivo principal de emagrecer, consequentemente, tratar a síndrome metabólica, a indicaçao melhor seria MODULAR primeiro ou fazer uso do HCG e depois modular?...caso conheça a terapia com HCG ( Hormonio Gonadotrifina Corionica Humana)?;

4-Quais procedimento mais comuns do dia a dia vc EVITARIA para prevenir efeitos colaterais prejudiciais a produçao de hormonios?(por exemplo, tintura de cabelo?restauraçoes dentárias com amalgama?...)

5- E ÚLTIMA...rsrs...Acredita que a modulaçao é a chave para chegarmos aos 120 anos jogando futebol com os tataranetos?

Desde já agradeço sua atençao!
Felipe José disse em 01/07/12:
Fala Galera!!!!!!!! Tenho 26 anos, já tive habitos muito errados durante a vida, consequencia disso uma andropausa precoce. Hoje estou iniciando Progesterona 10mg ( ando muito irritado, o medico mandou dose maxima) ; Testosterona 50mg ou 100mg por dia ( vamos ver qual vou me sentir melhor) ; quercetina 50mg; resveratrol 25mg ; saw palmeto 320mg; crisina 100mg ; zinco 25mg. Será que essa composicao que citei agora mais a progesterona vai segurar o estradiol no seu devido lugar?????? Obrigado!!!!
Radhija Saron disse em 08/07/12:
Olá.
Iniciei a Terapia de modulacao hormonal bioidentica.
Minha duvida é que mesmo minha vitamina D estando dentro da normalidade, o medico prescreveu 10.000 UI de vitamina D3 diárias.
Estou assustada, com receio de hipervitaminose D.
Há riscos de toxicidade por ingerir muita vitamina D?
Como ainda demora um pouco meu retorno ao médico, gostaria se possivel de esclarecimentos a respeito.Obrigada!
Felipe José disse em 09/07/12:
Tem 1 semana que to fazeno uso dos medicamentos citados acima e até agora nada. Ja mandei email pra alguns medicos e eles disseram que ja era pra ter sentido algo. Reginalda me da uuma ajuda!!!oque vc acha??obrigado
MARIA LÚCIA BARBOSA ALVIM disse em 16/07/12:
Boa noite!
Gostaria de saber se a modulação hormonal, pode provocar câncer e deve ter mais cuidados, principalmente quando já existem casos na família?

Professora Lúcia
José Maria Carpinetti disse em 16/07/12:
Quando tem cãncer na família toma Indole 3 carbinol. http://www.nutrilogia.com/shop/br/indole-3-carbinol-equil.html
Radhija Saron disse em 18/07/12:
Olá.
Agradeço pelas respostas aos meus questionamentos anteriores.
Agora se possivel gostaria de saber como faço para conseguir o numero de registro da progesterona bioidentica na Anvisa.
Não sei se consegui explicar direito, mas é que meu medico pediu para eu manipular uma receita que contem progesterona bioidentica, entao gostaria de saber se ha um numero de registro dessa substancia no orgao de saude responsavel no Brasil.
Agradeco antecipamente.
Radhija
Cristina Ferreira disse em 19/07/12:
Bom dia
Por gentileza necessito de uma indicacao de um médico especialista em endocrinologia que utilize a Modulacao Hormonal Bioidentica.
Estou em Sao Paulo - Capital.
Faço tratamento para depressao e minha psiquiatra me recomendou que procurasse um especialista nessa área.
Argumentei que há médicos com especialidades diversas que tratam com MHB, mas a psiquiatra insiste que eu consulte com um endocrino.
Pois segundo ela é o médico habilitado para se tratar com hormonios.
Abracos
Cris
José Maria Carpinetti disse em 19/07/12:
Se voce entrar no www.youtube.com e escrever "modulação hormonal" vai saber de muitos médicos.
Antonio Gomes de Lima disse em 19/07/12:
Dra Reginalda, tenho 63 anos e ha 5 fiz uma cirurgia de próstata (RTU), estando com meus níveis de PSA abaixo de 1. Tendo meu médico me prescrito Testosterona Bioidentica 75mg, após me informar sobre benefícios/não devendo causar danos à próstata. A partir destas informações, solicito que me informe sobre riscos potenciais a minha saúde da Próstata decorrentes do uso da Testosterona Bioidentica. Att Antonio Gomes
Cristina Ferreira disse em 23/07/12:
José Maria Carpinetti
No endereco que vc citou encontra-se muitos medicos, mas nao achei um ao menos com formacao medica em endocrinologia
e é o profissional que a psiquiatra me recomenda (pretendo seguir a indicacao dela)
vc conhece algum?
obrigada
José Maria Carpinetti disse em 23/07/12:
Veja neste site: http://www.longevidadesaudavel.com.br/localize3.asp?codParam=539&cidade=SP pelo que eu vi tem vários endocrinos
Celia Silva disse em 02/08/12:
Reginalda, uso hormônios bioidênticos ( progesterona, testosterona, estradiol ) a um mês e já sinto melhoras. Gostaria de saber se posso incluir o Dhea pois, sinto que estou precisando de mais energia.
Obrigada
Radhija Saron disse em 06/08/12:
Materia do programa fantástico sobre modulacao hormonal bioidentica.
Estou super preocupada pois estou ingerindo e aplicando na pele os hormonios bioidenticos e apos o programa fantastico me sinto desorientada. Em quem acreditar? Em médicos que ganham comissao das farmacias de manipulacao ao prescreverem formulas e mais formulas? A materia do fantastico foi bem clara nao ha autorizacao para esses medicos prescreverem esses hormonios. E os maleficios que eles podem estar causando em mim??
Muito deprimente essa situacao. Se utilizarem de pessoas sedentas de bem estar como eu que estou na menopausa, para lucrarem $$$$$ em cima da gente.
Estou pensando seriamente em denunciar quem me receitou esse monte de medicamentos proibidos.
Alguem tem alguma consideracao a fazer?
Grata
Marina disse em 06/08/12:
Olá Radhja Saron.
É um perigo e uma irresponsabilidade o que um programa dessa natureza pode causar quando trata de assuntos que desconhece, quando faz uma abordagem tão superficial. Afinal, o que se poderia esperar do Fantástico!, aquele que fala sobre tudo, sobre qualquer assunto, como se fosse especialista em tudo? Claro, é impossível ser especialista em tudo!! É um programa de variedades, e com essa leviandade fala de coisas complexas. O fato de os bioidênticos não serem reconhecidos não invalida o poder que têm de promover o bem estar. Não é uma chancela, um carimbo de um órgão governamental que faz com que algo funcione. O que esse carimbo sim, pode fazer, é reservar o mercado para os grandes laboratórios que já sentem a queda no seu faturamento, porque cada vez mais gente informada passa a conhecer os perversos malefícios dos hormônios não bioidênticos. É muito simples saber a verdade: perguntar aos milhões de pessoas que fazem uso dos bioidênticos e de sua qualidade de vida. A
graça disse em 06/08/12:
Pior que eu estava com a maior esperança nestes hormonios,to entrando na menopausa,me sinto muito mal!
Agora nem sei o que fazer.
A nossa esperança tem que ser so em Deus mesmo,sò ele quem não nos engana.
Marina disse em 06/08/12:
Cara Radhja, somente para terminar, não sei como foi o diálogo do seu médico com você, mas o meu sempre me informou sobre essa condição dos bioidênticos, ou seja, que eles não têm reconhecimento na medicina. Mas nós podemos acompanhar os resultados em nosso corpo, principalmente nas mulheres na menopausa, e saber, a cada 3 meses, a partir de exames, como estão nossos níveis. Por isso, Radhja, não fique frustrada, continue o tratamento se você tiver sentido os benefícios e acredite que você só tem a melhorar. Falo pelo meu próprio caso, faço uso dos bioidênticos há 1 ano e meio e acredite, a vida ficou muito melhor!!
Abraço,
Marina
sandra disse em 06/08/12:
Acho importante deixarmos nossos depoimentos sobre o tratamento pois contra fatos não há argumentos.Eu estava no chão quando comecei a fazer tratamento com hormônios bioidênticos. Vivia com dores no corpo, com desânimo e fadigada.Dormia mas não tinha sono profundo o que não me deixava descansada , muito pelo contrário, parecia que quando acordava estava mais cansada ainda do que a noite anterior e com isto comecei a viver de mau humor. Já estava até achando que podia estar com um pouco de depressão.Fui ao médico que me pediu uma série de exames e com base nos exames labolatoriais e clínicos concluiu que estava com fadiga adrenal,hipotiroidismo subclínico e deficiência de vitamina D.Foi prescrito tratamento com hidrocortisona para a fadiga adrenal e T3 e T4 para hipotiroidismo além da melatonina para o problema do sono. Posso dizer que já nas duas primeiras semanas eu queria dar um beijo na boca do médico tanto foi a melhora significativa que tive.
sandra disse em 06/08/12:
Continuando...
Quando comecei a dormir de verdade foi quando percebi que há anos não dormia bem e que aquela sensação de acordar descansada de manhã parecia nem fazer mais parte da minha vida tal o meu corpo foi se acostumando com uma coisa que não era normal e eu achava que era por conta da idade.
Tomo melatonina todos os dias e hoje posso dizer que descanso à noite.
Ao contrário de muitos benzodiazepínicos( ex: rivotril, bromazepan) que são receitados "legalmente" por muitos médicos a melatonina não causa dependência e nem tem efeitos colaterais como este tipo de medicamento possui.Posso dizer , por experiência própria, q minha família foi arruinada pelo uso de benzodiazepínicos receitados legalmente por médicos.Este tipo de medicamento aumento o risco de suicídio e depressão, mas ninguém conta isto.Além é claro de viciar como qq outra droga ilegal q há por ai.Tanto é que qdo a pessoa quer largar este tipo de medicamento passa por crise de abstinência tão forte qto de outras droga
Radhija Saron disse em 06/08/12:
Marina, obrigada pelos comentarios
Ocorre que além de tudo, estou me sentindo pessima. Iniciei o tratamento por volta de 28/05 e ao inves de melhorar eu piorei muito. Nao consigo dormir, os fogachos ficaram mais intensos, é um verdadeiro terror. Segundo o medico especialista em hormonios bioidenticos é assim mesmo, pode demorar mais para algumas pessoas, mas o beneficio vem. Estou com 40 mg de progesterona e mais uma avalanche de componentes nas formulas. E ao ler uma revisao do livro do Dr John Lee, ele relata que nAO se deve ingerir mais do que 20 mg de progesterona segue materia: Possíveis efeitos colaterais na reposição de progesterona natural

Na página 364, o Dr. Lee diz que costumava afirmar que não eram conhecidos efeitos colaterais indesejáveis pelo uso da progesterona natural em doses fisiológicas, ou seja em torno de 20 mg ao dia. Mas, depois de praticamente uma década após ter escrito a versão original do livro, ele descobriu que nem todas as usuárias do creme transdérmi
Radhija Saron disse em 06/08/12:
transdérmico tomavam o cuidado de seguir a dose recomendada, e que a utilização em excesso pode apresentar os seguintes sintomas:

* Letargia/sonolência - Provavelmente um efeito da alopregnanolona (um subproduto da progesterona) no cérebro.

* Edema (retenção de líquidos) - Provavelmente causada pelo excesso de conversão em deoxicortisona, um mineralocorticóide produzido pelas supra-renais e que causa retenção de líquidos.

* Cândida - Bactéria presente em infecção por fungos. Um excesso de progesterona pode inibir a ação anti-cândida dos neutrófilos (células de defesa presentes no sangue).

* Inchaço abdominal - Um excesso de progesterona desacelera o transporte gastroinstestinal e, na presença de um tipo errado de flora intestinal (como a cândida), isso pode acarretar um inchaço abdominal e gases. (Durante a gravidez, os altos níveis de progesterona desaceleram o transporte dos alimentos através do trato gastrointestinal, a fim de otimizar a absorção de nutrientes).

* Red
Radhija Saron disse em 06/08/12:
Enfim, nao vou ficar me estendendo mais, mas o fato é que muito provavelmente eu esteja sentindo o efeito deleterio de muita progesterona.
Para concluir, já foi a época que medicos eram DEUSES, hoje nao existe mais isso,.Temos que questionar, arguir, com os medicos, pois eles ERRAM e muito.
Vou retornar ao meu medico e mostrar a materia acima, para ver o que ele tem a me dizer.
Outra coisa, vemos medicos dermatologistas, plasticos receitando os hormonios bioidenticos, que bagunca é essa? A especialidade medica apropriada para se receitar hormonios é endocrinologia nao é mesmo?
Saúde é uma só. Temos que pensar, repensar, pensar de novo antes de ingerirmos drogas que podem nos afetar temporariamente ou definitivamente.
Espero que quem esteja fazendo uso dessa medicacao se deem bem. boa sorte a todos
Radhija Saron disse em 06/08/12:
Respondendo para a Graça
Nao fique assim eu tb estava depositando muita esperanca nesse tratamento.
Acabo de crer que temos que continuar nos alimentando saudavelmente, fazendo atividade fisica, e tb uma atividade relaxante, sem contar a espiritualidade que e muito importante, sem Deus nao somos nada.
Desejo a vc toda a felicidade que vc almeja. abcs caso queira me adicionar ao msn para trocarmos experiencias : radhijasaron@msn.com. ate logo
graça disse em 06/08/12:
Respondendo para Radhija Saron
Obrigada Radhija pela palavras,vou te adicionar no msn.
Obrigada.
Rosa disse em 06/08/12:
Antes de entrar nesse barco dos bioidênticos, li o livro do médico John Lee, e suas experiências clínicas bem sucedidas de mais de 30 anos com a progesterona, além de muitos artigos e foruns online - principalmente USA, Canadá, Europa e Austrália, porque leio bem em inglês.

Não tenho medo de usar bioidênticos, porque não o faço em busca da fonte da juventude, mas com finalidades terapêuticas mesmo. O uso irresponsável de bioidênticos por 'alguns' médicos e pacientes: estes por motivos fúteis - como a busca da eterna da juventude, e aqueles para enriquecer em suas superclínicas particulares receitando uma overdose de bioidênticos e outros penduricalhos, às vezes sem conferir a real necessidade através de exames de laboratório.

Graças a Deus, a maioria dos médicos têm uma legítima vontade de ajudar seus pacientes. São esses médicos e pacientes responsáveis, que são prejudicados por aqueles. Como vemos, os grandes laboratórios e sua perda de faturamento não estão sozinhos no proble
Rosa disse em 06/08/12:
não estão sozinhos no problema: médicos e pacientes também. O programa Fantástico da TV com seu formato superficial e sensasionalista fez um enorme desserviço ao não abordar todas as faces da questão.

Minha Experiência com os Bioidênticos
Estou no quinto tubo/pump (30ml) de progesterona, estradiol, estriol. Experiências clínicas apontam que o real efeito ocorre após o quarto mês. Mas já me sinto melhor. Há 6 semanas tomando também 3mg de melatonina, meu sono melhorou 70%.
Por que deixaria de tomá-los, se estão fazendo bem? Não me sinto cobaia, os bioidênticos são usados há 30 anos em países desenvolvidos. Nos últimos 8 anos minha saúde pós-menopausa se deteriorou. Se não tomar os bioidênticos, terei que tomar outros remédios, então prefiro os 'mais naturais'. Repito, faço USO TERAPÊUTICO dos bioidênticos. Assim que puder passar sem eles, vou comemorar, será uma grande economia.

Portanto, seguem algumas dicas:

1. leiam muitas fontes confiáveis de informações sobre Bioidêntico
Rosa disse em 06/08/12:
Portanto, seguem algumas dicas:

1. leiam muitas fontes confiáveis de informações sobre Bioidênticos e busquem um médico a quem possam confiar.

2. deem tempo ao tempo: os bioidênticos precisam de tempo para agir (4 meses)

3. mantenham a dose certa. A dose fisiológica da progesterona é 25 mg (está no livro do Dr J Lee). A diferença entre o remédio e o veneno está na dose.

3. associem ao tratamento: dieta adequada, exercícios físicos, gerenciamento de stress (aprendam a fazer meditação).

4. não fiquem dependurados nos bioidênticos e no seu médico: eles não fazem milagre, o paciente precisa ser agente ativo no seu processo de cura. Boa sorte a todos.
Reginalda Russo Aguiar disse em 06/08/12:
Agradeço a participação e os depoimentos. Gostaria de lembrar a todos que a evolução do conhecimento gera polêmica, as pessoas levam um tempo para aceitar a evolução e quebrar paradigmas. A polêmica e a controvérsia são benéficas e ajudam a ciência. O problema é a interferência tendenciosa e sensacionalista dos órgãos de comunicação e sua ânsia por audiência e polêmica. A reportagem exibida no fantástico só mostrou a ponta do iceberg, um lado dos fatos, sem demonstrar interesse ou crédito pelo grande número de profissionais sérios, responsáveis e competentes que tratam seus pacientes com terapias hormonais e colecionam sucessos clínicos. Cabe lembrar nesta discussão que terapias hormonais são utilizadas pela medicina desde os anos 30, perfazendo então mais de 80 anos de histórico médico. Muitos cientistas e estudiosos, entre os quais eu me incluo, falamos do assunto a cerca de 20 anos sem abordagem antienvelhecimento.
Reginalda Russo Aguiar disse em 06/08/12:
Embora o envelhecimento mais saudável observados nos pacientes seja um fato, (envelhecemos porque os hormônios declinam), este não é o propósito da terapia, encarada de forma séria e responsável. Cabe lembrar que a terapia hormonal é a única aprovada pelo FDA para tratar os sintomas da menopausa (os temidos fogachos), terapias hormonais são usadas a quase 1 século no tratamento de infertilidade feminina e doenças como endometriose e síndrome de ovários policísticos. Sem mencionar, a proteção cardiovascular e óssea proporcionada por terapias hormonais clinicamente extensivamente comprovadas. Fiz questão de lembrar estes fatos pois nenhum foi mencionado na reportagem. A abordagem parcial e sensacionalista não permitiu separar as evidências científicas reias da especulação com fins lucrativos. Eu tenho plena convicção e segurança em afirmar que terapia hormonal séria e baseada em evidências é o futuro da medicina e em algum momento seu valor será reconhecido pelas sociedades médicas.
sandra cristina fonseca disse em 07/08/12:
A irresponsabilidade do programa é patente. Tanto que as duas primeira pessoas que apareceram falando dos benefícios tiveram pouco destaque. E não nos iludamos com o Conselho de Medicina, pois eles não estão inocentemente interessados em nosso bem estar. São muitos interesses em jogo: dos geriatras, que perdem pacientes, dos laboratórios e outros mais que nem imaginamos. Eu demorei um pouco para sentir todos os benefícios e tb estou na menopausa, mas a minha melhora é atestada pelos meus exames e pela surpreendente disposição que hoje tenho para tudo: trabalhar, fazer exercícios, sair, namorar etc. Além de estar mais bem humorada e tranquila. Enfim, já fizera o mesmo com os médicos ortomoleculares, homeopatas e outros. Confio na minha médica, sinto a melhora no tratamento, não busco juventude (e nem pretendo viver muito, mas o quanto for, quero com qualidade) e, por isso a reportagem leviana não me abalou. Deixo o depoimento para encorajar outras pessoas que, como eu, sentir
sandra cristina fonseca disse em 07/08/12:
continuando...pessoas que, como eu, sentiram uma significativa melhora no seu estado geral, mas estão inseguras diante da reportagem. Boa sorte a todos!
Cristina Ferreira disse em 07/08/12:
Iniciei o tratamento com hormonios bioidenticos, mas estou impressionada com a quantidade de substancias e formulas que estou tomando fora, o pump
Numa das formulas, há 4 fitoterapicos para tratamento dos calores da menopausa
Fico me perguntando se é necessario tudo isso mesmo, ou se é uma forma do medico ganhar da farmacia de manipulacao a porcentagem sobre tanto remedio
Tenho essa desconfianca pois ao orcar os remediso na farmacia indicada por ele os valores chegaram a 1015,00 e numa farmacia que conheco saiu a 732,oo
A farmacia q conheco é idOnea inclusive me aprsentou os laudos dos fabricantes dos componentes. Entao estou sinceramente desnorteada se é necessario tudo isso q estou tomando alguem pode me dar uma luz
Mary Oliveira da costa disse em 07/08/12:
Iniciei o tratamento em junho/2011, felizmente hoje me sinto disposta a fazer tudo, não tenho mais preguiça de ir à academia, de namorar, de tomar um vinho com amigos, voltei até a cursar em uma faculdade. Há alguns meses ando recebendo muitos elogios sobre a minha pele,me perguntam com frequência o que estou fazendo para deixá-la tão bonita. Então...time que está ganhando não se mexe, quero continuar viva, mas com qualidade de vida.
Não dá para entrar nos 50 anos com aquela cara de preguiça, com aquele desânimo que eu estava sentindo, minha auto-estima estava lá embaixo, graças a Deus li muito sobre Hormônios Bioidênticos, assisti muitas entrevistas com médicos brasileiros que trabalham com esses hormônios há mais de 30 anos. Não tem o porque de acreditar num programa de tão baixo nível e tão sensacionalista como este.O médico que me trata também se utiliza desse tratamento e notou nele mesmo os ótimos resultados.
Abraços á todos.
Marina disse em 07/08/12:
Oi Mary! É muito bom ler as suas palavras. Principalmente para alguém que experimentou os mesmos problemas que você. Da minha primeira participação neste fórum, não tinha nenhuma ideia de que poderia me sentir tão bem 1 ano depois.Fico muito triste em ver o sofrimento das mulheres que entram na menopausa, porque entendo exatamente o que passam. Por isso, falo para todas que conheço, pessoalmente ou pela internet, sobre os bioidênticos. Infelizmente os valores deste tratamento são impeditivos para muitas. Àquelas que podem se dar essa chance de fazê-lo, lamento que não o façam, que não experimentem o que é renascer, pelo simples fato de um programa de credibilidade duvidosa jogar suspeitas sobre ele. Apenas gostaria que todas as mulheres, como nós, pudessem viver suas vidas novamente com dignidade. Mas, claro, cada um faz sua escolha. E respeito todas. Que você continue melhorando e que tenha cada vez mais sucesso, Mary!
Abraço,
Marina
Mary Oliveira da costa disse em 08/08/12:
Oi Marina! tudo bem? Concordo c/ você, também respeito a escolha de cada um, mas como me sinto muito bem tento compartilhar desse achado com todos que convivo, minha irmã e irmão, amigos, clientes da Pousada em que trabalho...divulgo sempre o bem que o tratamento me traz, e sempre estou atenta com pessoas conhecidas na mídia que também utilizam os bioidênticos, as vejo lindas e transparecendo que estão de bem com a vida, acredito que isso é o que conta estar viva por dentro e por fora.
Abraço,
Mary
Zilda disse em 12/08/12:
Olá, gostaria de informação sobre médicos q conheçam os bioidênticos no PR (cidades de Guarapuava, P. Grossa ou curitiba), assim como endereço de farmácias de manipulação que forneçam essa medicação. Grata.
Berenice Simões de Oliveira disse em 26/08/12:
Olá, gostaria muito de saber mais informações sobre os Bioidenticos, pois estou bastante insegura. Tenho uma consulta marcada semana que vem, com uma médica que trabalha com esses Hormônios.
Obrigada.
vera baptista disse em 26/08/12:
Oi pessoal...Estou usando bio identicios há quase 1 ano e antes fazia reposição com tibolona...nunca estive tão bem como agora, sem fogachos, melhor disposição física, e junto aínda faço uso do DHEA 50 mg e a MELATONINA 3 mg antes de dormir, meu sono melhorou, sonho muito e acordo bem disposta....nao vi a matéria do fantástico, mas acredito que estou no caminho certo e vou continuar me tratando com os bio identicos até não haver mais necessidade...
Meu marido tb resolveu fazer uso do DHEA 50 mg, e o vigor melhorou muito...
Gabriela Amaral Borges disse em 14/09/12:
Olá pessoal, tenho 20 anos, tomo anticoncenpcional há 4 anos, por prescrição de meu dermatologista para controlar minha acne,e venho notando de 2 anos pra cá uma perda enorme de libido, parei de tomar já o anticoncepcional e não adiantou de nada, já foi em na ginecologista para poder me passar algum tipo de remedio mas ela falou que eu era muito nova para tomar hormonio, eu vejo que meu problema não é psicologico nem nada, mas estou com muito medo que eu acabe nao sentindo mais nenhum tipo de desejo, sou muito nova para isso, e gostaria de saber se o hormonio bioidentico é também aconselhável para mulheres da minha idade tomar ou algum outro tipo de remedio.

Por favor, ajuda!
Obrigada
Liamara Martins disse em 14/09/12:
Olá, bom dia, Gabriela, estou usando Hormonio Bioidentico a quase 1 ano, nossa que maravilha, estou fazendo modulação Hormonal Bioidentica, sou outra pessoa, tenho 40 anos, mais meu médico disse que a partir do 20 anos vc ja pode fazer um acompanhamento para saber como anda os hormonios, se vc puder faça e maravilhoso, acho que o SUS deveria de investir nisso, pois nao adianta nada os ginecologista receitarem aqueles hormonios sinteticos( nao sei se é bem essa a palavra) que nao resolvem nada pelo contrario faz mal a saude.
Sucesso, bjs
Lia
Liamara Martins disse em 14/09/12:
Bom dia, Zilda, sou de Curitiba- Pr, faço tratamento com DR.Alexandre Sawaya Alves Tauille, um médico muito bom, mando fazer meus medicamentos na farmacia
Qualitá, faço Modulação Hormonal Bioidentica.
Bjs
Lia
Marina disse em 15/09/12:
Oi Gabriela. Você realmente é muito jovem para pensar em reposição hormonal! Mas como disse a Liamara, os médicos consideram a necessidade de reposição na medida em que há algum déficit, e isso pode independer da idade. No entanto, somente com alguns exames detalhados é que isso pode se esclarecer. Você deve saber, Gabriela, que nós mulheres passamos por muitas alterações hormonais durante a vida reprodutiva, que são passageiras. Mas se não for esse o caso, se for uma deficiência definitiva, como é o caso da menopausa (meu caso) aí sim é necessário a reposição. Nesse caso, a melhor, bioidêntica. Experimente focar na alimentação, (que também pode ser curativa se bem combinada), atividade física, caso você não faça, (ela vai alterar seus níveis hormonais com certeza) e também um tratamento homeopático, com médico sério, que realmente conheça o assunto. Esta última também pode fazer milagres!
Abraço,
Marina
Dora disse em 16/09/12:
Olá, gostaria de indicação de médicos em Aracaju/SE que trabalham com os hormônios bioidenticos.
Abraços,
Isadora
grace ellen lima borges disse em 20/09/12:
BOA TARDE A TODOS, GOSTARIA DE UMA INDICAÇÃO DE ALGUM MEDICO QUE FAZ MODULAÇÃO HORMONAL BIOIDENTICA EM SÃO PAULO CAPITAL, ASSISTI HJ ALGUNS VIDEOS DO DR. LAIR RIBEIRO E ACHEI SUPER INTERESSANTE, SE ALGUÉM PUDER ME AJUDAR FICAREI GRATA.
Giselle santos disse em 22/09/12:
Boa noite, estou usando o remédio 7 Keto dhea e não sei se por isso que tenho retido líquido. Parei de usar até o anticoncepcional para ver se desincho, porém tive pouca redução. Nunca tive problemas com peso, porém pela primeira vez estou com dificuldades em reduzir. Apareceram muitas celulites nas pernas, faz 3 meses que parei com o anticoncepcional. Há a possibilidade de ser o remédio 7 keto dhea? Tenho 33 anos. Se puderem me dar uma ajuda!
Marina disse em 23/09/12:
Olá Giselle. Também faço uso do 7 keto DHEA há mais de um ano. Talvez no início tenha sentido um pouco de inchaço, mas logo esse efeito acabou. E o que posso dizer é que o resultado do 7 keto ao longo do tempo, com uso diário, tem sido muito benéfico. Me sinto bem, com energia e disposição. Acho que vale a pena você não desistir. Tente deixar de usar alguns dias para você se certificar de que é o 7 keto que está dando esse resultado em você, e depois volte a tomar. Pela sua idade há também fatores hormonais, que como nós sabemos são bastante oscilantes, e que podem causar inchaço e celulitis. Veja o que seu médico diz a respeito dessa sua dúvida. No meu caso, não tenho o que você relata e me sinto muito bem com o 7 keto.
Abraço,
Marina
Keila Texeira disse em 09/10/12:
Boa tarde! Gostaria de informações técnicas sobre o OXYDERM RELEASE, e também onde encontrá-lo.
Abraço!
Silvia Antonelli disse em 10/10/12:
Olá para todos, tenho 51 anos e estou na menopausa, fiquei sabendo da existencia deste hormonio há 2 meses, procurei uma medica em Campinas e ela me receitou depois de varios exames, o estradiol 0,2% 1g, testosterona e progesterona 5%1g, me identifiquei com os sintomas descritos por todas, insonia, cansaço, irritabilidade, sem energia,sem libido, dores pelo corpo,depressão, etc
Iniciei o trat. com h. bioidenticos no dia 25/09, mas tenho sentido alguns sintomas como gases, barriga inchada, retenção de liquidos, aumento excessivo da celulite(sempre tive, mas agora esta demais)
Silvia Antonelli disse em 10/10/12:
mas não quero desistir, pois apostei tudo neste tratamento, não assisti ao Fantastico, mas ao ler " Em comunicado oficial, a Sociedade de Endocrinologia dos Estados Unidos adverte que a fabricação individualizada de um hormônio, a tal “customização”, é praticamente impossível de ser alcançada “porque os níveis de hormônio no sangue são difíceis de medir e regular devido às variações fisiológicas“. Além disso, não há estudos que atestem os benefícios e riscos dos bioidênticos manipulados, que não são controlados pelos órgãos de vigilância sanitária – ao contrário daqueles fabricados pelos grandes laboratórios."(http://www.tudosobremusculacao.com.br)
Há também comentarios do mal que estes hormonios podem provocar no figado
Mas fiquei mais tranquila quando li os comentarios de vcs.
Observei que medicos de varias especialidades podem se especializar em receitar bioidenticos, não é estranho isso?pensei que apenas ginecologistas ou endocrinologistas pudessem receitar hormonios.obrigada
Lucio Lemos disse em 11/10/12:
Boa tarde

Gostaria de fazer algumas considerações sobre Modulação.

É de extrema importância o monitoramento desta suplementação. Em meu laboratório Realizo EXAMES HORMONAIS NA SALIVA e percebo que muitos pacientes estão utilizando doses muito altas. Os cremes transdérmicos atuais são de ótima permeabilidade ...mas as doses preconizadas são de dez anos atrás. Precisamos respeitar os níveis fisiológicos, mesmo quando buscamos níveis altos. Cada farmácia tem um procedimento particular.. tem um meio transdérmico particular... cada pessoa possui uma textura de pele particular... esta reposição é individualizada e precisa ser monitorada.
Silvia Antonelli disse em 11/10/12:
entendi, mas entrarei em contato com a medica que receitou os hormonios para ver com ela se há necessidade de alterarmos a dosagem, visto que, tenho apresentado retenção de liquido, gases, abdomem aumentado.
obrigada
Lucio Lemos disse em 11/10/12:
Pois é Silvia. 5% é igual a 50mg/ml, o que para algumas mulheres pode aumentar demais a progesterona salivar. Em alguns casos aumenta em até 10 vezes o valor máximo desejado. É importante lembrar que quando usa-se dosagens altas, os receptores de hormonios se fecham e começam a ocorrer todos os sintomas que aparecem na falta deste, ou seja dow regulation. Muitas mulheres utilizando 10mg/ml ou seja, 1% podem se beneficiar, isto normalmente ocorre após 3 meses utilizando as doses mais altas... 40 a 50mg.
Silvia Antonelli disse em 13/10/12:
ah desculpe minha ignorancia Lucio, "progesterona salivar?"me explica por favor
Lucio Lemos disse em 13/10/12:
Boa noite Silvia. Podemos dosar nossos hormônios em diversos materiais, sangue, urina e SALIVA. Para acompanhamento de hormonios biodisponíveis os melhores materiais são urina e saliva. No entanto por questões técnicas a saliva é superior. Os hormônios salivares são os nossos hormonios livres, ou seja, aqueles que realmente estão biodisponíveis, que penetram em nossas células. Quando usamos hormônios bioidênticos, a melhor forma de monitora-los é pela saliva, pois no sangue dosamos hormonios livres e hormonios "reserva", que estão aderidos ao SHBG e albumina. Quanto tentamos monitorar pelo sangue pode-se incorrer em doses altas.. pois os niveis de detecção dos testes séricos não são seniveis o suficientes. Tenho encontrado muitos pacientes homens e mulheres com valores muito altos. Hoje no Brasil pode-se dosar os sehuintes hormonios na saliva: DHEA, Cortisol, Testosterona, Progesterona, Androstenediona, Estriol, Estradiol e melatonina. ESte exame é novo aqui no Brasil.. mas tem mais de
Lucio Lemos disse em 13/10/12:
30 anos nos EUA. Qualquer dúvida estou a disposição!

Lucio Lemos
Carolina Resende Campos Cambraia disse em 15/10/12:
Boa tarde! Há 8 meses faço uso de progesterona bioidêntica, mas de uns 3 meses para cá estou apresentando uma reação alérgica. Uso cada dia em um braço, mas pela manhã, não aguento a coceira e vermelhidão. Preciso passar outra pomada para melhorar. O que está acontecendo? Alguém pode me dar uma explicação? Agradeço a atenção. Carolina
Marisa disse em 20/10/12:
Olá Dra. Reginalda! Tenho 35 e desde os 17/18 anos tenho queda intensa de cabelo. Nao tenho falhas, mas meus cabelos são sempre muito ralos nas pontas e curtos. Ocorre que durante todo esse tempo busquei vários médicos, fiz inúmeros tratamentos e nada pelo menos diminui o meu problema. Nas minhas duas gestações e amamentações meus cabelos cresceram, nao caiam, ficaram volumosos, enfim...observando isso tenho a impressão de que tenho um problema hormonal, mas já fiz inúmeros exames de sangue e os médicos dizem que estão normais. Fui a uma médica que trabalha com reposição hormonal bioidêntica e ela me falou que preciso fazer o exame com a saliva, porém teria que parar com o diane35 para fazer. Como nao quero engravidar e preciso fazer o exame, teria problema se colocasse DIU mirena? Será que esses exames revelariam, se for o caso, um desequilíbrio hormonal nao revelado pelos inúmeros exames de sangue que já fiz? Obrigada.
sandra disse em 21/10/12:
Prezados(as), Vcs viram a última do Conselho de Medicina?
EFPL CFM proíbe tratamento antienvelhecimento com hormônios bioidênticos.
http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=139&data=19/10/2012
Como irá ficar o tratamento com hormônios bioidênticos depois desta resolução?
Isto ao meu ver é um retrocesso.
Marisa disse em 21/10/12:
Prezada Sandra, Li sobre a proibição cerca de meia hora depois do post anterior. Vamos ver como fica. Eu ainda ia fazer meus exames com a saliva, mas agora.... Vamos ver.
Lucio Lemos disse em 22/10/12:
Bom dia a todos.

Com relação ao colocado na dita resolução venho informar:


1) No corpo da resolução diz-se claramente que "é vetada a utilização do exame de saliva para o acompanhamento de terapias anti-envelhecimento e acompanhamento de menopausa", logo, não há proibição que a classe médica o utilize.

2) TODOS os KITS de Dosagens Hormonais Salivares utilizados pelo LEMOS LABORATÓRIOS estão REGISTRADOS e AUTORIZADOS pela ANVISA.


Creio que estas duas informações por si só são suficientes, caso haja mais alguma dúvida , estou a disposição.

Venho divulgando os testes hormonais salivares em todo Brasil, aonde informo quais as aplicações dos mesmos. Tenho os argumentos técnicos do teste, que vão ao encontro da visão fisiológica do processo para envelhecimento saudável, inclusive demonstrando a necessidade de revermos as doses hoje preconizadas, pois houveram avanços significativos na produção dos veiculos transdérmicos.
pricila disse em 22/10/12:
Penso que eu nao entendi Dr Lucio: Se a resolucao diz claramente que é vetado o uso do exame de saliva para acompanhamento de terapias..... e acompanhamento de menopausa......para qual utilizacao o exame de saliva é indicado ou melhor nao é vetado? Desculpe se minha pergunta é ignorante. Agradeco sua atencao
Donna Fonseca disse em 08/11/12:
1. Dra. Reginalda Russo Aguiar, gostei muito de encontrar este espaço com informações sobre o tratamento de modulação hormonal.

Há anos venho pesquisando o assunto, mas ainda não iniciei o tratamento, mas tenho um "pressentimento" de que é isso que eu preciso para ficar bem. Não procuro o tratamento por vaidade (se bem que a tenho) ou por longevidade, mas para recuperar a saúde, que estou perdendo aos poucos.

Tenho 49 anos, e sou menopausada há um ano e meio, mas o climatério começou quando completei 43 anos de idade. Desde então começaram todos os meus problemas, mas até hoje nenhum médico quis fazer REPOSIÇÃO HORMONAL tradicional, devido cistos simples nas mamas, porém controlados com exames anuais. Ano passado o mastologista disse que eu não tinha nada que me impedisse de fazer reposição hormonal, mas devido os problemas que a 'reposição de farmácia' pode causar, eu sempre tive receio.

Há uns 3 anos comecei a pesquisar e descobri a Terapia de Modulação Hormonal Bioidêntica
Donna Fonseca disse em 08/11/12:
Cont. 2. Desde então tenho me informado muito, mas devido o custo alto deste tratamento, ainda não pude fazê-lo, uma vez que um dos problemas que passei a ter do climatério pra cá é uma depressão e apatia muito fortes, e devido a isso perdi meu emprego e estou sem trabalhar há anos.

Do climatério pra cá (isso começou em set/2006) eu passei a ter insônia forte, a engordar, depressão e os fogachos decorrentes no climatério, mas de todos os problemas, esse foi o menor. Em fev/2012 completei um ano sem menstruar, então já sou oficialmente menopausada e desde então minha saúde, que já não estava boa, começou a declinar ainda mais. Além do citado acima, passei a ter dores lombares fortíssimas, a ponto de não poder abaixar, levantar da cadeira... Depois veio esporão de tração na sola do pé. Depois uma dor fortíssima no pulso direito, que não passa com nada. Depois uma dor que pega o glúteo esquerdo, desce pela coxa e vai até a parte de trás do joelho.
Donna Fonseca disse em 08/11/12:
Cont. 3. É uma dor tipo um encurtamento do nervo ou do músculo, ao ponto de não poder mais passar sem o antiinflamatório, pois não dá pra andar, pra articular o joelho.

Bem, esses sem os maiores problemas, mas sinto que minha saúde está escorrendo pelos dedos. Desde que entrei oficialmente na menopausa, venho engordando 1 quilo por mês, mesmo comendo muito pouco. Já fiz exame de tireóide e deu tudo normal. Engordei 20 quilos desde que começou o climatério. Se eu pudesse, menstruaria pra sempre, pois ficar sem hormônios é estar morto em vida. Sinto-me uma viva-morta e estou apostando na modulação hormonal, apesar da proibição pela Anvisa (fiquei sabendo disse hoje). Isso é verdade? O Fantástico só faz reportagens rasas e sensacionalistas e não é a 1ª vez que causa estragos.

Bem, na rede pública não existe médicos que façam a TRHB. Eu moro em São Paulo e gostaria de saber os médicos de Sampa, ou Grande SP, que fazem a terapia.
Donna Fonseca disse em 08/11/12:
Cont. 4. Também gostaria de saber quais os laboratórios em SP que fazem o exame de hormônio na saliva. E quais as farmácias de manipulação em SP que fazem a manipulação dos hormônios. Gostaria de indicações de profissionais sérios e que pratiquem preço justo, se isso for possível!

Este site, se puder passar-me as informações que busco, estará me orientando na busca deste tratamento e ajudando uma pessoa que já está quase se dando por vencida, sem forças pra continuar buscando ajuda. Estou desanimada, pois vou num médico, em outro e nada muda, nada melhora. Estou fazendo quiropraxia para os problemas das dores lombares e nas pernas. Faço tudo que o quiropraxista orienta e não tenho nenhuma melhora! Juntando tudo isso à depressão, estou quase entregando os pontos e não saindo mais da cama.

Agradeço desde já pelas orientações que puderem ser passadas.

Abraços
Lucio Lemos disse em 08/11/12:
Oi Priscila, vc esqueceu de terminar a parte aonde escreve.. terapias.... coloque anti-envelhecimento. Quanto aos objetivos dos exames salivares: Decididamente eles ao foram criados especificamente para anti-envelhecimento, e sim para o diagnóstico e acompanhamento de várias doenças causadas pela carência ou excesso destes... portanto, o CRF não tem como proibi-los, existem milhares de referências científicas, lê quem quer.. este é o problema. Continuo alertando, não realizar o exame salivar antes e durante o tratamento hormonal pode causar graves problemas. Estarei palestrando em Teresópolis amanha as 19 horas. Em tempo vcs acham que ANVISA iria liberar hormonios e exames sem antes estudar as referências? Vc usa hormônio transdermico?
Lucio Lemos disse em 08/11/12:
Em tempo..... Se o CFM é contra terapias hormonais ... o que significa isto???

http://www.projetodiretrizes.org.br/diretrizes11/terapeutica_androgenica_feminina.pdf
Lucio Lemos disse em 08/11/12:
Leiam este artigo.... é o que digo,,, no estudo eles tentaram acompanhar o tratamento com exames de sangue.. e lá dizem que 100mg de DHEA não causou aumento de DHEA no soro! Posso te falar que na saliva , ou seja, o DHEA livre já estava estourado! Acho que deveriam reavaliar o estudo.

http://www.projetodiretrizes.org.br/diretrizes11/terapeutica_androgenica_feminina.pdf
Luana disse em 11/11/12:
Meu nome é Luana, tenho 55 anos e estou fazendo uso dos bioidenticos desde nov 2010. A qualidade de minha vida mudou muito. Uso o estriol e estradiol, a progesterona, testosterona e DHEA. Só tem um único problema que me deixa apreensiva. Noto qu e de um tempo para cá, tipo um ano ou um pouco mais, nao posso tomar uma taça sequer de vinho, ou mesmo uma cervejinha pois o efeito fica potencializado e eu passo mal. Fico preocupada se os remédios tem intolerancia com o alcool ou se estão afetando o meu fígado.Alguem podria me esclarecer? Fui ao médico recentemente, mas ele nao falou nada sobre isto.
Grata!
Radhija Saron disse em 12/11/12:
Quisera eu postar, estou fazendo uso dos hormonios bioidenticos e minha vida mudou. Continuo sem energia, apatica, depressiva, caloroes, irritabilidade. Talvez eu seja a única que ainda nao teve beneficios com a reposicao. Uma pena, pois faço tudo direitinho como a médica manda. Acompanho com nutricionista funcional e agora iniciei homeopatia. Sinto como se estivesse com falencia vital. A cada dia sinto-me pior. O proximo passo é consultar psiquiatra, quem sabe aí com antidepressivo eu me levanto?
Lucio Lemos disse em 12/11/12:
Bom dia Radhija!

Vc já avaliou as doses que está usando? Há quanto tempo usa? e quais as doses?
Radhija Saron disse em 12/11/12:
Lucio, estou usando essas dosagens desde agosto/2012. A médica ja fez alguns ajustes mediante o exame de saliva que fiz no Jablonka e tambem pelos exames de sangue. De hormonios bioidenticos utilizo Estradiol 0,3 mg/ml; estriol 1,25 mg/ml; um pump pela manha e outro a noite e tb a progesterona 50 mg/ml a noite. Fora isso tomo vitaminas diversas incluindo vitamina D e outras, e mais outros suplementos. Segundo a médica por meu SHBG estar elevado, dificulta os hormonios entrarem em harmonia. Esta é a fala dela. Só sei que me sinto morrer a cada dia. Falencia vital eu chamo isto que sinto. Um horror. Esqueci de dizer que tambem faço caminhada acelerada todo o dia por 1 hora e agora iniciei hidroginastica. Mas faço tudo isso ARRASTADA, pois sei que exercicio fisico é remedio para mim. É isto, obrigada pela atencao
José Maria Carpinetti disse em 13/11/12:
Radhija fale com sua médica sobre Saw Palmeto e para abaixar SHBG e sauna sêca para eliminar xenohormonios. Converse com ela sobre DHEA para melhorar seu ânimo.
sandra disse em 13/11/12:
Radhija não sou médica apenas sou mais uma que está se beneficiando da modulação hormonal.Antes de começar meu tratamento me sentia como vc, parecia que andava arrastada e me faltava energia para tudo.A mente queria ir mas o corpo não ajudava.Logo na minha primeira consulta o médico verificou que estava com fadiga adrenal e foi só eu fazer o tratamento que melhorou. Quem sabe este não seja o seu problema? Vc fez dosagem do cortisol?
Abraços e espero que melhore.
Lucio Lemos disse em 13/11/12:
Bom dia Radhija Saron , quando vc fez o exame salivar .. quanto deu o resultado da progesterona? Está usando a progesterona a quanto tempo?

se quiser mande a copia de seus resultados para meu email; luciolemos@lemoslab.com.br
Rosa disse em 13/11/12:
Lucio, por favor, informe o nível ideal de progesterona para alguém como eu, com 63 anos e há 8 anos na menopausa. O meu resultado de progesterona (medido no sangue) em julho/2012 foi 0,72 ng/mL.
Qual é o preço do exame de progesterona na saliva?
Você atende em São Paulo, capital?
Obrigada
Radhija Saron disse em 13/11/12:
Jose Maria, já tomo o Saw Palmeto, junto com coenzima Q 10, PQQ e mais outros componentes e tudo o que tem de bom, só nao faço uso do DHEA, somente uso o Omega 3 que contem DHEA E EPA, e sauna seca nao faço, vou falar com ela sobre tua sugestao. Sou grata pela tua atencao.
Sandra, o exame da saliva revelou que estou em estress cronico que segundo a médica é já fadiga adrenal, mas esses medicamentos, hormonios bioidenticos e suplementos que tomo, sao exatamente pra isso, só que infelizmente cada dia sinto-me pior. obrigada pelo post.
Lucio meu estradiol deu 2,62 pg/ml a progesterona 0,06 ng/mL, razao estradiol progesterona 1:23 - testosterona 0,056, DHEA 0,42 cortisol 7-8h deu 12,8 16-17 h deu 7,9 nmoL/L 22-23 h deu 4,0 a conclusao do exame foi estresse cronico de fase II, os niveis de DHEA encontram se no limite da referencia. a relacao DHEA/CORTISOL é de 1:6 indicativa de niveis inadequados para imuno e neuroptotecao. obrigada
Radhija Saron disse em 13/11/12:
Lucio esqueci, uso a progesterona na dosagem que citei acima, desde agosto. obrigada
Lucio Lemos disse em 13/11/12:
Boa noite Radhija, o José Maria comentou sobre DHEA e não sobre DHA, são substâncias diferentes. Com relação a seus exames de saliva, com certeza estes resultados são do momento ANTES da modulação, realmente estão muito baixos. Dependendo do tempo em que esta usando... sua progesterona deve estar em níveis altíssimos na saliva, ao contrário do que seu sangue mostra. John Lee já dizia que após o primeiro mês, a dose pode ser diminuida para 10 a 15 mg, pois caso contrario haverá o fenômeno de down regulation, aonde os efeitos desejados não são conseguidos. há quanto tempo vc modula com progesterona?

luciolemos@lemoslab.com.br
sandra disse em 14/11/12:
Radhija, o tratamento que fiz para a fadiga adrenal foi com hidrocortisona bioidêntica e posso te dizer que estou muito melhor depois de um tratamento de uns 4 meses.
Ana Maria disse em 14/11/12:
ja uso os Bioidenticos, ja refiz exames e ajuste nas dosagens. Pra mim foi excelente.
Uma duvida. Qual a melhor marca do 7 keto dhea?
Lucio Lemos disse em 14/11/12:
"" Ana Maria disse em 14/11/12:
ja uso os Bioidenticos, ja refiz exames e ajuste nas dosagens. Pra mim foi excelente.""


Que bom ler isto! Monitorar sem parâmetros torna-se impraticavel.
Radhija Saron disse em 14/11/12:
Lucio, é verdade, confundi o DHA com o DHEA, entao nao tomo DHEA.
Qto aos dados que informei, foi o exame que fiz no Lab vitrus em Porto Alegre. Sou de sampa mas a médica encaminhou o exame ( o inicial)
O ultimo que fiz no jablonka nao estou encontrando, para te passar os dados e vc opinar a respeito. Assim que tiver disponivel eu passo os resultados.Vc perguntou quanto tempo modulo com progesterona: nessa dosagem: desde agosto de 2012. De todo o modo já estou com o pedido para refazer a dosagem de cortisol, DHEA- Progesterona, Estradiol - testosterona todos coleta salivar. Assim que tiver os resultados atualizados eu posto.
Sandra - Nao me foi receitado hidrocortisona bioidentica, pergunto vc é de Sampa? Em que médico vc se consultou, se vc nao se importar pode passar o nome? Se não for de Sampa, mesmo assim, pode me passar o nome do seu médico?
Se possivel gostaria de consulta-lo.
A ambos eu agradeço a atencao dispensada a mim. Abracos
Radhija
Radhija Saron disse em 14/11/12:
Lúcio, me esqueci de agradecer a tua presteza em passar o teu email.
Porém se vc nao se importar, penso ser mais produtivo conversarmos por aqui, ao invés de privado, pois minha (nossa ) experiencia poderá ser útil para outras pessoas.
De todo o modo sou muito agradecida por tua gentileza em responder aos topicos.
Abracos Radhija
Luana disse em 16/11/12:
Olá, meu nome é Luana.Postei uma msg há aluns dias mas nao obtive resposta.Realmente estou preocupada com a reaçao do meu organismo depois do uso dos Bioidenticos. Eles podem afetar o fígado ou rins? Porque nao posso mais tomar uma taça sequer de vinho? Não é estranho? Amanha vou a uma comemoraçao e vou brindar com agua. Fico com medo pois o efeito do alcool fica muito potencializado e depois fico com muita dor de cabeça. Preciso de esclarecimentos pois estou ficando encucada se isto nao é um efeito colateral e se eu estou ficando intoxicada.Por favor me esclareçam. Grata, abraços, Luana
Lucio Lemos disse em 16/11/12:
Bom dia Luana!

Vc usa algum hormônio via oral? Toma suplementos tb? De qualquer maneira eu acharia interessante vc ir a um médico para que ele solicite uns exames bem simples.... TGO, TGO, Fosfatase Alcalina, Bilirrubinas, Gama GT... dai vc tem um resultado que dirá se há algo com seu fígado. Ademais a vantagem dos transdérmicos é exatamente a de não haver passagem pelo fígado. O que vc usa e quais as DOSES?
Radhija Saron disse em 16/11/12:
Oi Luana
Penso que qualquer medicamento possa potencializar com efeito do alcool e vice-versa.
Qto aos medicamentos transdérmicos, eles teem a concentração da droga significantemente reduzida pelo fígado antes de atingir a circulação, mas isto não quer dizer que eles não atingirão o fígado. Como o Lucio, disse acima, Um TGO, TGP e etc é de bom tamanho, para averiguar o seu fígado. Eu também PREVENTIVAMENTE faria uma ressonancia do figado (só para desencargo).
É minha opiniao somente, sou formada bióloga e usuária dos bioidenticos (e nao bem sucedida até o momento) Penso que há pessoas mais qualificadas para te ajudar. Abraços e seja feliz
Radhija Saron disse em 16/11/12:
CORRIGINDO: onde se lê : Qto aos medicamentos transdérmicos, eles teem a concentração da droga significantemente LEIA-SE SIGNIFICATIVAMENTE. ok?
Lucio Lemos disse em 16/11/12:
Corrigido a tempo! Pois nestes anos aonde realizei os exames de Hormônios Salivares de cerca de 3.000 pacientes, não considero os transdérmicos como inocentes, pelo contrário. Perguntei a Luana justamente quais hormônios e doses, pois algumas profissionais tendem a monitorar a modulação base através de exames de sangue, e isto faz com que as doses estejam altas demais. Importante saber o que e quanto vc usa, os transdérmicos desde que dentro de condições fisiológicas não oferecem grande risco aos pacientes. Hoje mesmo tenho aqui um paciente do sexo masculino com 2.150pg/ml de Testosterona na saliva, enquanto que os níveis desejados em reposição seriam em trono de 300pg/ml.... vamos ter aromatização na certa... e o excesso vai passar pelo fígado! Em tempo Radhija.. tb sou Biólogo, Especialista em Análises Clínicas... uns 35 anos de estrada. Um abraço!
Radhija Saron disse em 16/11/12:
Oi Lúcio,empatamos sou formada há 35 anos, porém não exerço profissionalmente! Após biologia me formei mestre em contábeis , trabalhei por muitos anos na área e agora exerço Tecnologia da Informacao (auto-ditada), por amor a tecnologia. Entao,concluimos que vc está anos-luz na minha frente em termos de condiçoes de opinar aos postantes na área bio-médica. Estou aqui para "ouvir" tuas consideracoes. Bom final de semana!
Lucio Lemos disse em 16/11/12:
Ok Radjhija, realmente interessante este assunto dos hormônios base, espero que todos nós tenhamos um bom aproveitamento. No meu caso tenho muito interesse em saber as doses , pois estou realizando um trabalho sobre a relação DOSES TERAPÊUTICAS X DOSAGENS LABORATORIAIS. Estamos com dois trabalhos aprovados em andamento na universidade daqui de minha cidade. O nosso laboratório está apoiando a pesquisa, através de exames.
Radhija Saron disse em 16/11/12:
Verdade, muito importante a pesquisa. Assim que eu tiver dados pessoais para te passar eu publico. Todo trabalho desenvolvido nessa área é de suma importância para o bom andamento dos tratamentos.Qual é o seu laboratório? Me perdoe se vc já publicou, nao me ative a este detalhe?
Abcs
Lucio Lemos disse em 16/11/12:
Boa noite Radhija Saron , meu laboratório o Lemos Laboratórios, www.lemoslab.com.br.
chiara ferrari disse em 25/11/12:
Boa noite, meu marido tem um cisto embrionário na hipófise e a mesma ñ produz mais varios hormônios gostaria de saber se a reposição dele pode ser feita por bioidenticos.obrigado
Aline Falcão Matos disse em 26/11/12:
Boa noite!
No dia de hoje , meu médico receitou-me Progesterona natural em base transdérmica , mas achei a dosagem um pouco alta"150 mg/pulso" ( é para ser aplicado no pulso ). Gostaria de saber a opinião de alguém sobre esta dosagem. Obrigada.
Rosa disse em 26/11/12:
Aline, depende do seu nível de PROGESTERONA no sangue, para a sua idade e sintomas.
Na pós-menopausa, o nível deve ser 1,0 ng/mL. Foi o que disse o meu médico. Receitou 40 mg e, depois de 4 meses, estava com 0,7 ng/mL. Pretendo baixar bastante a dose daqui em diante. Segundo o livro do Dr. John Lee, a dose de manutenção na pós menopausa deve ser 12 a 15 ng/mL, usada na forma de creme transdérmico, durante 25 dias do mês. Parar 5 dias e recomeçar. Faço essas paradas a cada 25 dias, embora nenhum médico tenha me orientado a parar: neste ponto, sigo o livro.
Lucio Lemos disse em 27/11/12:
Aline Falcão, A dose vai depender da necessidade.... creio que 150mg realmente é uma dose muito alta, se vc tiver endometriose a dose recomendade está entre 40 e 50mg, para TPM também.. mas se é para modulação o ideal é 40mg por tres meses e depois medir a sua progesterona salivar e regular a dose. Quando não é possível o acesso a exame salivar ajusta-se empiricamente.
Lucio Lemos disse em 27/11/12:
Rosa,

Realmente as orientações do Dr.John Lee são as mais sensatas. Tenho acompanhado centenas de mulheres que utilizam progesterona nas mais variadas doses, já realizei a dosagem de hormonios salivares em cerca de 3000 mulheres e tenho ficado preocupado com os resultados. Doses muito altas que levam a resultados centenas de vezes mais altos que o desejado. Medir progesterona no sangue para acompanhar modulação é perda de tempo. Vc falou que está com 0,7ng/ml de progesterona, quanto era a dosagem antes do tratamento?
Aline Falcão Matos disse em 29/11/12:
Obrigada , Lúcio Lemos pelas informações. Estou me tratando para endometriose , pois tenho sintomas dela. No momento estou tomando anticoncepcional de uso contínuo para aliviar a situação, mas não tenho nenhum exame para saber o nível de progesterona , o meu médico apenas me pediu para usar por 10 dias , e , se tiver alguma reação desagradável , entrar em contato com ele. Mas realmente , achei a dosagem alta.Pergunta : Como medir a progesterona salivar ?
Lucio Lemos disse em 29/11/12:
Bom dia Aline, Normalmente reraliza-se um perfil hormonal completo, no nosso caso inclui: Cortisol Salivar, DHEA Salivar, Progesterona Salivar, Testosterona Salivar, Androstenediona Salivar, Estradiol Salivar, Estriol Salivar. Você pode pedir separadamente tb.

Você pode solicitar seu kit de coleta por http://www.lemoslab.com.br/saliva/envio_s
Aline Falcão Matos disse em 01/12/12:
Lúcio Lemos , tenho somente dados de TSH e T4 Livre , que não tem normalizado ainda.Tenho perca de coágulos e tbm tive há pouco uma hemorragia de quase 10 dias. Tenho tido sangramento após relação sexual tbm , e , sofro se dores pélvicas concentradas no lado esquerdo. Com estes sintomas , é que deverei começao o tratamento de progesterona natural a base transdérmica nos pulsos à noite. Só não me conformo com a dose. Tive lendo sobre esse tipo de progesterona , e me interessei muito! Boa noite!!
Rosa disse em 02/12/12:
Alguém sabe responder, qual é o equíbrio entre Estradiol e Progesterona, na pós-menopausa? Meus níveis são estes:
1800 pg/mL Progesterona
22,0 pg/ml Estradiol

observações:
Para medir os níveis de Estradiol e Progesterona, os laboratórios utilizam 2 medidas ng e pg. Para transformar ng em pg: multiplicar ng por 1000
Exemplo: progesterona 1,80 ng/mL x 1000 = 1800 pg/mL)

Dr. John Lee recomenda (p.157) que, mulheres saudáveis, o equilíbrio entre ambos deve ser 300:1: ou seja, se o Estradiol for 2 pg/ml, a Progesterona deve ser 600 pg/ml. Mas será que isso é válido na pós-menopausa?

Obrigada
Lucio Lemos disse em 02/12/12:
Boa noite Rosa.

Muito importante a sua pergunta. Esta divergência de unidades ocorre na dosagem sérica, na dosagem salivar as medidas são as mesmas (pg/ml). Realmente pelas suas contas vc precisaria estar com com pelo menos 8,9 ng/ml(8000pg/ml) alcançar esta relação de 300 moléculas de progesterona para cada molécula de estradiol. Particularmente não tenho encontrado estes valores em exames de sangue de quase nenhuma mulher em meu laboratório. Fizemos vários estudos e levantamentos e verificamos que a maioria das mulheres jovens apresentam uma relação de 20:1 a 50:1 em saliva. Na verdade seu estradiol ainda está baixo, e sua progesterona também..NO SANGUE!. Como vc está modulando com progesterona, garanto que seus níveis de progesterona salivar já estão satisfatórios e que vc já deve estar em equilíbrio Progesterona/estradiol.
Como venho falando, apesar de dosarmos aqui os hormônios séricos também, não recomendmos a dosagem sérica para acompanhamento de modulação hormonal transdérm
Lucio Lemos disse em 02/12/12:
Este sábado, liberando resultados salivares da semana, deparei-me com o seguinte quadro: Paciente de 65 anos respondeu ao questionário da seguinte forma: Todos os meus sintomas sumiram após tratamento. SINTOMAS RELATADOS 3 MESES ANTES: falta de libido, impotencia, perda de massa, fraqueza, amnésia etc... Fui verificar os exames salivares.. Testosterona: 35pg/ml(65 a 120pg/ml), Androstenediona 27pg/ml(50 a 80) dentre outros,,,tudo baixo.. agora ele está se sentindo muito bem.. mas achei os níveis de testosterona muito altos (2.870pg/ml) lembram-se dos níveis normais acima? Por conta de acompanhamentos sanguíneos, ele estava usando 100mg de testosterona transdermica, que eu acho altíssima... uso em mim 10mg/ml e mantenho meus níveis séricos 2m 300pg/ml em média.
Lucio Lemos disse em 02/12/12:
Corrigindo uso em mim 10mg/ml e mantenho meus níveis séricos em 300pg/ml em média.
Rosa disse em 03/12/12:
Obrigada, Lucio.
Pela sua explicação acima, pude entender que a relação de 300:1 de Progesterona x Estradiol, a que se refere o Dr. John Lee, é em pg/ml, medida na SALIVA.

Meus níveis séricos são:
progesterona 1,80 ng/mL
estradiol 22,0 pg/ml

Estes níveis estariam próximos a 300:1, como recomenda o Dr. John Lee?
Obrigada
Lucio Lemos disse em 03/12/12:
Veja, quando dosamos os hormônios no sangue, buscando saber o quanto temos de hornmonios livres (atuantes), não conseguimos determinar com exatidão qual a quantidade que está sendo absorvida pelo organismo. O exame de sangue não é sensível o suficiente, e apenas perceberemos alguma mudança quando os níveis de hormonios espalhados pelo corpo estão muito altos. Nos estudos de Dr.Lee vc achará as explicações e exemplos de quanto o sangue é inferior para este monitoramento.
Radhija Saron disse em 23/12/12:
Olá Lúcio Lemos, Lembra de mim?
REfiz meu exame da saliva e segue os resultados, se vc puder me ajudar a entender, ficarei grata!
Estrona – 14,60 pg/ml
Estradiol – 16,50 pg/ml
Estriol – 48,90 pg/ml
Progesterona – 1,02 ng/ml
Razao estradiol: progesterona = 1: 62
Razao estradiol: estriol= 1: 3
Testosterona 0,129 nmol/L
DHEA – 0,47 nmol/L
Cortisol salivar manha 13,4 nmol/Tarde 8,4 nmol/LNoite 3,9 nmol/L
Relacao estradiol-testosterona 1:2
Relacao estradiol-progesterona 1:62
RElacao estradiol- estriol 1:3
Relacao dhea:cortisol 1:5
Relacao testosterona: Cortisol 1,9
Melatonina 23,7 pg/ml horário da coleta 22:10 hs.
Abcs e boas festas
Lucio Lemos disse em 23/12/12:
Bom dia!

Preciso dos valores de referência!
Radhija Saron disse em 23/12/12:
HORMONIOS SALIVARES valores de referencia
Estrona – 14,60 pg/ml 3,0 – 20,0
Estradiol – 16,50 pg/ml 1,0 – 5,0
Estriol – 48,90 pg/ml 20,0 – 250,0
Progesterona – 1,02 ng/ml 0,20-1,00
Razao estradiol: progesterona = 1: 62 1:200
Razao estradiol: estriol= 1: 3 1:4
Testosterona 0,129 nmol/L 0,100 a 0,180
DHEA – 0,47 nmol/L 0,85 a 1,50
Cortisol salivar manha 13,4 nmol 13,1 a 23,5
Tarde 8,4 nmol/L 3,0 a 8,0
Noite 3,9 nmol/L 1,0 a 2,9
Cortisol total 25,7 nmol/L
Radhija Saron disse em 23/12/12:
Relacao estradiol-testosterona 1:2 1:200
Relacao estradiol-progesterona 1:62 1:200
RElacao estradiol- estriol 1:3 1:4
Relacao dhea:cortisol 1:5 1:5
Relacao testosterona: Cortisol 1,9 > 1,00 anabolismo ; <1,00 catabolismo
Melatonina 23,7 pg/ml horário da coleta 22:10 hs. – 20,0 – 45,0
Radhija Saron disse em 23/12/12:
Lucio, estou atualmente usando o gel de estradiol bioidentico – 0,3 mg/ml, estriol 1,25 mg/ml pela manha e a noite Progesterona bioidentica 50mg/ml. Tenho sentido muitas dores nos seios, até já refiz a mamografia que graças a Deus não deu nada grave, e também estou sem libido,zerou mesmo. O shbg já era elevado, agora piorou mais um pouco no ultimo exame que fiz. Vc pode dar sua opinião a respeito do meu quadro? Muito obrigada
Lucio Lemos disse em 23/12/12:
Radhija...

Quanto tempo vc ficou sem usar os hormônios antes de colher a saliva?
Radhija Saron disse em 23/12/12:
Lucio, nao fiquei sem usar os hormonios para colher a saliva. Nao recebi instrucao que eu deveria parar de usar. obrigada!
Lucio Lemos disse em 23/12/12:
Radhija, entre em contato comigo no lab, precisamos discutir isto melhor. Seus sintomas batem com excesso de progesterona e não batem com alguns resultados.
32-3215=2872, entre 9:00 e 10:00hs.
Radhija Saron disse em 24/12/12:
Poxa que pena! Gostaria muito se pudéssemos continuar por aqui, pois acho que seria importante para as pessoas que acompanham os depoimentos! Mas se nao for possível nao há problema! Muito obrigada de qualquer forma. Abracos.
Lucio Lemos disse em 24/12/12:
Ok Radhija, mas discutir resultados de outros labs é complicado. Não acho ético. Estou sua disposição aqui no Laboratório.

Feliz Natal!
Radhija Saron disse em 24/12/12:
OK Lucio Lemos, Feliz Natal!
Lucio Lemos disse em 24/12/12:
Entrevista sobre Hormonios Salivares

http://www.youtube.com/watch?v=EKuPeD5Vp3g
Radhija Saron disse em 24/12/12:
Parabéns Dr. Lucio Lemos pela entrevista!
Obrigada pela dica do google acadêmico, vou adotar.
Abracos
Lucio Lemos disse em 24/12/12:
Obrigado Radhija! Estou a disposição! Minha função como responsável tecnico do laboratório é esclarecer as dúvidas de pacientes e médicos sobre esta tecnologia tão nova no Brasil. Penso que deveria repetir seus exames pois algo não está batendo em seus relatos. Erros pré-analíticos são responsáveis por 80% dos erros laboratoriais em todo mundo. Não se abstenha de procurar mais informações. Volto pode me procurar em horário comercial no Lemos Lab, e ai sim após melhores esclarecimentos vc deveria expor as usas conclusões. Espero que entenda minha posição.
Radhija Saron disse em 25/12/12:
Bom dia Dr. Lucio Lemos
Noossa, como as coisas sao dinamicas!
Essa noite tive um sangramento vaginal, isso nao ocorria desde que cessou minha menstruacao. Estive lendo e entendi que quando isso ocorre é devido a excesso de estrogênio! Talvez isso explique meus seios estarem doloridos essa ultima semana? Minha cabeça da um nó!! Está tudo muito estranho. Vou tentar falar com a ginecologista pelo celular pois a mesma encontra-se em férias! Agora quanto a tua ideia de refazer o exame de saliva, é interessante, porem muito oneroso! Mas, se necessario for para esclarecer esse "balaio de gato", farei, fazer o que? Por favor, se vc puder fazer alguma consideracao sofre esse fato novo do sangramento serei grata!
Jane Reinaldo disse em 25/12/12:
Olá
Para mim os hormones bioidênticos não derão resultado
Passei então para os fitoterápicos como a cimicifuga e tratamento homeopático com o Klimakt-Heel que é de um lab alemão
Estou a melhorar muito dos calorões e do sono
Radhija Saron disse em 25/12/12:
Oi Jane!
Vc está em qual estado? Pode por favor me passar o contato do seu medico de homeopatia? Sempre fui muito a favor da homeopatia, porem nunca utilizei os recursos! E esses medicamentos do laboratório alemão,onde vc encontra?Obrigada pelo retorno! Abraços!
Lucio Lemos disse em 26/12/12:
Boa noite Radhija

É esperado este tipo de reação quando a progesterona está muito acima dos níveis fisiológicos,, há estimulação dos estrogenos. Vc deve verificar os seus níveis de progesterona salivar e vai verificar que estão pelo menos 10 vezes acima do que é desejado.
Lucio Lemos disse em 26/12/12:
Progesterona Salivar Muito Alta em Mulher que Não Está Modulando??

Um médico me ligou questionando sobre o resultado de progesterona de uma paciente. Ela está com 3.500pg/ml enquanto que os valores endógenos esperados não passariam de 500pg/ml... Paciente de 38 anos. Seguem algumas considerações:

1) Excluir contaminação por progesterona exógena (gel transdérmico) já que esta paciente já foi usuária.
2) Excluir gravidez.

Pode ser:

. Menopausa:

O ínício da menopausa em cerca de 52 anos produz uma aberração na produção de progesterona, fazendo com que o teste de progesterona salivar variem entre muito alto e muito baixo. Estas flutuações nos níveis de progesterona podem causar irregularidades nos períodos e a presença de ondas de calor que normalmente estão associadas com a Menopausa.

. Síndrome Pré-Menstrual:

Flutuações na estabilidade emocional e mental da mulher, poucas semanas antes da menstruação, podem ser causadas por flutuações nos níveis de progesterona.

Lucio Lemos disse em 26/12/12:
. Hiperplasia Adrenal:

Este distúrbio é descrito como possuidor de níveis deficientes ou excessivos de hormônios Sexuais sendo produzidos, o que pode provocar níveis elevados de produção de progesterona. Isto é causado devido ao funcionamento anormal da glândula supra-renal o que trás os sintomas de síndrome pré-menstrual.

. Má relação Estradiol/Progesterona:
Choros repentinos, irritabilidade, alterações emocionais, tristeza, são sintomas de altos níveis de progesterona na forma de picos ocasionais durante a menopausa.

. Sensibilidade da mama:
Altos níveis de progesterona podem causar hipersensibilidade dos seios, quando há
pressão sobre eles.

. Sono Inquieto:
Mesmo dormindo mais do que o normal, a mulher se sente cansada ao acordar.
Lucio Lemos disse em 26/12/12:
. Ressecamento Vaginal:
Neutralizando os efeitos lubrificantes de altos níveis de estrógeno de estrógenos, podem causar ressecamento vaginal.

. Falta de Libido:
Falta de interesse sexual e depressão.

Em resumo: Como venho dizendo... pior que a carência ... é o desequilíbrio. Precisamos manter os níveis fisiológicos.

Lucio Lemos
Radhija Saron disse em 27/12/12:
Ola Dr. Lúcio Lemos
Tentei falar com o Sr em seu laboratório ontem por volta de 11:00 hs, porém o Sr não estava.
Quando passar as festas tentarei novamente.
Muito obrigada pelas explicacoes, realmente sinto tudo isso que o Sr. citou.
Vou ver se no começo do ano refaço os exames,(vou consulta-lo na época) pois assim que tive o sangramento vaginal, parei de utilizar os géis de estradiol, estriol e o da progesterona. Estou muito receosa de continuar com os hormonios bioidenticos. Confesso para o Sr. que estou quase desistindo. Agradeco de novo sua paciencia e colaboracao. Feliz Ano Novo!
Lucio Lemos disse em 27/12/12:
Boa noite Radhija

Realmente, ontem eu estava em outra cidade. Porém amanhã estarei no lab o dia todo.
Pablo Kallel Leda Faria disse em 14/01/13:
Sou acadêmico de medicina, e durante meus estudos e pesquisas descobri o termo "bioidêntico" e achei muito interessante em detrimento de todos os metabolitos gerados pelos hormônios sintéticos não idênticos.. Mas a cada um artigo a favor encontrei outros dez contra, mas os ataques aparentam ser a maioria por ignorância e reluta de profissionais em admitir que os protocolos utilizados por eles já estão ultrapassados e da indústria que teme perca dos lucros com o incremento de bioidênticos no mercado ja que não podem colocar patentes em determinados casos. Gostei do site, muita informação de qualidade!
Lucio Lemos disse em 16/01/13:
Testosterona Bioidêntica, Ingestão DHEA e Estradiol Endógeno......

Tenho observado que alguns pacientes em uso de altas doses de Testosterona transdérmica e tb sub-lingual apresentam altos níveis de Estradiol... a ponto de simular valores obtidos quando em uso de estradiol bioidêntico. Estes pacientes possuem epigenética para aromatização mais potente que os demais... Mulheres e homens que utilizam doses altas de DHEA tb estão apresentando tais resultados.
Para exemplificar, os valores de Estradiol Salivar de homens não devem ultrapassar 4,0pg/ml e alguns chegam a 80pg/ml. Hoje uma paciente apresentou Estradiol de 98pg/ml... pós menopausa, com progesterona salivar de 38pg/ml(muito baixa) e testosterona salivar de 103pg/ml dobro do normal. E para melhorar DHEA salivar de 4,6nmol enquanto que o valor máximo ótimo é 1,4nnmol.
Marcio de Paula disse em 17/01/13:
Gostaria de saber se o 7Keto no homem, diminui o apetite sexual em função do DHEA. Se sim, pq?
Celso Mesquita disse em 05/02/13:
Estou usando Testosterona Bioidêntica, pois meu organismo não produz o suficiente, porém, estou acima do peso, seguindo uma dieta rigorosa e fazendo exircícios físicos diariamente e desde quando comecei a usar a testosterona, não consigo mais perder peso. O que pode estar acontecendo? Isso é normal? Com o tempo o organismo se acostuma? Pois fico na dúvida, eu estava perdendo peso antes de utilizar o hormónio. Será que devo parar de utilizar? Fico imaginando que devo escolher entre ser obeso ou tratar a reposição dos hormônios. Obrigado pela atenção.
Lucio Lemos disse em 05/02/13:
Boa tarde,

Quando modulamos com Testosterona precisamos ter o cuidado de evitar a aromatase, que transforma sua Testosterona em Estradiol e Estrona, potencialmente prejudiciais. Qual a dose que vc usa?
maria disse em 13/02/13:
Estou fazendo modulação hormonal com bioidenticos há mais de um ano. O médico quer que eu vá ao consultório todo mês ou mais um pouco. É assim com todos os médicos?
Rosaly Santos Garcia disse em 18/02/13:
Médicos que fazem tratamento com bioidêncos só atendem particular? os tem com plano de saúde?
Edson disse em 28/02/13:
Lucio, por uns 10 anos aproximadamente, vivo uma vida muito estressada emocionalmente,d 4 anos pra ca, piorou muito e nesse ultimo ano, a ponto d nao ver nem futuro a frente, sempre fui muito ativo,sempre com objetivos,sem me deixar abater por dificuldades e d bom humor, e hj me vejo totalmente inverso, e sinto q minha saude esta sendo muito afetada,principalmente na area sexual,fiz exames e me disseram q nao tenho nada, tudo normal,q so preciso ser menos estressado, mas li certa vez um artigo,q dizia q estress extremo pode causar um desiquilibrio hormonal, e conseguentemente pode causar exatamente o que sinto,é possivel que um tratamento hormonal possa esquilibrar novamente , e me trazer de volta o bom humor,a vontade de viver q sempre tive.
Edson disse em 28/02/13:
Gostaria de saber se existe algum medico em minha cidade , sou de sao jose dos campos, muito obrigado
Lucio Lemos disse em 28/02/13:
Bom dia Edson, quais foram os exames que vc fez? E qual foi o material? Saliva ou sangue? Para Stress Adrenal, que pode ser o seuc aso, somente o exame salivar resolveria.
Edson disse em 28/02/13:
fui ao urologista reclamando de DE, e ele fez exame de sangue, os exames de praxe,
José Maria Carpinetti disse em 01/03/13:
Entre em contato com o link http://www.longevidadesaudavel.com.br/contatoLocalize.asp
Rosa disse em 02/03/13:
Há 8,5 anos em menopausa, e há 1 ano usando creme transdérmico de progesterona, sempre junto com 0,5 de estradiol, nas dosagens de 40mg,50mg,30mg de março a novembro 2012, consecutivamente.

Nos meses de dezembro 2012 e janeiro 2013, reduzi a dose de progesterona para 15mg. Mas, em fevereiro 2013, aumentei para 30mg,

e 2 dias depois que parei de usar o creme,começou um leve sangramento, como uma borra de café, que já está no 3 dia.

Obs: Faço uso cíclico do creme: a cada 25 dias, paro 5, e depois recomeço. Pergunto: devo me preocupar? quanto deve durar este sangramento?
maria antonieta ribeiro disse em 03/03/13:
uso HBI há 2 anos...progesterona 100mg gel, bi-est (estadiol e estriol),bem , o fato é que meus exames de dosagem mostraram níveis baixos de estradiol (20)e estou tendo calores...a médica sugeriu que eu tomasse um comprimido de uma "fórmula protetora",segundo ela porque estou aromatizando...e aí os hormonios estariam se perdendo ao invés de fixarem nos seus receptores...pergunto, isso é comum?A verdade é que estou me desiludindo c/ esse tipo de reposição!
Lucio Lemos disse em 04/03/13:
Sinceramente acho esta dose de progesterona bem alta. Os níveis de Estradiol no sangue podem estar baixos.. mas e na saliva? Se os níveis de progesterona estiverem tão altos quanto eu creio que estejam.. a progesterona estará neutralizando seu estradiol.
maria antonieta ribeiro disse em 04/03/13:
Fiquei surpresa c/ a rapidez da resposta...isso é bom!Na verdade nunca foi pedido exame da saliva...não entendo porque.Qualquer laboratório está habilitado a fazer esse tipo de exame?Faço sempre pelo Hermes Pardini de Belo horizonte,colhendo o material aqui na minha cidade (interior de MG).Você acha que devo abordar o assunto c/ a médica?Estou me sentindo meio perdida!!
Simone disse em 04/03/13:
Boa noite, gostaria de saber sobre o uso de LS Anti Oxy e se ele tem alguma relação com a substância POMEGRANATE. Pergunto por que encomendei um remédio que contivesse LS anti oxy conforme a receita médica e quando fui ler a bula, a substância que está presente é POMEGRANATE. Pesquisei nos sites e observei que ambos possuem ação antioxidante. Poderiam ser a mesma substancia?
Lucio Lemos disse em 04/03/13:
Maria Antonia, não são todos os laboratórios que realizam estes testes, aqui no nosso realizamos o perfil completo de Hormonios Salivares: DHEA, Cortisol, Testosterona, Progesterona, Androstenediona. Estradiol, Estrona e Estriol. Você pode enviar o material para nossa cidade. Entre em contato comigo pelo email luciolemos@lemoslab.com.br
Cuica disse em 10/03/13:
Por perda da libido estou usando PROGESTERONA MICRNIZADA BIOGEL TRANSDÉRMICO e gostaria de saber em quanto tempo ele começa a fazer efeito.
Lucio Lemos disse em 10/03/13:
Mas quanto deu sua testosterona e cortisol salivares?
José Maria Carpinetti disse em 11/03/13:
Falta de libido é falta de testosterona não de progesterona.
Francieli Fagundes Silva Silveira disse em 11/03/13:
Olá, minha Ginecologista me prescreveu PROGESTERONA BASE MICRONIZADA 4% por eu usar o DIU MIRENA a 1 ano e meio e me queixar de falta de libido, a questão é que minha Endocrinologista disse que meus exames hormonais dariam os valores alterados exatamente por causa do uso do DIU. Gostaria muito de consultar com um médico ENDOCRINOLOGISTA que trabalha-se com Hormônios Bioidênticos POR FAVOR ME AJUDEM, poderiam me informar onde encontrar um profissional em Porto Alegre-RS ou região metropolitana. Obrigada.
Francieli Fagundes Silva Silveira disse em 11/03/13:
Olá, minha Ginecologista me prescreveu PROGESTERONA BASE MICRONIZADA 4% por eu usar o DIU MIRENA a 1 ano e meio e me queixar de falta de libido, a questão é que minha Endocrinologista disse que meus exames hormonais dariam os valores alterados exatamente por causa do uso do DIU. Gostaria muito de consultar com um médico ENDOCRINOLOGISTA que trabalha-se com Hormônios Bioidênticos POR FAVOR ME AJUDEM, poderiam me informar onde encontrar um profissional em Porto Alegre-RS ou região metropolitana. Obrigada.
Lucio Lemos disse em 11/03/13:
Realmente alguns exames salivares estarão alterados..principalmente o Estradiol que estará bem abaixo do desejado.
José Maria Carpinetti disse em 12/03/13:
FRANCIELI veja lista de medicoS que trabalham com hormonios bioidenticos no Brasil http://essenciafeminina.blog.br/medicos/
Silvia disse em 16/03/13:
Comecei a usar os bioidenticos , notei que a minha disposicao estar melhor ! Estou confiante em Deus que vai dar tudo certo !
sueli disse em 25/03/13:
Dr Lucio, estava usando estriol, estradiol e progesterona 7% e não estava nada bem, me deu muita celulite e elas doiam muito, estava tambem com muitas dores articulares, os calores noturnos voltando. Minha médica me disse que não era dos hormônios, fiz exames para reumatismo e deu negativo,ela não sabe o porque das dores , nem da celulite. Parei de usar o estriol e o estradiol e continuo usando a progesterona,senti que as celulites melhoraram e as dores um pouco.Gostaria de saber se usando somente a progesterona estou me prejudicando de alguma forma.Faço uso dos bioidenticos desde 16-12-2010, tenho 54 anos e uso tambem o 7keto-dhea.Obrigada
Lucio Lemos disse em 25/03/13:
Boa tarde Sueli, na verdade é importante que vc mantenha o equilibrio Progesterona/Estradiol, somente com acompanhamento médico vc terá bons resultados. Quanto a dose de 7% (70mg) de progesterona, acho demasiado, ainda mais pelo longo tempo relatado. Em um exame de saliva vc teria um resultado exageradamente alto, e progesterona alta leva a todos os sintomas relatados.
sueli disse em 25/03/13:
Dr Lucio,gostaria que vc me indicasse um médico de sua confiança que trata com bioidênticos, gostaria de mudar de médico, não ando muito satisfeita com esse tratamento e queria ouvir outro profissional, estou quase desistindo desses medicamentos. Obrigada
Andréia disse em 26/03/13:
Em SC atende o Dr. Eduardo Gomes de Azevedo próximo ao Beiramar shopping, Centro de Florianópolis, Clinica Onodera. Tenho 34 anos, já sou paciente e estou a iniciar uso dos bioidênticos.
Francieli Fagundes Silva Silveira disse em 27/03/13:
Boa tarde Dr Lucio,
Gostaria muito de sua ajuda: Minha Ginecologista me prescreveu PROGESTERONA BASE MICRONIZADA 4% por eu usar o DIU MIRENA a 1 ano e meio e me queixar de falta de libido e ansiedade, a questão é que minha Endocrinologista disse que meus exames hormonais dariam os VALORES ALTERADOS exatamente por causa do uso do DIU. Já usei 1 pote e meio da progesterona e também intercalei com Utrogestan 200mg, a questão é que não senti diferença alguma. Também consultei com o Neurologista e fiz ressonância e eletro que deram resultados normais, e o mesmo me encaminhou para o psiquiatra que me receitou Escitalopran diagnosticando que tenho Distúrbio de Ansiedade(Concordo com ele) só estou na dúvida de por qual orientação seguir, por favor se tiver algum médico para me indicar em Porto Alegre RS ou região. POR FAVOR ME AJUDE DR LUCIO. Obrigada.
Dalton Filho disse em 07/04/13:
Olá amigos, tudo bem?

Ouvi falar muito bem dos Hormônios Bioidenticos através de uma palestra do Dr. Lair Ribeiro.

Gostaria de saber quais hormonios o homem normalmente tem que repor depois de 52 anos e sem tem bioidentico.

Um forte abraço
Floracy Maria de Oliveira Ferreira Gomes disse em 18/04/13:
Dr. Lúcio bom dia!Estou iniciando um tratamento com hormônios Bio Identicos e espero melhorar do desanimo, falta de libido..... Tenho 49 anos e ja fiz histerectomia (+ tenho os ovários), Fui a um ortomolecular em Brasília que me receitou progesterona bioidentica micronizada 40mg gel e testosterona bioidentica micronizada 5 ms gel transdermico alé de alguma vitaminas que estão em falta no meu organismo. Vou começar a usar amanhã, mas estou preocupada com os efeitos colaterais. Não tive filhos, retirei muitos miomas e nódulos benigmos do seios, o uso desses hormônios podem afetar os seios. Obrigado pela atenção.
kelly disse em 21/05/13:
Boa noite, tenho 29 anos, tenho 1 filho, não faço uso de nenhum medicamento. Já tive nódulos reincidentes benignos na mama (fibroadenoma juvenil). Gostaria de saber se há benefícios da modulação hormonal para mim, ou se por já ter tido nódulos na mama não é indicado. Se sim, quais os exames devem ser solicitados para garantir a prescrição correta para o meu caso, e quais os parâmetros utilizados para avaliar se o nível de cada hormônio esta dentro da normalidade ou se precisa de modulação?
José Maria Carpinetti disse em 21/05/13:
No YOU TUBE tem tudo http://www.youtube.com/watch?v=oNq2jCzMeC8
Radhija Saron disse em 23/05/13:
Olá a todos!
Demorei para retornar ao fórum, mas agora retorno mais confiante nas minhas opiniões que talvez possam interessar a muitos.
Bem, após quase um ano de terapia com hormônio bioidenticos formulados em farmácias de manipulação, concluo:
Não há necessidade se manipular estradiol/estriol BIOIDENTICOS em farmácias, já existe prontos, nas dosagens especificadas, que se pode utilizar, sem problemas. somente a progesterona que ainda não se encontra pronta. Entao, nada disso de seu medico ficar ganhando em cima de manipulações de estradiol/ estriol ok?
EXames de dosagem salivares!!não há nada cientificamente comprovado que os exames de saliva, dosarem mais fidedignamente os hormônios. Os hormônios são muito instáveis,seja pelo exame de sangue, saliva e tals, sendo assim, optemos por dosar pelos exames indicados por médicos normais. Não gastem seu $$$$$ COMO EU fiz, em dosar hormônios pela saliva.
Radhija Saron disse em 23/05/13:
Minha irma que mora nos Estados Unidos, também não consegue dosar hormônios pela saliva, devido ao fato do plano não dar cobertura por falta de conclusões cientificas comprobatórias da eficiência dos mesmos. Entao, pensem antes de aderir a informações talvez não fidedignas dos exames salivares. Pois de fato não há comprovação que esses exames são mais ou menos eficientes do que os exames de sangue normais.
Radhija Saron disse em 23/05/13:
Meu depoimento atual, consulto com um medico ginecologista que é oncologista do AC CAMARGO, aqui em SP. Ele me receitou Estreva (comprado em farmácia e manipulou A progesterona, pq ainda não existe pronto. Estou me sentindo bem, porem os sintomas como calores, e insônia ainda continuam, mas como comecei a medicação a apenas 10 dias, penso que ainda não fizeram efeito. Sinto-me confiante, pois o medico me pareceu muito interessado na minha saúde e bem estar, muito mais do que a quantidade de remédios e indicações de farmácias que eu iria manipular a medicação........ concluam, vcs que são inteligentes....
sandra cristina fonseca disse em 24/05/13:
Tb quero deixar registrado o meu depoimento para ajudar outros a se sentirem encorajados a fazer o tratamento. Faço uso dos hormônios e demais medicações há quase 3 anos e foi preciso um bom tempo para que os benefícios viessem. Somente agora é que meus exames estão num nível que posso chamar de "excelência". Tenho diabetes tipo II e as dosagens estão todas normais, assim como o colesterol, que baixou consideravelmente ao longo do tratamento. Lógico que somente os remédios não fazem efeito, pois tudo foi aliado a uma dieta prescrita por nutricionista e aumento dos exercícios físicos. Agora me sinto disposta para frequentar a academia de 5 a 6 vezes por semana, fazendo de uma hora e meia a duas de exercícios variados (musculação, corrida, spinning, pilates etc). Quem me conheceu antes não acredita na transformação. Ah, tenho 50 anos, já menopausada e como todos os sintomas aqui relatados. Nunca fiz exame salivar, tudo foi controlado com os exames de sangue normais.Abçs a tds!
Lucio Lemos disse em 24/05/13:
Boa noite

Amanhã, dia 25 de maio, será realizado um grande encontro com 60 médicos na área da modulação hormonal, aonde serão discutidos como manter níveis fisiológicos na modulação, aonde dentre outors assuntos improtantes, será demontrados,através de evidências científicas , a superioridade das dosagens salivares e a possibilidade de intoxicação silenciosa quando se usa dosagens hormonais sanguíneas para monitrar os pacientes em modulação. Será no Instituto de Pesquisa Sírio e Libanes!
Rosaly Santos Garcia disse em 27/05/13:
Olá Radhija, estou na dúvida, você não está mais fazendo tratamento com biohormônio? ou o problema é só com o exame de saliva? Também faço tratamento com uma médica extremamente dinheirista, mas estou me sentindo muito melhor, ainda não 100% mas sinto que chego lá, queria saber aonde vc comprou remédio pronto? é bioidêntico? estava lendo a bula do estreva, ele só tem estradiol na formula, não tem estriol, vc pode dar mais informações? obrigada
Rosaly
Rosilene disse em 05/06/13:
Oi, sou a Rosilene , tenho uma filha de 22anos que foi diagnosticada com ovario policistico, depois da primeira menstruacao comecou a ficar irregular, ela inchava e ficava mal. Usou provera e nao normalizou. Entao a giecologista receitou yasmin que ela usa ha 4 anos. Ela esta bem, porem foi diagnosticada com alopecia androgenetica, pois tem falha no couro cabeludo. Usa minoxidil a 5%e toma suplementos comexinutriment, luteina,vit c , vit E,ferro quelado zinco quelado. A modulacao hormonal e indicada ? Tomar anticoncepcional por mtos anos faz mal ? O que devo fazer ?
Rosilene disse em 05/06/13:
Esqueci de comentar que ela tem triglicerideos bem alto 200 e tem intolerancia a lactose e intestino preso, a alimentacao e boa com bastante frutas e verduras e integrais. Ela toma bastante agua tbm. Mesmo assim o intestino e bem preguicoso.A peledo rosto e oleosa eo cabelo tbm. Sofre de insonia.
Renan Castaldeli disse em 07/06/13:
Olá, tenho 28 anos e desde os 23 tho níveis de testosterona entre 230 e 300, por estar dentra do limites considerados normais nenhum médico aceita prescrever testosterona bioidêntica para mim. Tenho muitos sintomas caracteríscos de hipogonadismo e mesmo assim os médicos (endócrino e urologistas) atribuem à fatores psicogênicos. Tenho Varicocele desde os 17 anos anos e tenho pequisado muio a respeito, semana passada descobri que varicocele pode diminuir até pela metade a produção de testosterona. Gostaria de saber onde encontro um médico que trabalhe com biodênticos e também sua opinião sobre meu caso, será que realmente serei beneficiado com o uso? Caso inicie o uso agora, com 28 anos terei de usar cronicamente?
Desde já muito obrigado. Renan
José Maria Carpinetti disse em 07/06/13:
Preencha esse formulário e você terá um médico próximo a você: http://www.longevidadesaudavel.com.br/contatoLocalize.asp . Realmente você será beneficiado com o uso, quando ao tempo de uso é ad infinitum.
guyfrank disse em 04/08/13:
estou começando um tratamento com testosterona bioidentica, ja faz 10 dias e não senti nenhum resultado positivo, aliás, me parece que está piorando porque eu tenho necessidade de reposição porque meu testosterona estava em 249, e depois de iniciar um pré tratamento com oxandrolona 10 mg diárias, tive efeitos colaterias de baixa de libido e dominuição de testo que foi pra 80. Eu vi que pode-se usar progesterona para baixar meu estradiol que está muito alto, mas minha endocrino não concordou, além de ela não ter me receitado nenhum TPC após uso de oxa, conclusão, estou numa situação pior de quando começei, e não estou botando nehuma fé neste tratamento dela.
O que devo fazer?
Estou pensando em parar de usar o bioidentico gel que ela me passou, e procurar outro endocrino.
Minha dúvido é se o uso de bioidentico se faz necessário o uso de TPC
Cézar Cerqueira disse em 11/08/13:
Estou fazendo M.Horm. c/ Bioid. a 3 meses. Nos primeiros 10 dias os resultados foram fantásticos, depois aquela super sensação de bem está foi "normalizando", atualmente estou bem, me sinto disposto mas não como aquele início (felicidade literalmente). Tem uns 15 dias que medir minha Testosterona e deu acima de 1500 un/dl, achei alto o médico disse que estava tudo bem, mas acabou abaixando a dosagem de 100 p 50 mg por dose, a pregnenolona continua 150 mg por dose. Sinto saudade do meu primeiro Mês de tratamento, pode ter acontecido o que para Eu sentir tão bem? Expectativa? Os Hormônios se equilibraram adequadamente no ínício que deu a felicidade/disposição perfeita? Tem alguma idéia? Finalmente, O médico mandou Eu passar o Creme da Testosterona a noite antes de dormir e o pregnenolona pela manhã, porém vi aqui que a Testosterona deve ser mais adequada usar pela manhã, qual o ideal?
Cézar Cerqueira disse em 11/08/13:
continuando...porém vi aqui q a Testosterona deve ser mais adequada a usar pela manhã (obs: na realidade isso foi um comentário que li aqui, e p usar em mulheres). Para homem qual é, geralmente, o melhor horário de aplicar a Testosterona transdérmico ?
Lucio Lemos disse em 12/08/13:
Bom dia.... queremos seguir o ciclo normal de produção, que em homens e mulheres ocorre em maior quantidade pela manhã. Logo deve-se usar a testosterona na parte da manhã. A razão pela qual algumas farmácias orientam ao médico a utilização a noite é o desconhecimento da alta permeabilidade dos géis atuais, que penetram em menos de uma hora. Assim imaginava-se que passando o hormonio a noite, o mesmo estaria em niveis adequados somente pela manha, o que não é verdade.
guyfrank disse em 24/08/13:
Utlização de TRH -
Eu estou no segundo médico, e ainda não senti nada de extraordinário, estou numa gangorra, sobe e desce, mas nunca a pleno vapor. Eu percebi que cada caso é um caso, e me parece que os médicos mais erram que acertam, pois cada caso é um caso. Sei muito bem que precisa-se utilizar medicamentos para induzir a produção do LH, tanto nos homens como nas mulheres, e uma infeliz endocrina me receitou oxandrolona e não me deu nenhum estimulante de LH, o meu médico atual me receitou Anastrozol, que é um dos mais potentes anti aromatização, mas não estou me sentindo bem com ele, já vi que o projesterona causa o mesmo efeito, e acabei de conhecer um muito bom, que preciso falar com meu médico, que é o CHORULON/Choragon, que é muito bom em estimular o LH, agora eu gostaria que as pessoas postassem que medicamentos estão usando para inibir aromatização no caso dos homens e anti estrogenio nas mulheres, por que eu sinto que muitos médicos receitam hormônios e nada de TPC
guyfrank disse em 30/08/13:
Sobre a questão do Cézar.
O seu problema Cézar talves seja igual qo que eu tive, vc começa e logo após uns dias fica bem, depois decresce e no meu caso caiu muito, porque minha testo natural caiu muito e acredito que aromatizou, pois a anta da endocrino não passou um anti aromataze, e muitos médicos acham que não precisa, e nos fazem de cobais, e até acham que realmente não precisa disso, e nós somos as vítimas. Estou usando a Anastrozol como anti aromatizante e parece que está ok
Marcelo Pires disse em 02/09/13:
Procuro médico que faça TMHB em Porto Alegre ou na grande Porto Alegre. Estou com nível de testosterona abaixo do mínimo. Abraços e obrigado.
José Maria Carpinetti disse em 02/09/13:
Em Porto Alegre? é só entrar no www.google.com e mandar buscar Dr. Victor Sorrentino tem o pai e o filho que são médicos.
Marcelo Pires disse em 03/09/13:
Obrigado José Maria Carpinetti. Os Sorrentinos são médicos excelentes, mas cobram um preço que eu não poderia pagar neste momento.Abraços
José Maria Carpinetti disse em 03/09/13:
Bom se voce usar Curcuma ou açafrão da terra tem em qualquer supermercado custa R$4,00 o saquinho. uma colher de café pela manhã , uma no almoço uma na janta, SUA AROMATOSE DESPENCA quase a zero. SUA TESTOSTERONA "LIVRE" AUMENTA. Tem uma planta chinesa chamada astragalus que voce compra no www.ebay.com capsulas de 1000mg que melhora suas celulas das gônodas e aumenta seu nível de testosterona.ASTRAGALUS é "coisa nova" é usado na china a mais de 2000 anos AC. Mas os cientistas descobriram em 2009 PREMIO NOBEL MEDICINA. Daí inventaram TA-65 que é caro pra chuchu, e não falam do astragalus que é mesma coisa se usado em jejum uma hora antes da primeira refeição. Espero que tenha ajuda voce pois faço uso disto há tres anos é funciona com muita gente, tem muito amigo meu que gostou......... incluse meus amigos médicos.
Fred Lopes disse em 08/09/13:
Gostaria de saber o que é a testosterona base para uso oral? Essa forma de testosterona é considerada bioidêntica? Qual a quantidade mínima prescrita por essa via?
Eduardo Figueiredo disse em 12/09/13:
Oi Jose Maria, vim uma palestra sobre alimentos funcionais e falavam da Curcuma e do Astragalus também, a curcuma é usada na India no tempero mais popular deles o curry, e proporcionalmente a India é o pais com menor incidência de mal de Alzheimer e mal de parkinson no mundo, não achei o gosto ruim e é bem baratinho. Gostaria de saber de vocês onde posso encontrar laboratorios que realizem o exame da saliva com qualidade e bom preço?
José Maria Carpinetti disse em 13/09/13:
Pelo que sei quem coleta saliva para exame geralmente é a farmácia de manipulação. Veja: http://www.lemoslab.com.br/saliva/hormnio-na-saliva-vantagem. Eu uso os sinais fisiológicos se estou acordando todos as manhãs com o pênis duro é sinal que meu nível de testesterona está beleza. Uso creme de testosterona 50 mg p/grama.
Eduardo Figueiredo disse em 23/09/13:
Além do Laboratorio Lemos alguem poderia sugerir algum ou alguns outros que realizam o exame da saliva de forma precisa/confiavel por um bom preço?
Nivia gonçales disse em 05/10/13:
Tenho 46 anos, comecei a ter insonia o ano passado e ausencias do fluxo menstrual, após uma consulta e realização de alguns exames meu médico informou que eu deveria iniciar uma TRH, como eu assustei, disse não e comecei a pesquisar produtos naturais, iniciei por conta própria o uso de tintura de amora e acrescentar soja na minha alimentação, a insonia desapareceu, me sinto muito bem, mas estou observando que meus cabelos estão muito secos e até mudaram sua estrutura em alguns locais (enrolados), minha pele também começou a ficar flácida, comecei a pesquisar novamente e descobri os hormonios bioidenticos, mas a dificuldade está em encontrar um médico, em Ribeirão Preto, encontrei pelo site uma profissional que trabalha com a logevidade saudavel mas o preço da consulta infelizmente está muito caro, o endocrino também pode fazer esse tratamento, alguém conhece algum em Ribeirão Preto?
valeria disse em 05/10/13:
tenho 47 anos e usei o bioidentico 01 ano e parei agora resolvi volatr a usar
fiz exame de saliva. mas gosatria de saber se o que uso esta de acordo com meu
exame de saliva pois a onda de calor, irritação,insonia nao melhora
meu exame de saliva -estrona 10,60 - estradiol 3,15 estriol 17,20 progesterona
0,18
0 que uso hormonio-estriol 4mg estradiol 1mg progesterona 1mg
01 mes voltei a usar e nao melhorou as ondas de calor, sera que falta alguma
dosagem na minha ormula???
Renan Castaldeli disse em 05/10/13:
Tenho 28 anos e devido a varicocele minha testosterona estava baixíssima, fui à vários médicos (que infelizmente pouco sabem sobre o assunto) finalmente encontrei um em São Paulo que prescreveu Serophene, em apenas um mês o valor da minha testesterona dobrou, assim como LH e FSH. RECOMENDO!!
Dalton Filho disse em 05/10/13:
Interessante Renan, esse medicamento Serophene é para engravidar, nem tem testosterona nele, como isso é possivel?

OLha o que diz na bula
SEROFENE
(Serono Produtos Farmacêuticos Ltda.)
Composição
Cada comprimido contém 50 mg de citrato de clomifeno.
Indicações
Tratamento da falha ovulatória (anovulação) nas mulheres que desejam engravidar. é indicado somente em pacientes com disfunção ovariana, síndrome dos ovários policísticos, amenorréia da lactação, amenorréia psicogênica e certos casos de amenorréia secundária de etiologia indeterminada.
Posologia e modo de usar
A dose recomendada para o primeiro ciclo de Serofene é de 50 mg (1 comprimido) diariamente, durante 5 dias. Quando a ovulação ocorre com esta dosagem, não há vantagem em aumentá-la nos ciclos subseqüentes. Se houver ovulação com esta dosagem, mas não for seguida de gravidez, podem ser administradas séries subseqüentes de Serofene até um total máximo de seis ciclos. Se a ovulação não ocorrer após a primeira série
José Maria Carpinetti disse em 05/10/13:
Clomifeno
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus — Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Estrutura química de Clomifeno
Clomifeno
Star of life caution.svg Aviso médico
Nome IUPAC (sistemática)
2-(4-(2-cloro-1,2-difeniletenil)
fenoxi)-N,N-dietil-etanamina
Identificadores
CAS 911-45-5
ATC G03GB02
PubChem 2800
DrugBank APRD00880
Informação química
Fórmula molecular C26H28NClO
Massa molar 406 g/mol (sem citrato)
598,10 g/mol (com citrato)
Farmacocinética
Biodisponibilidade Alta (>90%)
Metabolismo Hepático
Meia-vida 5-7 dias
Excreção Principalmente renal
Considerações terapêuticas
Administração comprimidos de 50 mg
DL5
José Maria Carpinetti disse em 05/10/13:
O Clomifeno é um fármaco anti-estrogénio utilizado no tratamento da infertilidade feminina.
Índice [esconder]
1 Indicações
2 Mecanismo de acção
3 Administração
4 Efeitos úteis
5 Efeitos adversos
Indicações[editar]

Infertilidade feminina devido a ausência de ovulação. Não é útil em outras situações de infertilidade.
Quem faz o uso de anabolizantes tomam clomid para voltar a produção normal de testosterona após um ciclo,que varia entre 2 e 3 caixas por ciclo.
Mecanismo de acção[editar]

O clomifeno é um agonista parcial do receptor dos estrogénios. Contudo a sua acção é menos eficaz que a dos estrogénios normais (agonistas totais) da mulher, e portanto a sua administração inibe os efeitos dos estrogénios na hipófise. A redução desses efeitos diminui o efeito de feedback negativo sobre a glândula, que produz quantidades maiores de FSH e LH hormonas que estimulam o desenvolvimento dos fóliculos e a ovulação.
Administração[editar]

Oral. Há metabolismo hepático.
Efeitos
Dalton Filho disse em 05/10/13:
OLá José Maria, tudo bem?

Você que tem um grande conhecimento a respeito, gostaria de saber o seguinte:

Tenho 53 anos pretendo fazer a modulação hormonal bio idêntica, mas de curiosidade:

alem da testosterona bio idêntica que outro hormônio tem que ser dado junto pra prever efeitos colaterais, como calvice e ate câncer?

Agradeço

UM forte abraço
José Maria Carpinetti disse em 07/10/13:
Olá Dalton, em primeiro lugar testosterona não dá câncer, se desse todo garoto de 16 anos estaria com câncer e os velhos de 60 nunca teriam. O primeiro hormonio a ser modulado é a melatonina, em segundo o DHEA.
Renan Castaldeli disse em 07/10/13:
Boa tarde!

Tenho insônia há três anos e após o uso de serophene senti uma piora importante, será que tem algo a ver?? Eu sempre soube que a comercialização e produção de melatonina era proíbida no Brasil, agora foi liberada?? Pode dar um sugestão para manipular por que meu médico certamente não saberá prescrever. Muito obrigado!
valeria disse em 10/10/13:
valeria
tenho 47 anos e usei o bioidentico 01 ano e parei agora resolvi volatr a usar
fiz exame de saliva. mas gosatria de saber se o que uso esta de acordo com meu
exame de saliva pois a onda de calor, irritação,insonia nao melhora
meu exame de saliva -estrona 10,60 - estradiol 3,15 estriol 17,20 progesterona
0,18
0 que uso hormonio-estriol 4mg estradiol 1mg progesterona 1mg
01 mes voltei a usar e nao melhorou as ondas de calor, sera que falta alguma
dosagem na minha ormula???por favor gostaria de algum comentario pois acho que
vou enlouquecer de tanto calor noturno mesmo usando esta formula de h.bioidentico que descrevi.
José Maria Carpinetti disse em 10/10/13:
Ultimamente os médicos estão modulando somente estriol e progesterona, o mínimo de progesterona que eles modulam 20 mg por grama de creme
Hilda disse em 28/10/13:
Boa noite. Estou ouvindo agora sobre modulação hormonal bioidêntica. Tenho 53 anos e já uns cinco anos não me sinto nada bem. tenho muito desânimo,cansaço, dores no corpo e secura vaginal e consequente muita dor na relação sexual. Procurei vários médicos falando que sobre esses sintomas, nenhum me orientou sobre a menopausa ou a falta de hormônios. Até mandaram procurar um terapeuta sexual. É horrível se sentir assim. Gostaria de ter contato com alguém de Santos que tenha feito este tratamento para conversar.Muito obrigada.
Renan Castaldeli disse em 15/11/13:
O médico prescreveu testosterona bioidêntico gel transdérmico 5g 1%, ao realizar o orçamento a atendente da farmácia disse que essa dosagem estava muito baixa, li vários artigos que mencionavam exatamente essa dosagem inicial, quero saber de acordo com a sua experiência se a dosagem está correta? Aproveito para perguntar quanto a consistência do gel, eu esperava algo gelatinoso e transparente, mas recebi um produto semelhante a um creme e com aroma parecido com mel, é normal?
desde já obrigado!
liga disse em 02/12/13:
Cara Dra e demais colegas,

As substâncias : I-Aromatase-30mg, LS AntiOxi-50mg, whiteoxy orac-100mg, LS Antioxy 100mg podem ser encontradas onde? Preciso manipular essas substâncias e nenhum fornecedor conhece, gostaria de saber se essas são exclusivas de alguma farmácia em especial. Ou para que serve cada uma delas e qual alternativa com nomeclarura conhecida teriamos no mercado ?

obg a todos
Cézar Cerqueira disse em 26/12/13:
Meu Médico passou:
Testoterona Bioid. 100 mg a noite antes de dormir.
Pregnenolona bioid. 150 mg pela manhã depois do banho.

Minha pergunta é, não seria melhor usar a Testosterona pela manhã também?
E passar ao mesmo tempo da pregnenolona (em local da pele diferente) existe alguma informação contra isso? ou sigo o que o médico passou, testosterona a noite e pregnenolola pela manhã? me ajude, me der uma luz, pois qdo passo a Testestorona a noite, fico com mto libido a noite toda.
Lucy Corrêa Couto disse em 11/02/14:
Oi Marina, acabei de chegar do consultório do Dr.Alcebíades e disse pra ele que te conhecia de tanto que li seus comentário por aqui. Já faz tempo que procuro um médico pra fazer o tratamento com hormônios, mas não encontrava nenhum aqui em Santos. Em dezembro achei o Dr. Alcebíades na clínica onde tem o meu cardiologista na Pta da Praia, daí marquei a consulta e qdo essa semana achei você falando dele aqui li tudo que você postou sobre a evolução do seu tratamento, até que uma moça de São Sebastião veio tratar com ele por sua indicação. Agora vou ficar aguardando o contato da farmácia de Floripa e assim que começar com a reposição vou te dar um alô. Obrigada pelas suas dicas porque me livrou de bastante ansiedade contando todo o processo. Ah tá, quanto tempo leva pra receita chegar em nossas mãos? (próxima etapa da ansiedade rsrsrsr)

Responder ao Tópico


DZ6WEB